TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SÍNTESE REFLEXIVA: AS TRANÇAS DE BINTOU

Dissertações: SÍNTESE REFLEXIVA: AS TRANÇAS DE BINTOU. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  1.165 Palavras (5 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 5

2 SÍNTESE REFLEXIVA

Este trabalho tem por finalidade desenvolver uma síntese teórica e metodológica entre a história “As Tranças de Bintou” e o texto “Uma Abordagem Integrada da Aprendizagem “.

O principal objetivo do texto Uma Abordagem Integrada da Aprendizagem é promover conexões entre conceitos, considerando o rompimento de barreiras entre as disciplinas e, promovendo um envolvimento estimulado e criativo integrado da aprendizagem.

A história tranças de Bintou conta a história de uma menina que sonhava em ter tranças, mas por enquanto Bintou só pode ter birotes porque em sua cultura crianças usam birotes tranças só quando estiver mais velha, a história aborda temas diferentes, principalmente a questão cultural e lúdica e reflexiva. A história também fala do processo que acorre na que La cultura da passagem de criança para jovem .

A relação que existe entre o texto e a história de Bintou é o fato de que no texto Uma abordagem integrada da aprendizagem da a opção de permitir que as crianças percebam conceitos mais abstratos, funcionando na realidade de seu mundo familiar. Já na história de As tranças de Bintou , por Bintou não aceitar que ainda não chegou a hora de ter suas tranças, pois na sua cultura só se tem tranças as moças mais velhas, é neste momento que entra em cena a pessoa mais velha da família que explica a menina através de seu conhecimento que na hora certa ela terá suas tranças , sendo que nas ciências o processo de aprendizado passa de geração em geração e a cada tempo vem melhorando mais os conceitos científicos.

Na historia e no texto a sempre uma mediação e um aprendizado significativo para a criança.

O texto apresenta as experiências cientificas que se integram com as diferentes áreas do currículo como um possível enriquecimento da aprendizagem e um melhor desenvolvimento cognitivo das crianças. É preciso deixar estabelecido uma dualidade entre as diferentes áreas curriculares, utilizando as reflexões e experiência cientifica como um apoio á pratica educativa.

Há elementos que podem ser oportunizados para trabalhar conteúdos de diferentes áreas do conhecimento como, por exemplo, etnias Afras- descendentes trabalhar a cultura de forma lúdica e reflexiva, e a, pluralidade da cultura africana, as datas festivas que descendem da África no nosso pais.

Com a história da pra abordar atividades interdisciplinares com diferentes componentes das identidades das crianças nas variáveis fases de suas vidas e comparações entre outros povos e culturas, desenvolver um trabalho interdisciplinar da seguinte forma promovendo conexões entre ideias e, possibilitando o conhecimento total de forma não fragmentada, aumentando o desempenho mental das crianças.

Contextualizaria da seguinte forma as áreas do conhecimento através da história, abordaria as áreas do conhecimento da seguinte forma.

Natureza e sociedade trabalharia as diferenças de povos e culturas

Em matemática trabalharia a quantidade de mulheres que aparecem com tranças, quantas vezes aparece o nome dela na história.

Artes e música trabalharia as músicas africanas e a contribuição dela para a nossa música, teatros representando a história.

Na Alfabetização trabalharia o texto todo a cada processo que fosse trabalhar usaria o texto como suporte, pesquisaria os nomes diferentes no texto.

PLANO DE AULA - 01

Área do Conhecimento: NATUREZA E SOCIEDADE

Nível de Ensino: Educação Infantil

Conteúdo / Tema : Paisagens e costumes.

Objetivos:

1- Instigar as crianças a respeitarem as diferenças culturais;

2- Estimular a percepção dos elementos que compõem a paisagem do lugar onde se vive.

Procedimentos Metodológicos: Iniciaria perguntando se a paisagem descrita no livro a familiar a eles ? Se tem alguma característica parecida com a paisagem em que eles vivem. Se as roupas são familiares, se eles conhecem as vestimentas da que La cultura, levar uma peça de roupa para eles poderem conhecer, fazer juntamente com eles pesquisas sobre as vestes as comidas os penteados

Avaliação: Para avaliar o desempenho das crianças durante a atividade, o professor deve observar se as crianças conseguiram distinguir as diferenças existentes entre o ambiente em que se dá a história e o lugar onde elas vivem e estudam, e se elas conseguem ver a diferença de suas roupas para as da história.

PLANO DE AULA - 02

Área do Conhecimento: ARTES E MÚSICA

Nível de Ensino: Educação Infantil

Conteúdo / Tema: O lado artístico

Objetivos:

3- Identificar se os alunos conseguiram compreender o texto;

4- Instigar a imaginação e liberdade de expressão das crianças.

Procedimentos Metodológicos: A atividade sugerida poderia ser a reprodução da história de Bintou através de desenhos que ilustrariam o texto e teatros danças e músicas. As crianças se encantariam com a beleza das cores através de uma linguagem artística das artes visuais fazendo a recriação da história através de desenhos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com