TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Singmund Freud e sua contribuição para a educação

Tese: Singmund Freud e sua contribuição para a educação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2013  •  Tese  •  2.667 Palavras (11 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 11

Introdução

Este trabalho destaca quatro teóricos pensadores: Jean Piaget, Lev Vygotsky, Sigmund Freud e Henri Wallon na educação, relata sobre este saber enquanto prática pedagógica, avaliando e criticando no que se diz respeito a psicomotricidade e aprendizagem pode ser comparado com uma organização, onde diversos fatores influenciam o desenvolvimento do processo.

Cujo a intenção é fazer um levantamento das principais linha de elaboração conceitual e desenvolvimento psicomotor na medida em que unificar concepções de varias disciplinas.

Aborda alguns aspectos para um estudo da corrente psicológica, na qual constata se que a modernidade do pensamento dos autores comparece sobretudo, a linguagem como uma função de formar o próprio pensamento, incluem se outros aspectos como o processo de maturação do organismo, a experiência com objetivos, a vivencia social e sobretudo, o equilíbrio do organismo ao meio.

Sendo que contribuíram para a compreensão de alguns destes fatores que rodeiam a educação.

Portanto cada um destes teóricos modificou não só sua época, mas toda a humanidade que estuda e defende suas teses.

Singmund Freud e suas contribuições para a educação

Singmund Freud (Viena 1856-Londres 1939) medico e fundador da psicanalise, nasceu em em Freuberg na Moraira na e chamdoshalomo. Sigmund Freud foi filho de Amalia Freud e de Jacob.Freud se tornou um aluno muito bom e mesmo não dento muita vocação, em Outubro de 1873 Freud iniciou seu estudo de medicina.

Se destacou em duas coisas durante a vida e seus conhecimentos, ele se interessava mais por coisas humanas do que as coisas da própria natureza.

Um estudo autobiográfico fez com que ele acompanha-se durante aproximadamente três anos as palestras de F. Brentano e muitas eram dedicadas a Aristóteles e cada vez mais Freud sempre estava melhorando seus conhecimentos, ele passou por Berlim em 1874, um ano depois com estímulos Carl Claus seu professor de zoologia consegui uma bolsa de estudos que daria a ele chance de ir a trieste sobre vida das enquias(machos).

Umas das primeiras publicações foram em 1877, “Sobre a origem das raízes nervosas posteriores da medula espinhal dos amoceta”, enquanto a última, referente às paralisias cerebrais infantis, de 1887.

Freud entro para a instituição de filosofia, após três anos de estudos médicos em 1876.depois de algumas experiências passou de zoologia pra fisiologia onde era aluno de Ernst WilhemvonBrucke.

Foi nessa instituição que ficou seis anos com clinico e tratava especificamente de mulheres burguesias qualificadas como doente dos nervosos, durante cinco anos ele usou métodos terapêuticos aceito na época: massagem, eletroterapia, mas ele percebeu que estava que não a via feito nenhum efeito e começou a utilizar hipnose.

Em julho 1895 Freud começou a analisar sistematicamente seus sonhos, para ele os sonhos são transferidos os investimento afetados pela representação de desejo.

(Singund-1894)”O inconsciente é o próprio psíquico de sua realidade essencial.

No século XX assistiu a liberação sexual do comportamento nas artes, na literatura, e no entretenimento, generalizaram-se crenças de que a única ou reimpressão dos impulso sexuais podiam ser interpretada.

Ele jamais defendeu afrouxamento dos códigos ele conduta do aumento da liberalidade sexual.

Que apesar da falta de vigor cientifica e de fragilidade metodológica a psicanalise freudiana tornou-se uma força vital na psicologia moderna.

Os primeiros aspectos Freud começaram falando dos estudos de perversões, descobriu na constituição dos seres humanos práticos de natureza perversões, que desaparecendo pela repressão, submetendo-se ao domínio da pratica gente com vista apropriação, alguns permanece nos adultos que são resultados da parciais infantil, Freud chama de pulsão parciais uma pulsão é dita sublimada querendo se dirige a uma alvo não sexual visando objetos socialmente valorizado em uma ação educativa que essa pulsões, não só fracassaria mais também faria desaparecer a fonte de um bem que a tentativa de supressão dos pulsões parciais não só útil mas pode gerar efeitos como a neurose.

A energia transforma a pulsão escopica em curiosidade intelectual, desempenhando um papel muito importante no desenvolvimento do desejo do saber.

Freud espera que os próprios educadores constituíssem seu método e criassem modos de operação.

No segundo aspecto afirma que hostilidade da civilização representada uma educação repressora e semelhante à defesa que o EU levanta contra a pulsão sexual produzindo a neurose, a educação também produz efeitos semelhante.

Freud declara que o educador é aquele que busca, para seu educando, o justo equilíbrio entra prazer individual e necessidade social, era consultado a respeito de como educar um filho as criança não esclarecidas sobre a sexualidade pais e professores achavam que não era importante fala sobre o assunto e deixava cada vez mais a criança ou adolescente sem saber.

No terceiro aspecto Freud afirma que a educação é impossível, suas ideias sobre a educação foram inspiradas pela psicanalise e foram por ele mesmo questionada, o educador deve esclarecer as crianças a respeito da sexualidade mesmo que ele nem deem ouvidos, é preciso que ele seja uma criança dentro dele as realidades do inconsciente e da pulsão da morte não se encaixam bem com o bem-estar e da felicidade próprios da educação.

O que não pode se esquecido de é a ideia de que tais forças, presente no interior do psiquismo, escapam do controle dos seres humanos e, portanto ao controle do educador.

A educação exerce seu poder através da palavra, automaticamente estimulo individuo a conduzirem o que esta sendo determinado.

Para Freud, o domínio, a direção e o controle, que estão na base de qualquer sistema pedagógico e jamais poderão ser integralmente alcançados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com