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A Resenha Sobre a BNCC

Por:   •  29/5/2019  •  Resenha  •  608 Palavras (3 Páginas)  •  1.429 Visualizações

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A Arte e o conhecimento conforme a BNCC.

Considerando que, na Educação Infantil, as aprendizagens e o desenvolvimento das crianças têm como principais estruturas as interações e a brincadeira, dando-lhes os direitos de conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se, a organização curricular da Educação Infantil na Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL,2017), está organizada em cinco campos de experiências: O eu, o outro e o nós, que diz “É na interação com os pares e com adultos que as crianças vão constituindo um modo próprio de agir, sentir e pensar e vão descobrindo que existem outros modos de vida, pessoas diferentes, com outros pontos de vista”(BRASIL,2017,pág 40). Já o Corpo, gesto e movimento mostram que “o corpo (por meio dos sentidos, gestos, movimentos impulsivos ou intencionais, coordenados ou espontâneos),as crianças, desde cedo, exploram o mundo, o espaço e os objetos do seu entorno”(BRASIL,2017, pág40); os Traços, sons, cores e forma indicam que “por meio de experiências diversificadas, vivenciar diversas formas de expressão e linguagens, como as artes visuais (pintura, modelagem, colagem, fotografia etc.), a música, o teatro, a dança e o audiovisual”(BRASIL,2017, pág41); a Escuta, fala, pensamento e imaginação, demonstram que “As primeiras formas de interação do bebê são os movimentos do seu corpo, o olhar, a postura corporal, o sorriso, o choro e outros recursos vocais, que ganham sentido com a interpretação do outro.” (BRASIL, 2017, pág42); os Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações, diz que “As crianças vivem inseridas em espaços e tempos de diferentes dimensões, em um mundo constituído de fenômenos naturais e socioculturais. ”(BRASIL,2017, pág42).No Ensino Fundamental, a estrutura curricular Arte está voltada nas seguintes linguagens: as Artes visuais (pintura, escultura), a Dança, a Música e o Teatro. Essas linguagens produzem saberes referentes a produtos e fenômenos artísticos que envolvem as práticas de criar, ler, produzir, construir, exteriorizar e refletir sobre formas artísticas. A BNCC, sugere que as abordagens das linguagens articulem seis dimensões do conhecimento, sendo elas: A Criação, que se refere ao fazer artístico, quando os sujeitos criam, produzem e constroem; Crítica: “refere-se às impressões que embalam os sujeitos em direção a novos prismas do espaço em que vivem, com base na implantação de relações, por meio do estudo e da pesquisa, entre as diversas experiências e manifestações artísticas e culturais vividas e conhecidas.”(BRASIL, 2017, pág194); a Estesia que menciona à experiência sensível dos seres em relação ao espaço, ao tempo, ao som, à ação, às imagens, ao próprio corpo e aos diferentes materiais; Já a Expressão se relaciona  às possibilidades de exprimir e manifestar as criações subjetivas por meio de dispositivos artísticos, tanto em âmbito individual quanto coletivo. Com relação a Fruição: atribui-se ao agrado, ao prazer, ao estranhamento e à abertura para se sensibilizar durante a participação em práticas artísticas e culturais. E por último a Reflexão, que se declara ao processo de construir argumentos e reflexões sobre as fruições, as experiências e os processos criativos, artísticos e culturais. A BNCC, tem o objetivo de fazer com que os alunos do Ensino Fundamental expandam seus repertórios e ampliem sua autonomia nas práticas artísticas, usando uma reflexão sensível. A BNCC de Artes possui as quatro linguagens do componente curricular, que unifica as seis dimensões e com as Artes integradas, que o principal objetivo é “explora as relações e articulações entre as diferentes linguagens e suas práticas, inclusive aquelas possibilitadas pelo uso das novas tecnologias de informação e comunicação. ” (BRASIL,2017, pág197). As habilidades são separadas e organizadas em dois grupos (1° ao 5° e 6° ao 9°), para que possa permitir ao sistema e as redes de ensino que organizem suas propostas pedagógicas de acordo adequado aos seus contextos.

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