TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Texto Para Amy, com carinho, do seu irmão Alex

Por:   •  30/4/2018  •  Relatório de pesquisa  •  2.138 Palavras (9 Páginas)  •  4.132 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

Profª Juliana Wasser Bueno de Mello

Pós-Graduada em TDAH e Dislexia

Neuropsicopedagoga Clínica e Institucional

Especialista em Língua Portuguesa e Língua Inglesa

“Ler fornece ao espírito materiais para o conhecimento, mas só o pensar faz nosso o que lemos.”

John Locke 

APOIO PEDAGÓGICO COM FOCO NO DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA CRÍTICA EM CONJUNTO ÀS CONTRIBUIÇÕES DA LEITURA E DA ESCRITA

3ª Proposta Pedagógica: “O nosso olhar sobre os gêneros textuais”

        

Conforme abordado na semana anterior, o estudo sobre os gêneros textuais é muito importante para que possamos melhorar a nossa leitura e compreensão acerca da mensagem que cada texto quer transmitir, o que facilitará a escrita que venhamos a desenvolver após a realização de certa reflexão.

Na composição dos gêneros textuais são vários os aspectos linguísticos e contextuais que precisam ser observados, estudados e compreendidos. Assim, para aprofundar os seus estudos sobre o assunto e começar a direcionar o seu olhar sobre as diferentes produções comunicativas, compreendendo o discurso e suas intenções para com os leitores,  você lerá alguns textos e fará a sua análise sobre cada um dos principais aspectos textuais indicados abaixo.

a) Vocabulário: cada gênero tem um vocabulário específico ou um campo semântico próprio. Observe nos textos que lerá se o vocabulário lhe chama a atenção por algum motivo.

b) Ortografia: como é a ortografia do texto? Está de acordo com a norma padrão, usa uma linguagem culta, ou contém traços da informalidade, utilizando a linguagem coloquial, havendo certos “erros” de escrita?

c) Estrutura da oração: observe a extensão das frases dos textos analisados. Há textos que possuem frases mais curtas e outros com frases mais longas. Por que isso acontece? A extensão das frases é indiferente ao significado do texto ou ela modifica de algum modo a compreensão e interpretação do leitor?

d) Concordância: analise a escrita de cada texto e indique se houver formas que são consideradas inadequadas quanto à concordância verbal e nominal.

e) Aspecto gráfico: observe a divisão do texto em parágrafos, a disposição das linhas, o emprego de palavras em itálico, em negrito, em caixa alta, sublinhada, com iniciais maiúsculas. O aspecto gráfico tem alguma função? Ele contribui à transmissão da mensagem do autor aos seus interlocutores?

f) Origem e data: é muito importante verificar o lugar no qual o texto foi publicado. Então, fique atento à referência bibliográfica, fonte do texto, e observe também a data de publicação.

g) Intenção: com que intenção o texto foi escrito? É um texto bem-sucedido, isto é, a intenção corresponde ao resultado?

h) Polissemia: o texto contém duplo sentido, ou seja, certa ambiguidade? O texto tem significados diferentes para determinados leitores, ou até para um mesmo leitor, em situações diversas? Por quê? Isso é positivo ou negativo nos textos lidos?

i) Metalinguagem: o texto apresenta referência à própria linguagem? O texto reflete sobre o seu processo de produção?

j) Intertextualidade: analise se o texto faz referência a outras produções escritas. Essa referência é determinante para a sua compreensão?

k) Conhecimento de mundo: para compreender o texto é necessário acessar informações que circulam no contexto atual, mas que, nem sempre estão explícitas no texto. Em alguma de suas leituras isso pôde ser comprovado, ou seja, a necessidade de conhecer fatos referentes a contextos sóciohistóricos  ou em nenhum foi necessário estar atualizado com determinadas ocorrências?

l) Considerando tudo o que você analisou, em qual/is gênero/s você classificaria cada texto? Justifique a sua resposta.

Desta forma, aguardo a resposta de cada item anterior para cada texto lido a seguir. Boa leitura e análise!!

  • TEXTO 1

Para Amy, com carinho, do seu irmão Alex

Mostra em Londres traz em fotos, cartas, roupas a intimidade de Amy Winehouse, que morreu há dois anos

Há dois anos, no dia 23 de julho, aos 27 anos, morria a cantora Amy Winehouse, oficialmente por overdose alcoólica. Em 2013, quando a cantora completaria 30 anos de idade - em 14 de setembro - uma grande mostra foi aberta, em Londres, para homenageá-la. Localizada no Museu Judaico, em Camden Town, o bairro que virou sinônimo de Amy Winehouse, a exibição traz peças da intimidade da cantora, algumas reveladoras, que ajudarão os fãs a compreender mais da mente por trás da voz e da música, além de sua grande forte personalidade. 

Organizada pelo irmão, Alex Winehouse e sua mulher, Riva, a exposição Amy Winehouse: Um Retrato de Família tem como objetivo maior mostrar que a cantora era normal.

“Eu e minha esposa entramos em contato com o museu judaico no início do ano para sediar uma exibição dedicada a Amy. Nós sentimos que essa seria uma maneira de mostrar a ela que sentimos sua falta, em contraste com a representação muitas vezes negativa feita pela mídia”, disse Alex.

“Não é um memorial ou um santuário a alguém que morreu, é um retrato de uma menina judia com grande talento. Eu não espero tirar nenhuma recompensa dessa mostra, mas quero que os visitantes entendam o que é ser parte da nossa família”, completa ele.

Em entrevista ao jornal britânico Observer, recentemente, Alex admitiu que a real causa da morte da irmã foi bulimia. “Ela teria morrido de qualquer maneira, mas o que a matou de verdade foi a bulimia; a deixou fraca muito fraca”, revelou.

A nova exibição traz fotos (muitas da época de colégio), cartas, CDs, livros, roupas, sapatos e anotações de Amy desde a época de escola, que ajudam a compreender a pessoa por trás da personalidade explosiva. Em uma redação da escola de teatro que frequentava, Amy escrevia: “Por toda minha vida eu tive de ser barulhenta ao ponto de ser mandada calar a boca. Você tem de gritar para ser ouvida na minha família”. Em outro trecho, por volta dos 14 anos, ela observou: “É uma ambição antiga. Quero que as pessoas ouçam a minha voz e esqueçam de seus problemas por cinco minutos”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.9 Kb)   pdf (369.9 Kb)   docx (678.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com