TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Síntese das Conferências de Ferdinand de Saussure na Universidade de Genebra (nov. 1891)

Por:   •  13/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  587 Palavras (3 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade

Síntese das Conferências de Ferdinand de Saussure na Universidade de Genebra (nov. 1891)

[Primeira Conferência na Universidade de Genebra] (pgs. 128 – 136)

*Conceitos de língua e linguagem: A linguagem foi a mais extraordinária ferramenta de ação coletiva e de educação individual. Sem a linguagem o indivíduo ou a espécie não ambicionaria desenvolver suas faculdades naturais. O estudo das línguas envolve todo ou quase todo estudo da linguagem como fato humano. O estudo das línguas existentes preocupa-se em esclarecer o problema geral da linguagem, destacando cada fato particular que observa, o sentido e o proveito claro que dele resultam para o conhecimento das operações possíveis do instinto humano aplicado à língua.

* Constituição da linguística como ciência histórica: Toda língua tem, em si mesma, uma história que se desenrola ininterruptamente. Essa história é feita de sucessões de acontecimentos linguísticos que não tiveram repercussão exteriormente; eles são completamente independentes , em geral, do que se passa exteriormente. A língua se diferencia no tempo e no espeço concomitantemente.

* Continuidade e mutabilidade da língua no tempo: A continuidade ou a não interrupção no tempo, interrupção forçada, é a primeira característica ou primeira lei da transmissão do falar humano. Historicamente, em parte alguma se conhece uma ruptura na trama contínua da linguagem e não se pode considerar que isso possa ocorrer.

Uma língua não nasce ou morre. O que ocorre é que, em cada região do globo, há um estado de língua que se transforma lentamente, de semana em semana, de mês em mês, de ano em ano e de século em século.

[Segunda Conferência na Universidade de Genebra] (pgs. 137 - 139)

O movimento da língua no tempo não entra em conflito com a unidade da língua no tempo. Há transformação, mas não há, em parte alguma, reprodução ou produção de um ser linguístico novo, com existência distinta do que o precedeu e do que se seguirá a e ele. Uma língua uma vez dada, rolará e se desenrolará indefinidamente no tempo, sem que haja a possibilidade interior de acabar se não houver uma força exterior que venha aboli-la. O princípio da transformação incessante das línguas é dado como absoluto. A língua escrita tem o efeito de barrar a marcha do movimento da língua, mas é incapaz de detê-la completamente. [p. 144 – Terceira conferência] Não existem, jamais, características permanentes, mas apenas transitórias e, além disso, delimitadas no tempo; existem apenas estados de língua.

* Mudanças na língua: a fonética e a analógica: Fonética: lado fisiológico e físico da fala; inconsciente; diz respeito aos sons; ataca a forma pelo lado do som; representa operações puramente mecânicas, que não se pode descobrir nem objetivo nem intenção. Analógica: lado psicológico e mental do ato da fala; consciente (noção de consciência é relativa – dois graus de consciência); diz respeito às formas gramaticais; ataca a forma pelo lado da ideia; representa operações inteligentes, em que é possível descobrir um objetivo e um sentido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (40.5 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com