TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha sobre o BNCC de Língua Portuguesa

Por:   •  26/6/2017  •  Dissertação  •  658 Palavras (3 Páginas)  •  4.269 Visualizações

Página 1 de 3

PROJETO DE PRÁTICA INTERDISCIPLINAR I

A Base Nacional Comum Curricular de sigla BNCC é um documento que tem como proposta o auxílio aos educadores na elaboração de um currículo que envolva melhorias no ensino e aprendizado nas séries do Fundamental I, Fundamental II e o Ensino Médio. Esse documento tem como objetivo desenvolver habilidades mínimas nos discentes durante todo seu período escolar tornando a educação desses alunos adequada a partir de um desenvolvimento e uma articulação mais específica no ensino e entres os sistemas de ensino.

Apesar de ser um texto muito bem escrito e articulado, o BNCC é muito criticado por tratar o ensino ainda de modo homogêneo e por excessos e ausências de conteúdos. Um dos assuntos pouco abordados dentro dessa base é a interdisciplinaridade. Nesse documento a interdisciplinaridade aparece poucas vezes, de maneira implícita e sem uma explicação exata de seu significado, de quais são seus objetivos e de como trabalhá-la na escola.

A interdisciplinaridade ainda é um tema desconhecido entre muitos docentes e, essa base curricular deveria conduzir esses professores, já que seu objetivo é auxiliar a educação, ao entendimento dessa importante temática, incentivando e fortalecendo o trabalho conjunto de docentes de várias áreas.

A interdisciplinaridade é um estudo em que se desenvolvem projetos de integração com várias disciplinas, mesmo as que aparentam ser distintas, para contribuir para um melhor aprendizado do discente e também promovendo uma nova forma de trabalhar o conhecimento envolvendo professores, alunos e sociedade. Ela é, além disso, uma forma de reflexão na ação e sobre a ação e uma crítica conjunta, onde todos podem trocar conhecimentos, problematizar sobre assuntos de interesses mútuos e fazer a diferença mediante aos obstáculos dentro de uma escola.

         Há muito que se comentar a respeito dos conteúdos e estratégias presentes no componente de Língua Portuguesa dentro do BNCC e, dentre eles a interdisciplinaridade que é citada apenas uma vez e o equívoco ao tratar as artes (artes visuais, teatro, dança e música) na linguagem.  O documento, dentro do pretexto da interdisciplinaridade, descreve que os docentes necessitam de ser versáteis e polivalentes, mas esse conceito é incorreto sobre o que é interdisciplinaridade. As artes se diluem dentro dos conteúdos a serem ensinados e são subcomponentes que estão no interior das disciplinas. Para que esse conceito de artes e linguagem entrasse na interdisciplinaridade, o correto seria a junção dos professores dessas disciplinas na elaboração de um projeto que envolvesse essas duas temáticas.

Dentro das propostas do ensino médio, o ensino de Língua Portuguesa se enfatiza no essencial para a aprendizagem e apresenta mais claramente as questões de alfabetização dentro dos conhecimentos de nossa língua. Em sua estrutura, o BNCC optou por organizar o documento em três competências que são: competências cognitivas; competências comunicativas competências pessoais e sociais. Essas competências estão inter-relacionadas e perpassam todas as áreas.

Trabalhar com interdisciplinaridade é um modo muito eficiente e necessário de agir. O BNCC carrega consigo conceitos extremamente importantes, mas não traz uma transformação no ensino, pois é composto por diversas partes vagas e não apresenta como cada objetivo deverá ser trabalhado no ambiente escolar. Apesar da proposta, o documento não se dirige diretamente ao professor, mas a gestores que organizam o sistema educacional de uma escola e, mesmo que só cite a palavra, não discute uma temática tão importante quanto à abordagem interdisciplinar dentro da escola, descrevendo ainda as disciplinas de modo fragmentado, mesmo que de certa forma o documento valorize a questão interdisciplinar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (77.6 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com