TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Livro “A Cabeça do Santo”

Por:   •  25/6/2019  •  Resenha  •  550 Palavras (3 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 3

IFCE- Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Ceará

Professora: Iêda Carvalhêdo

Aluna: Ana Lara Pacheco Oliveira             Curso: Informática          Turma: P1

                                       Resenha do livro “A Cabeça do Santo”    [pic 1]

 A Cabeça do Santo é uma obra ambientada no sertão do Nordeste. A autora narra com exatidão e detalhes todos os acontecimentos. Fazendo com que o leitor tenha uma submersão fantástica na história.

O personagem principal (Samuel) chega à minúscula cidade de Candeia, quase abandonada, depois de andar quilômetros a pé de Juazeiro do Norte até lá, procurando a avó e o pai. Após a morte da mãe ficou sozinho no mundo e foi cumprir as promessas feitas a mãe ainda em vida. A chegada a cidade não é nada acolhedora e ele passa a primeira noite em uma caverna. É recebido por cães furiosos que ferem seriamente seu tornozelo. No dia seguinte, Samuel deera uma cabeça de um santo, um santo como o que existe em Juazeiro do Norte representando Padre Cícero:[pic 2]

Mas não é só isso que Samuel descobre. Conhece Francisco, um menino da cidade, que o ajuda a curar dos ferimentos da perna.Samuel e Francisco criam uma amizade forte e que achei muito interessante.  Ele também acorda ouvindo vozes, que só ele consegue ouvir, de mulheres da região pedindo por casamentos ao santo, que percebe ser Santo Antônio, e a voz de uma mulher que nunca pede nada só canta. Os amigos resolvem comercializar o dom de Samuel.

A história apresenta mudança de perspectiva do protagonista com uma mudança de comportamento não apenas interno, mas que respingam positivamente em outros personagens e, principalmente em sua atitude. Suas ações geram momentos sentimentais e que conseguem inserir um ar de mistério na narrativa.

A cidade então, ressuscita, ganha visitantes, curiosos, pontos comerciais e movimentação.A partir daí, sua tranquilidade na tal caverna vai ficando menor a medida que a cidade começa a vê-lo como um profeta e os interesses dos poderosos, que mantinham a cidade de Candeia na miséria, começam a ser afetados.

A autora é muito criativa e explora as particularidades do Nordeste e deste cenário de cidades pequenas, quase abandonadas, como poucos. Para quem vive em grandes cidades, como nós, é uma viagem bem vinda e que mostra uma realidade totalmente distinta. Além disso, os personagens são bem construídos em sua simplicidade e conquistam o leitor, que consome totalmente este livro em pouco tempo, o consumi em 2 dias.

Como fato interessante, e intrínseco ao decorrer da trama, o romance é construído através de capítulos curtos e intensos, todos iniciados curiosamente pela letra “C”. Um romance com menos de 200 páginas, mas amplo em alcance, muito bem construído, de tal forma que me deixou esperando que a história nunca acabe.

Adorei a história, achei muito interessante e instigante, gostei mais das partes onde você esperava que acontecesse algo e acontecia uma coisa totalmente diferente. Personagens simples e maravilhosos que contribuem muito para o desfecho de algumas partes ou mistérios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (108.2 Kb)   docx (77 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com