TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha - competências do ensino de Literatura na BNCC

Por:   •  23/9/2019  •  Resenha  •  1.110 Palavras (5 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 5

Resenha crítica:

BNCC – As competências no ensino de Literatura

Tratarei no seguinte trabalho, dando continuidade a resenha anterior sobre as competências necessárias para o ensino de Língua Portuguesa especificadas pela BNCC, as competências necessárias quanto ao ensino de literatura. Vimos que a BNCC constitui um documento de caráter normativo que define os panoramas de aprendizagem considerados imprescindíveis para a educação básica, indicando e explicitando progressivamente os conhecimentos e as competências necessárias de cada disciplina que compõem o cenário do ensino fundamento, como os alunos devem desenvolver essas competências ao longo do processo escolar e como o professor deve orientar os alunos para esse fim. A BNCC defende a sua postura em adotar um sistema no qual a formação de cada aluno seja construída de forma democrática e inclusiva, e, para o ensino de Língua Portuguesa o objetivo primeiro, alinhado a essa postura, é, pois: “garantir a todos os alunos o acesso aos saberes linguísticos necessários para a participação social e o exercício da cidadania” (BNCC, p.63). É preciso levar em conta os preceitos adotados no ensino de Língua Portuguesa, pois é a partir deles que podemos depreender uma análise do papel que a Literatura assume nesse ensino. Vimos na resenha anterior que existem cinco eixos organizadores no campo de Língua Portuguesa: oralidade, escrita, conhecimentos gramaticais e linguísticos. Mas, para além desses cinco eixos, temos também o eixo Educação Literária. Sobre esse eixo, a BNCC explica:

no eixo Educação literária predomina a formação para conhecer e apreciar textos literários orais e escritos, de autores de língua portuguesa e de traduções de autores de clássicos da literatura internacional. Não se trata, pois, no eixo Educação literária, de ensinar literatura, mas de promover o contato com a literatura para a formação do leitor literário, capaz de apreender e apreciar o que há de singular em um texto cuja intencionalidade não é imediatamente prática, mas artística. O leitor descobre, assim, a literatura como possibilidade de fruição estética, alternativa de leitura prazerosa. (BNCC, p.65).

Considerando que na maior parte dos demais documentos com o mesmo objetivo da BNCC a Literatura é pouco ou simplesmente não abordada, acredito que seja um progresso estarmos lidando com um documento que compreende a importância da presença da literatura na formação do aluno, contudo, a BNCC prevê a formação de um leitor, que saiba reconhecer os prazeres estéticos da literatura e contenha um bom repertório em níveis nacionais e internacionais, visto que o contato com a literatura permite ao leitor ampliar sua visão de mundo e desenvolver mais profundamente a empatia. Dessa forma, acredito que a BNCC se limita muito a fruição estética estimulada pela literatura e não compreende o potencial que ela possui perpassa a contemplação e o prazer estético. A Literatura constitui uma forma muito poderosa de conhecimento do mundo, do ser humano, e da própria relação entre ser humano e o mundo. Ela representa história, possibilidades de leitura do mundo a partir de inúmeras perspectivas, a literatura constitui de fato um testemunho, uma memória de uma sociedade e seu tempo. Assim, devemos compreender a Literatura não somente como fruição estética, mas, também seu potencial quando relacionada com outras disciplinas e áreas do saber.

Dito isso, apesar da BNCC assumir uma postura na qual não se faz necessário o ensino necessariamente de literatura e criação literária, temos a seguintes modalidades esperadas para se desenvolver em alunos do 5ºano:

(EF04LP4011) Criar narrativas ficcionais, desenvolvendo enredos, personagens e cenários, utilizando técnicas diversas como a linguagem descritiva, narrativas em primeira e terceira pessoas e diálogos.

(EF04LP41) Criar textos em versos, utilizando imagens poéticas (sentidos figurados) e, no plano sonoro, rima, melodia, ritmo. (BNCC, p. 103)

É papel de fato do professor de preencher algumas lacunas ou possíveis incoerências encontradas em documentos tal qual a BNCC, de modo que o ensino de literatura alcance todo seu potencial, e possa ser explorado em todas suas camadas, não se limitando ao prazer estético. Outro ponto a ser discutido é a consideração realizada pela BNCC de que a Literatura seja instrumento para transmissão do conhecimento do outro, de valores sociais, de diferentes visões do mundo:

(EF69LP14) Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo em textos literários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (85.4 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com