TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologias Aplicadas à Educação Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Por:   •  23/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.473 Palavras (10 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 10

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE LETRAS

        

Leitura e Produção de Textos

Tecnologias Aplicadas à Educação

Desenvolvimento Pessoal e Profissional

         

NOME: BRUNA RODRIGUES PINHEIRO DOS SANTOS - RA:8745133925

                

Projeto: “Esperança com tecnologias para a educação”

Tutora EAD – Priscila Lourenço

INDAIATUBA

 2014

        

Introdução

Este trabalho tem como finalidade justificar o uso das tecnologias na educação em espaços escolares e não-escolares, como meios de comunicação, informação e expressão, onde os educadores devem considera-los como mecanismos para esses três meios, inclusive como uma forma de expressão entre eles e os alunos. O uso das tecnologias é iminente, e estão transformando as relações humanas em todas as suas dimensões: econômicas, sociais e no âmbito educacional não têm sido diferente. A apropriação desses meios de comunicação para a construção do conhecimento vem mobilizando os educadores no sentido da seleção e utilização mais adequada dessas novas tecnologias.


 Relatório de Aplicação dos Recursos Tecnológicos

Ambiente/Sala Temática:        Oficina de língua estrangeira ( Inglês )        

Usuários: Crianças e Adolescentes atendidos pela ONG Esperança

Recursos Tecnológicos                

Justificativa e estratégias de  uso

Objetivos

Aplicação de tecnologias assistivas

Televisão

Dispositivo eletrônico que permite ter aulas interativas ( filmes, vídeos, desenhos, charges, etc ) .

Ampliar a capacidade visual e interação dos alunos com  relação ao material adotado para o ensino.

Equipamentos de entrada e saída (áudio/visual). Podem ser utilizados auxílios de acesso, como: aparelhos de DVD, Blu-ray, Notebook.

Aparelho de som portátil

Dispositivo eletrônico que permite interação e brincadeiras educativas fazendo uso do mesmo, através da música, e através de atividades que envolvam a escuta.

Ampliar as possibilidades de entendimento e treinamento da pronuncia da língua estudada.

Equipamentos de entrada e saída (áudio). Podem ser utilizados auxílios de acesso, como: pen-drive, CD-room.

Netbook

Dispositivo eletrônico que permite baixar e armazenar arquivos jogos e atividades que estimulem o aprendizado. E também pode se conectar a internet e outros computadores.

Proporcionar acesso a sites e a utilização de softwares para alfabetização e letramento dos usuários.

Equipamentos de entrada e saída (áudio/visual). Podem ser utilizados auxílios de acesso, como: teclados modificados, softwares especiais, que permitem o uso de pessoas com deficiência.

Softwares

Programas de computadores, criados para facilitar a interação dos usuários individualmente ou em grupos, neste caso objetivando o aprendizado e a cultura da língua inglesa

Ampliar as possibilidades de de aprendizado e a cultura da língua inglesa, proporcionando ao usuário uma ferramenta atraente para tal função.

Podem ser utilizados softwares especiais adaptados as necessidades especiais dos usuários.

E-book

Dispositivo eletrônico que permite baixar apostilas em pdf e livros em sites gratuitos

Proporcionar o estimulo da leitura na língua estudada

Equipamentos de entrada e saída (visual). Podem ser utilizados auxílios de acesso, como: computador, notebook, netbook

        

        Contribuições do projeto para formação dos participantes da ONG Esperança

As propostas pedagógicas contemporâneas indicam que educar significa preparar o individuo para responder às necessidades pessoais e aos anseios de uma sociedade em constante transformação, aceitando desafios propostos pelo surgimento de novas tecnologias, dialogando com o novo e dinâmico, numa sociedade mais instruída, melhor capacitada, gerando espaços educacionais autônomos, criativos, solidários e participativos, condições fundamentais para se viver nesse novo milênio. Apesar disso em nossas escolas, ainda vigora a metodologia expositiva. Seu grande problema é o risco da não aprendizagem, já que não há interação entre o sujeito e o objeto de conhecimento, o que torna essa metodologia pouco adequada à formação dos jovens estudantes para a vida.

Nesse modelo de escola, o professor passa para o aluno, através da exposição verbal da matéria, de exercícios de memorização e fixação de conteúdos, de leituras em livros didáticos, os conhecimentos adquiridos ao longo dos anos pelas diferentes culturas. O aluno recebe tudo pronto, não é incentivado a problematizar e nem é solicitado a questionar ou fazer relação do que aprende com o que já conhece. Por isso é frequentemente caracterizado como passivo. É um ensino sem sentido para o educando, pois está desvinculado de sua realidade.

No modelo tradicional de educação, o professor é investido de autoridade e superioridade em relação aos seus alunos. Ele é o que tudo sabe, o que tudo manda, a fonte de todas as informações. Por dominar um conhecimento, é quem pode transferi-lo; o que ele ensina sobrepõe a construção do conhecimento pelo aluno.

Este ensino tradicional não leva em consideração uma série de fatores que as ciências pedagógicas contemporâneas nos revelam, como por exemplo: o aluno precisa ser motivado para a aprendizagem; o conhecimento se dá na relação sujeito-objeto-realidade e pela ação do educando sobre o objeto de estudo, com a mediação do professor, e não pela ação do professor e pela simples transmissão. O aluno traz uma bagagem cultural que precisa ser valorizada; e é isso que o projeto propõe a fazer com a ajuda da tecnologia buscando executar um trabalho em sala de aula com uma dimensão mais coletiva, visando trabalhos em grupos mais colaborativos onde os educandos devem ser colocados em situações de pesquisa fazendo uso de ferramentas tecnológicas, que pedagogicamente são mais enriquecedoras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)   pdf (152.2 Kb)   docx (455.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com