TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Terapia Assistida Por Animais

Por:   •  14/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.295 Palavras (6 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

LETRAS

DISCPLINAS NORTEADORAS – PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO E TEORIAS DA APRENDIZAGEM E REDES SOCIAIS E COMUNICAÇÃO.

DÉBORA GARCIA MANZANO         RA 1709993566

TERAPIA ASSISTIDA POR ANIMAIS

 

NOME DO TUTOR: Profa. ADRIANA DA SILVA RAMOS DE OLIVEIRA

SOROCABA / SP

2015


INTRODUÇÃO

Nesse desafio profissional veremos um pouco mais sobre terapia assistida por animais, e como a mesma pode ajudar a diferentes alunos com diferentes perfis psicológicos.

Veremos uma turma com alunos de diversos perfis diferentes e desenvolveremos um projeto de terapia assistida por animais que possa vir a ajudar com os problemas que alguns alunos dessa turma vêm tendo.

Veremos também os benefícios e possíveis riscos da terapia assistida por animais, alguns casos em que a mesma é usada e comentários diversos sobre a terapia.

DESENVOLVIMENTO

PASSO 1

Endereço da página na internet que apresenta a terapia assistida por animais

http://edif.blogs.sapo.pt/33782.html

Objetivos da terapia assistida por animais na página pesquisada

As áreas em que se pode atuar com a terapia assistida por animais são diversas, na página pesquisada é citada a terapia para o alívio da angústia de uma criança que teria que ser submetida a uma cirurgia de medula, e também para facilitar o tratamento de crianças que haviam sofrido abuso sexual, pois com os animais as crianças se sentiam de certa forma mais segura para conversar sobre seus traumas.

Principais comentários dos internautas em relação à terapia assistida por animais

Esse tipo de terapia parece ser bem aceita entre os internautas e, arrisco dizer, entre a sociedade em geral. Entre os principais comentários estavam pessoas parabenizando pelo projeto e pedindo por mais informações sobre o mesmo, teve um comentário que achei interessante de uma moça que gostaria de saber como treinar seu animal de forma adequada para que o mesmo pudesse participar de terapias assistidas por animais.

Principais benefícios, riscos ou dificuldades na aplicação da terapia assistida por animais

Entre os principais benefícios da terapia estão: a criança cria uma maior responsabilidade, aprender a se relacionar melhor com os outros, a interpretar melhor sinais não verbais presentes em nossas vidas, além de desperta uma consciência ecológica na criança. Ferimentos e contração de doenças estão entre os principais riscos de dificuldades que podemos encontrar quando em uma terapia assistida por animais, porém esses riscos são pouco considerados diante do tamanho do beneficio que se pode ter.

PASSO 2

Nome da escola: Escola Municipal Profª Débora Garcia Manzano

Ano ou série: 8ª ano do ensino fundamental

Número de alunos: 10

Meninos: 6

Meninas: 4

Descrição do perfil da turma

A turma tem alunos que variam entre 14 e 15 anos, com um mistura de etnias e classes  

sociais, o que não parece ser problema na interação entre eles, todos se dão bem entre si, e

acompanham as atividades feitas em sala sem maiores problemas, porém foi observado a

dificuldades de alguns alunos com as lições de casa, e de outros, em relação a concentração.

PASSO 3

Os alunos Guilherme Moreira, 14 anos e Julia Moreira, 14 anos têm apresentado as maiores dificuldades com relação à responsabilidade. Ambos raramente entregam a lições de casa ou qualquer tipo de atividade ou trabalho designado para fazer em casa, e quando entregam é nítido o desmazelo, folhas amassadas ou rasgadas, sem o menor cuidado com a atividade ou com a elaboração da mesma. O mesmo pode ser observado com os materiais que usam em sala.

Os alunos são irmãos gêmeos, e os pais estão passando por um divorcio, acredito que esse comportamento possa ser devido a essa repentina mudança em suas vidas domésticas, e que o possam estar fazendo para chamar a atenção dos pais.

A terapia assistida com animais pode ajudá-los a desenvolver maior responsabilidade para com suas próprias coisas, e também a passar sem maiores traumas por essa nova fase em suas vidas.

PASSO 4

A aluna Isabella Oliveira, 15 anos, sempre foi uma ótima aluna, porém ultimamente tem apresentado problemas de concentração na aula. Seus pais estão passando por um divórcio não amigável e acredito que isso possa estar prejudicando o desempenho da aluna em sala de aula. A aluna está temporariamente vivendo com os avós, com a intenção de pouparem-na dos problemas em casa, porém ele tem estado cada vez mais distante e distraída nas aulas; suas notas vêm caindo muito e ela tem se isolado cada vez mais.

PASSO 5

O animal usado nesse projeto de terapia assistida por animais será um hamster. O hamster é um animal pequeno, que, portanto, ocupa pouco espaço, e extremamente dócil.

O animal será introduzido aos alunos como mascote da classe, e ficará conosco na escola durante a semana, onde todos poderão interagir com ele, alimentá-lo, limpá-lo e brincar com ele em determinado período da aula, e no final da aula um aluno o levará para a casa e o trará de volta para a aula no dia seguinte. Aos finais de semana o mesmo será levado para a casa de algum dos alunos, cada semana um levará o animal, e durante esse período ele estará sob total responsabilidade do aluno, o qual deverá cuidar do mesmo da melhor forma possível; deverá alimentá-lo, limpá-lo, protegê-lo e claro brincar com ele.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (122 Kb)   docx (30.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com