TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Síntese Reflexiva As Tranças De Bintou

Trabalho Escolar: Síntese Reflexiva As Tranças De Bintou. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  1.824 Palavras (8 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

Na educação Infantil, as áreas do conhecimento precisam ser entendidas numa perspectiva interdisciplinar, já que a contribuição de todas é fundamental para a não fragmentação do conhecimento e para respaldar o entendimento e a organização dos contextos educativos.

Compreender os processos pedagógicos em seu sentido amplo, enquanto ocorrem no conjunto de relações sociais e produtivas, e enquanto procedimentos educativos através das diferentes formas e modalidades de ensinar são determinantes para caracterizar cada etapa do desenvolvimento das crianças.

Isto significa que ao profissional de Educação compete buscar as ferramentas que lhe permitam aprender e compreender as diferentes concepções e práticas pedagógicas.

Partindo desse pressuposto esse trabalho tem por objetivo fazer uma síntese entre a história “As tranças de Bintou” e o texto ” Uma Abordagem Integrada da Aprendizagem ”.

Com isso mediante a história e o texto instruir para a reconstrução de conhecimentos e saberes.

1 SÍNTESE REFLEXIVA

A história “As tranças de Bintou” conta a história de uma menina africana chamada Bintou que tinha o sonho de ter tranças como as mulheres mais velhas de sua aldeia. Mas segundo os costumes as crianças podem apenas usar birotes (uma maneira de amarrar os cabelos). A história enfatiza o rito de passagem e o aprendizado do crescimento.

O texto “Uma Abordagem Integrada da Aprendizagem” traz uma reflexão sobre o fato de que se reunirmos experiências científicas com outras áreas que fazem parte do currículo escolar, estaremos proporcionando uma ajuda valiosa às crianças, pois elas aumentarão o seu desempenho. Estaremos promovendo conexões entre conceitos, visando o conhecimento global e o rompimento das barreiras entre as disciplinas. Com isso conseguimos fazer um trabalho interdisciplinar que permite ver o quanto o campo do conhecimento pode ser amplo e diverso.

Estabelecemos uma relação entre a história e o texto:

No processo de formação e desenvolvimento das crianças, através do convívio com as experiências as quais lhe são proporcionadas e apresentadas e nas práticas sociais as quais vivem.

Tanto na história “As tranças de Bintou como no Texto ” Uma Abordagem Integrada da Aprendizagem” a aprendizagem é a maneira pela qual se tem uma mudança de comportamento, obtida através das experiências construídas por vários fatores. Como emocional, o neurológico, os relacionamentos e o ambiente em que a criança está inserida.

Quando permitimos que as crianças conheçam conceitos mais abstratos na sua vida familiar forja-se um elo significativo de aprendizagem.

Seja no cotidiano escolar como na história de Bintou valorizam-se as experiências.

Vygotsky ressalta a importância da socialização para o desenvolvimento. De acordo com a teoria vygotskyana, o desenvolvimento cognitivo não ocorre independente do contexto social e cultural. A interação da criança com os pais, outras crianças, com o meio social em que convive é para o desenvolvimento muito importante.

Partimos da compreensão que ensinar de forma contextualizada e global com atenção e respeito à diversidade dos alunos requer atividades que incentivem trabalhos coletivos onde sejam valorizados as trocas e ao mesmo tempo consideradas as especificidades de cada um.

De acordo com Tolstoi, a criança precisa sempre de oportunidades para adquirir novos conceitos.

É possível realizar um trabalho com as crianças na sala de aula utilizando a história de Bintou. Dentro das seguintes áreas do conhecimento: Alfabetização, Matemática, Artes e Música e Natureza e Sociedade.

As tranças de Bintou possibilita abordar temas que podem enriquecer a aprendizagem das crianças, favorecendo o conhecimento das culturas, conhecer mais sobre a história da África, diversidade e o preconceito. Aproveitando que fala sobre o rito de passagem é possível abordamos componentes da identidade das crianças mostrando as fases da vida, desde a infância até a fase adulta e também o respeito aos mais velhos.

Ressaltamos também a possibilidade de trabalhar comparações entre as culturas e os povos.

A interdisciplinaridade aplicada a um tema e um objetivo ajuda muito na aquisição do conhecimento.

Portanto é possível fazer uma conexão entre as diferentes disciplinas e desenvolver a criatividade das crianças através de um trabalho interdisciplinar utilizando jogos de matemática, usando a música e a literatura, por exemplo.

As noções sobre a vida em sociedade contribuem para que as crianças compensem desigualdades sociais e culturais desde cedo.

Uma das principais tarefas é ajudar os pequenos a se adaptarem ao meio. Isso significa trabalhar tanto a relação criança com outras pessoas quanto com o meio físico na qual se dá o seu desenvolvimento.

O acesso a um ambiente que estimula o respeito à diversidade ajuda a formar jovens mais respeitadores e mais preocupados com o mundo em que vivem.

Provocar na criança curiosidade levando-as as novas descobertas é o papel que se espera de um trabalho interdisciplinar, possibilitando que elas aprendam e interajam desenvolvendo o raciocínio.

O professor deve possibilitar aos alunos construírem conceitos acerca de sua própria história através do desenvolvimento de habilidades e competências instrumentalizando-os para serem co-autores do processo ensino-aprendizagem.

Segundo Carvalho (1992), a escola assume papel não apenas de ensinar o aluno, mas de encaminhá-lo na busca de descobertas, ou seja, um local de estímulo, de incentivo e que ofereça condições materiais e humanas para isso.

Utilizando a história As tranças de Bintou propõe-se quatro atividades pedagógicas para serem trabalhadas com as crianças na Educação Infantil. Primeiramente a história será lida para as crianças.

2. ATIVIDADES PEDAGÓGICAS

2.1 Atividade para a área de Natureza e Sociedade

Conteúdo: Conhecimento de Mundo, Cultura, Vida em sociedade e Diversidade.

Objetivo: Conhecer outras culturas; aprender a conviver e respeitar as diferenças; promover a valorização cultural e trabalhar a autoestima das crianças para que elas possam relacionar-se com os demais.

Descrição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com