TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Filme NEEL

Dissertações: Resumo Filme NEEL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  1.161 Palavras (5 Páginas)  •  828 Visualizações

Página 1 de 5

1.0 RESUMO DO FILME NELL

O filme Nell, conta a história de uma jovem que é criada por sua mãe em uma floresta isolada de qualquer tipo de civilização. Sua mãe, sofreu um derrame, morre, deixando Nell sozinha. Ao ficar sabendo da existência de uma "mulher selvagem", um médico da cidade, chamada por ela por Jéy, resolve estudar o comportamento de Nell e se admira com o modo com que ela consegue garantir sua sobrevivência mesmo estando isolada de qualquer outro ser humano. Outro fator que chama a atenção do médico, é a linguagem que Nell desenvolveu para se comunicar. Ele percebe que na verdade não se trata de um dialeto totalmente desconhecido, e sim de um tipo de inglês um tanto destorcido, provavelmente ensinado por sua mãe incapacitada. O médico não é o único a tomar conhecimento da existência de Nell. A psicóloga Dra. Olsen também resolve estudar o comportamento de sua "paciente".

O médico então começa a conviver com Nell. Uma cena que chama atenção do filme é quando o médico oferece a ela pipoca. Por nunca ter convivido com alimentação sem ser obtida de forma natural, Nell fica encantanda com a pipoca. Começa a descobrir novos paladares, cheiro e forma de alimentação. Outro ponto interessante é o momento que Jéy coloca uma música para ouvir e Nell se movimenta, iniciando uma dança, realizando assim uma leitura da música ao movimento das árvores quando venta.

A todo momento Nell vê sua irmã gêmea, chamada por ela de Míi. Ela vê a imagem de duas crianças brincando, nadando, correndo. Míi é sua irmã gêmea que faleceu. Nell vive uma vida estagnada em sua infância, não desenvolvendo mentalmente, não havendo maturidade. É uma criança no corpo de uma jovem adulta. Sempre Nell visita o túmulo de sua irmã durante o dia, como forma de manter viva em sua memória a presença de sua querida irmã.

A justiça quer decidir o futuro de Nell, mas deu a estes dois médicos 3 meses de avaliação para tentar decifrar a vida de Nell. Após este período seu futuro será decidido pela justiça.

O tempo passa, Jéy aprende muito com Nell e vice versa. Nell passa a conviver de forma harmoniosa com estes dois médico e por eles cria amor. A troca de aprendizado é mútua e muitas situações demonstradas no filme expressam que Nell não é uma pessoa selvagem, apenas se manifesta, possivelmente, da forma com que sua mãe a ensinou. Faz o uso particular da língua, de forma personalizada, sendo que muitos por não entender sua forma de manifestar, a intitulava com problemas mentais. Já o médico achava que Nell era normal, apenas precisava de conviver com outras pessoas para que essa forma de comunicação fosse compreendida por todo “ civilizados”.

Passam-se 3 meses e todos vão novamente ao júri para decidir o futuro de Nell. Dr. Paley insiste na necessidade da jovem ser internada em seu Hospital, alegando, inclusive, que os Drs. Jerome e Paula se envolveram emocionalmente com a paciente, prejudicando-a. A uma certa altura, Nell se levanta e, com a ajuda de Jerry, faz uma série de considerações sensatas, levando o juiz a decidir por sua permanência ao lado de Jerry e Paula.

Mas Nell resolve voltar para a floresta, viver sozinha. Após 5 anos todos se reencontram, já casados e com uma pequena filha, Ruthie, Jerry e Paula chegam à floresta para a comemoração de mais um aniversário de Nell .

Nell então aprende a falar o inglês, mas também não deixou de lado suas raízes e sua forma de comunicação desde o início de sua existência.

2.0 PONTOS RELEVANTES DO FILME

A linguagem utilizada no início do filme é uma linguagem não verbal de sons, imagens, expressão corporal, barulho do vento, gritos. Devido a paralisia sofrida por sua mãe, possivelmente, Nell aprendeu a falar igual sua mãe (língua materna) própria.

Nell chama o médico de Jéy, sendo que seu nome é Jerry. A comunicação é feita de forma harmoniosa entre os dois. Concluo que a língua é fruto do convívio de Nell com Jerry ou seja não é algo nato, e sim adquirida.

A ida contínua de Nell à caverna chamou a atenção dos dois médicos, chegando a conclusão,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com