TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do Capitulo Marilena Chauí

Por:   •  24/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  534 Palavras (3 Páginas)  •  86 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UEFS – Universidade Estadual de Feira de Santana

Data: 13/02/2017

Aluna: Maria José de Sena Lopes

Curso: Letras Vernáculas

Disciplina: Metodologia do Trabalho Científico

        

                                RESUMO

      Inclusão Social em tempos de violência:

               O lugar da escola e da família

                            Marilena Chaui  

RESUMO

         O projeto “Inclusão social em tempos de violência: o lugar da escola e da família” trata-se de uma experiência inovadora de pesquisa/extenção empreendida desde o ano de 2009 e resulta do esforço conjunto das Pró-Reitoria de Extensão e Pesquisa e Pró-Graduação da Universidade Estadual de Feira de Santana, o objetivo do projeto foi intensificar e fortalecer uma rede de intercâmbio interinstitucional de instancias públicas de atendimento e defesa de crianças adolescentes em situação e risco social.

Ao considerarmos que a violência também interfere no processo educativo, entendemos que o espaço escolar deve ser visco como um como um local privilegiado de identificação da violência doméstica. Busca identificar, a partir de relatos de casos de estudantes, professores e familiares de uma escola pública do bairro Santo Antônio dos Prazeres, do Município de feira de Santana/Ba, a situação de violência  dentro da família e o seu reflexo em outros sistemas.

        Pretendeu-se, ainda, sensibilizar e capacitar os sujeitos sociais na escola para a identificação e enfrentamento dos problemas que geram e são gerados pela violência intrafamiiar. A escola como espaço escolar de inclusão é a mais concreta estratégia de resistência as desigualdades sociais. O modelo de inclusão social aderido pela consiste em contribuir para tornar a sociedade um lugar de possível convivência entre as pessoas, respeitando a diversidade cultural étnica, religiosa, física e toda singularidade das pessoas e como tipos de inteligência, universo vocabular, tradições, necessidades e potencialidades como parte da realização dos seus direitos. Enfrentar o problema da violência contra crianças e adolescentes requer enfocá-lo como grave desrespeito aos direitos humanos.

        O projeto foi desafiador precisa de intervenção de políticas públicas com urgência, juntamente com a escola, Universidade e toda sociedade civil para que juntos possam enfrentar esses problemas. A violência está por toda parte, é preciso combatê-la de maneira tal, que a comunidade, a escola e a família se engajem nessa parceria, que tanto irá contribuir para um ambiente de inclusão e socialização para que essas crianças e adolescentes se sintam amadas e protegidas. Sendo assim, o professor, alunos, a comunidades e o poder governamental deve conhecer esse projeto para juntos tomarem medidas que previna, diminua, ou melhor, acabe com essa violência. É de suma importância esse tema uma vez que vivenciamos quase todos os dias, vários tipos de violência, vale a pena conhecer e tomar conhecimento desse projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (73.2 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com