TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria da literatura

Por:   •  26/7/2017  •  Projeto de pesquisa  •  3.248 Palavras (13 Páginas)  •  1.188 Visualizações

Página 1 de 13

Breve história da teoria da literatura

Evolução da Teoria da Literatura da Antiguidade aos nossos dias

A Teoria da Literatura é a ciência à qual compete estudar as manifestações literárias e surgiu na Antiguidade grega, ocorrido nos séculos V e IV a.C. ; lembro, a propósito a Arte Retórica e a Arte Poética de Aristóteles, obras fundamentais para os estudos de Teoria da Literatura. Os sentidos das especulações literárias dos gregos voltaram-se para o problema da caracterização da obra literária e para a formulação de um conjunto de preceitos que deviam ser seguidos pelos escritores. Passados uns quatro séculos, foi realizado uma literatura de incontestáveis valores, pelos latinos, mais no fundo imitavam os gregos.

 Nos séculos clássicos XVI a XVIII, com a Renascença, a Teoria da Literatura deu um pulo considerável no desenvolvimento, provocado, de um lado pelo dominante interesse desses séculos pelas literatura grega e latina, de outro lado, pelos clássicos modernos, de defender os princípios de seu classicismo .

Entrado no século XIX, veio o movimento romântico, que foi, uma revolução literária em todo o sentido anticlássica, a Teoria da Literatura, posta diante de fatos literários como o drama histórico, o romancehistórico, a novela sentimental, os poemas de forma livres, etc. Na teoria Literária do século XIX, um século progressivamente dominado pelo espirito cientifico, duas conhecidas obras: a de Mme. De Stael, sobre a Literatura (1800) e a de ferdinand Brunetiere, Evolução dos Gêneros (1890).

A Teoria da Literatura acabou por ficar, na primeira metade de nosso século, dividida, em duas correntes de trabalho: uma, de caráter cientifico, e outra, de caráter filosófico.

Estado atual da Teoria da Literatura e importância de seu estudo

Estado atual da Teoria da Literatura

A corrente de caráter filosófico é uma realidade material, como exemplo um livro impresso. Contudo uma essência abstrata como exemplo o conteúdo desse livro, e sendo abstrata, não podemos analisa-la objetivamente. Do modo que abstrato o conteúdo de uma obra literária, abstrata é a essência do ato criador da obra. E o que se diz da obra e do autor, suas essências são abstratas, cogitáveis, outros fatos literários.

Em oposição a esta corrente se definiu, a corrente que se denominou a si Ciência da Literatura.  A obra é uma realidade concreta, a criação literária é sempre um empenho expressivo do autor, traduzido num estilo e em composições perfeitamente definíveis nos seus propósitos e resultados.

Na primeira metade do século a conciliação entre o conhecimento cientifico e o filosófico, os teóricos da literatura acabaram também por conciliar suas antagônicas direções de trabalho. A ciência da literatura e filosofia da Literatura são, portanto, dois níveis de trabalho, que se completam e formam uma só disciplina, que é a Teoria da Literatura.

Na Teoria da Literatura, não foi apenas essa conciliação da Ciência da literatura com a Filosofia da Literatura, foi também, a individualização da Teoria da Literatura em relações aos demais campos de estudos literários, a análise, a critica e a historiografia literária.

 Importância do estudo da Teoria da Literatura

Durante o século clássico das literaturas modernas a Teoria Literária, era matéria de estudo obrigatória para os que pretendiam serem escritores, seus postulados e suas regras eram ensinados nas escolas e impostos nas academias literárias. A Teoria da literatura deixou, portanto, de ter qualquer sentido na formação e orientação dos escritores e passou a ser uma disciplina com interesse apenas para os estudiosos da literatura. A importância, em nossos dias, do estudo da Teoria Literária, é matéria propedêutica ou introdutória de qualquer tipo de estudo sistemático da literatura.

Princípios, objetos e objetivos da  Teoria da literatura

Princípios em que se furda a teoria da literatura

Para seus trabalhos de investigação e analise, os modernos teóricos da literatura se fundam nos seguintes princípios :

  • O estudo teórico de um fato literário, a obra literária, o ato criador do artista ou reações do leitor diante de uma obra, por ser teórica não pode confundir-se com outros tipos de tratamento dos mesmos fatos.
  • Em nível científico o fato literário é considerado apenas nos seus aspectos analisáveis objetivamente. E o nível filosófico consideram-se, dos fatos literários, aqueles aspectos que já não são analisáveis objetivamente, mas tem de ser admitidos como realidade.
  • O fato literário no nível cientifico ou filosofico é indispensável partir da analise dos aspectos de mesmo fato, o que significa que as especulações filosóficas acerca da realidade abstratas da vida inteira.
  • A aalise de um fato literário é necessário estar orientados por um método de trabalho (uma obra, o ato psicológico que criou essa obra, uma moda literária, etc.)
  • A literatura está em constante variação, fácil é compreender que a Teoria da Literatura tem de ser (tanto quanto outras formas do saber) uma disciplina em permanente progresso.

Objetivos de estudo da Teoria da Literatura

O objetivo primordial da Teoria da Literatura é a obra literária, e os secundários são o escritor, o leitor, o publico, o meio ambiente cultural da obra e a historia literária de que ela faz parte.

Podendo ser também o objeto de estudo da Teoria da Literatura sua relações com os demais estudos literários e com outras disciplinas que ajudam a compreender seus objetos de estudo.

Objetivos da Teoria da literatura

A Teoria da Literatura é uma introdução aos estudos literários, e por esse motivo é ela ensinada em todos os cursos de literatura, como espécie de propedêutica desses cursos. A Teoria da Literatura é um ramo de conhecimento que tem seus próprios interesses, científicos e específicos e especulativos.

A obra literária: suas características essenciais

A literatura e a não literatura

Para dizer quais as características da literatura e da não literatura, temos, portanto, seguir essa regras desse procedimento:

  • Uma obra transmite sempre ao leitor, uma concepção real, subjetiva e física.
  • Estabelecer que há dois tipos de concepção da realidade: a concepção intuitiva e individual, é o modo que cada um de nós tem de sentir a si mesmo e ver a realidade externa  e a concepção racional e universal é o modo como a inteligência humana, trabalhando segundo regras especificas, próprias de cada ramo das ciências humanas e das ciências naturais .
  • Estabelecer que a literatura expressa uma concepção intuitiva e individual da realidade e a não-literaturs são todas as obras de ciências humanas e de ciências naturais, expressa uma concepção racional e universal da realidade.

Caracteristicas da obra literária: o conteúdo

A caractristica da obra literária é o tipo de conhecimento da realidade que ela transmite: conhecimento intuitivo e individual. O conhecimento intuitivo e individual é aquele que cada um de nós tem, naturalmente, dos fatos e das coisas.

Caracterizando-se a obra literária pelo tipo de conhecimento que transmite e afirmando-se que esse tipo de conhecimento é o que está no espírito do comum das pessoas.

Caracteristica da obra literária: a forma

Distingue-se da expressão de conhecimento do homem comum, porque sua forma ou linguagem é mais rica, e mais variada que a do homem comum, o que é compreensível, pois o artista, isto é, o poeta, o ficcionista, o teatrólogo, sente mais acuidade, pensa os problemas da vida com mais inteligência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.3 Kb)   pdf (79.6 Kb)   docx (20.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com