TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria da Literatura

Por:   •  26/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  867 Palavras (4 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 4

1 - Pesquise sobre o contexto político da Rússia, na época da Revolução de 1917. Produza um texto (até uma lauda e meia) que aborde os seguintes itens: (1.25)

O livro “A Revolução dos Bichos”, tem início com os animais ouvindo o sonho de um porco muito querido, conhecido como Velho Major, que já estava no fim de sua vida, ele discursa sobre o seu sonho ser uma revolução dos animais, como meio de melhorar as suas vidas deixando de ser explorados em benefício do Sr. Jones, o dono da Granja e sair das condições precárias que viviam, podendo associar esta ao capitalismo. Os objetivos era buscar uma independência do homem, e assim todos os animais viveriam de forma a igual. Após a sua morte, os animais deram início a concretização deste sonho, realizando a Revolução dos Bichos, a granja que se chamava Granja Solar passa a se chamar Granja dos Bichos, e o Porco Bola de Neve passou a ser o líder, ele seguia da ideia da necessidade de consultar todos os animais para uma tomada de decisão, trabalhando para o coletivo e com o coletivo, ao qual pode-se arremeter aos princípios do Comunismo, e a Granja se desenvolvia cada vez mais.

Entre os animais havia o porco, Napoleão, que tinha inveja de Bola de Neve, e decide dar um golpe, e toma a liderança da Granja, com cachorros que ele domou colocou Bola de Neve para fora da granja, e com o passar do tempo foi alterando os Sete Mandamentos que havia sido escrito logo após a Revolução, de maneira que o beneficiasse. Napoleão com o tempo implantou uma espécie de Regime Ditatorial, com características do absolutismo onde o Rei era soberano, mas ele adotou as características dos humanos juntamente com os outros porcos, mudando para a casa do Sr. Jones, bebendo bebidas alcoólicas, matando outros animais, ainda ele com sede de poder inicia relacionamento com os homens, onde ele inicia um mercado de compras e vendas, explorando os outros animais e acumulando riquezas para si e para os outros porcos, pois eles se consideram melhores dando fim a todas as características inicias do início da revolução.

        Esta fábula, retrata a realidade da Revolução Russa em 1917, utilizando animais como personagens, mas que representam pessoas que fizeram parte deste período histórico, pois ao analisar veremos que o dono da Granja o Sr. Jones representa Nicolau II, o último czar Russo. O velho Major representa Lênin, Bola de Neve representa o Trotsky que seguia os princípios de Marx e Napoleão representa o Stalin, que golpeia Trotsky e não segue os princípios marxistas tornando-se um ditador, Napoleão faz com que a situação na fazenda piore e Stalin faz com que a situação da Rússia piore. Garganta era responsável de convencer os animais que Napoleão era um líder bondoso, assim representando o departamento de propaganda criado por Stalin que buscava repassar a imagem de bondoso do líder e os cachorros representam a KGB a polícia a de Stalin que utilizava a força para ter controle do povo.

George Orwell, buscou apresentar neste livro de forma simples e clara a realidade da Rússia de Stalin que não tinha relação alguma com o Socialismo de acordo com o Site Metaficção ele “ficou chocado ao ver que a URSS não apresentava indícios de estar avançando na direção de algo que se pudesse chamar de socialismo, mas sim se transformando numa sociedade hierarquizada e totalitária[1]”. O livro foi concluído em 1943 e Orwell teve dificuldades em publica-lo, conseguindo publicar apenas por pequenas editoras, após a Segunda Guerra a Agência Central de Inteligência americana passou a utilizar a obra como uma mensagem anticomunista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (103.9 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com