TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Texto e Textualidade Comunicação e Linguagem

Por:   •  24/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  445 Palavras (2 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 2

CLARETIANO CENTRO UNIVERSITÁRIO GRADUAÇÃO LICENCIATURA  EM MATEMÁTICA

LORRAYNE BORGES LOPES

TEXTO E TEXTUALIDADE

VITÓRIA

 2020

LORRAYNE BORGES LOPES

TEXTO E TEXTUALIDADE

Portfolio descritivo apresentado ao Curso de Graduação Licenciatura em Matemática do Centro Universitário Claretiano, a ser utilizado como diretriz para obtenção de aprovação no trabalho de conclusão do 1° semestre da disciplina de Comunicação e Linguagem.

Orientadora: Prof. Amanda Cristina Martins Raiz.

Tutora: Prof. Vera Lucia de Faveri Fernandes e Silva.

VITÓRIA

 2020

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO         4

  1. DESENVOLVIMENTO         5
  1. CONCLUSÃO         6
  1. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS         7
  1. INTRODUÇÃO

O referido trabalho aqui apresentado trata-se do resumo da obra do autor Costa Val, titulado como: Texto e Textualidade, o objetivo desta atividade é de fazer uma breve explanação sobre os fatores linguísticos, necessários e usados no nosso meio de comunicação.

  1. DESENVOLVIMENTO

O texto é caracterizado por unidade linguística de comunicação de forma escrita ou oral. É a ocorrência linguística cuja sua extensão se dá por uma unidade de comunicação social semiótica e formal.

O texto é um dialeto que influencia a comunicação através de sua interpretação social. É reconhecido pela sua função de produzir e receber elementos que constroem seu significado sendo a situacionalidade elemento significativo e limitante de estratégias cognitivas que permitam a construção intertextualidade entre os interlocutores. E sentido do texto constituído através da coesão e coerência que devem permanecer interligadas. Conceitualmente um texto será facilmente compreendido quando contemplado por três aspectos: o pragmático, o semântico-conceitual e o formal.

Textualidade é o nome dado ao compilado de elementos que juntos fazem o texto ser um texto e não um aglomerado de frases.

Os elementos que compõem o processo de sociocomunicação da textualidade são divididos em sete fatores pragmáticos: coerência, coesão, intencionalidade, informatividade, aceitabilidade, situacionalidade, intertextualidade

A coerência é o sentido do texto, portanto é fator fundamental para o estabelecimento da textualidade, dependendo do compartilhamento de ideias entre os interlocutores.

A coesão é a estrutura linguística do texto organizada de forma adequada a fim de garantir o entendimento do escritor para o leitor e é construída baseada em mecanismos gramaticais e lexicais.

Juntas, coesão e coerencia irão estabelecer a correlação semântica entre os elementos do texto.

  1. CONCLUSÃO

Conclui-se que o trabalho apresentado possui valor significativo e relevante no aprendizado da disciplina de comunicação e linguagem, pois explana de forma didática as técnicas linguisticas presentes em nosso cotidiano, bem como a explicação a cerca dos fatores pragmáticos responsáveis pela textualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (76.2 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com