TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do livro: Assim Falou Zaratustra

Por:   •  28/5/2016  •  Resenha  •  327 Palavras (2 Páginas)  •  868 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA LITERÁRIA

Nome: Fernando Augusto Soares

Turma: TSESI-1a

Livro: Assim Falou Zaratustra

Autor: Friedrich W. Nietzsche

     Assim falou Zaratustra é um livro do grande filósofo moderno Friedrich Nietzsche, que narra grande parte das suas idéias sobre o homem, a sociedade, o comportamento e quase tudo relacionado à vida humana.

     Nesse livro, ele conta a história de Zaratustra, um personagem fictício que traça uma jornada épica em busca de difundir seus ideais filosóficos sobre a maneira de pensar e agir do homem. Ele passa a história sempre transitando de pequenas cidadelas para áreas de muita natureza.

    Zaratustra prega o ideal do super homem, que seria um homem superior por conta dos seus princípios e crenças, ou melhor, falta de crenças. Apesar de ser um homem recluso, ele aceita essa reclusão por muito tempo, vivendo em florestas para encontrar seu eu interior e conceituar suas teses filosóficas.

   Essa teoria do super homem é inclusive a sustentação da leitura, já que serve como base para entender o que o autor quer difundir. Esse super homem é o ser humano livre de crenças religiosas, rompendo qualquer aliança com ideal que prenda a pessoa a outro mundo, que tira totalmente o sentido de viver.

   É um livro muito polêmico, pois é uma crítica clara não só a religião, mas aos valores ocidentais, principalmente de política e educação. Apesar de caracterizar os problemas da sociedade do século XIX, o livro ainda é atual, já que repugna a hipocrisia não só do homem, mas de suas doutrinas principalmente. Pode-se até dizer que o livro é uma sátira de grandes livros religiosos, já que Zaratustra não deixa nenhuma orientação por escrito, mas passa suas mensagens oralmente.

Mesmo sendo um livro muito bom para determinar filosofias próprias, é necessário quebrar certos paradigmas, principalmente religiosos, para uma boa compreensão do texto. Porque como já diz o próprio subtítulo, é um livro para todos e para ninguém.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (42 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com