TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Em Grupo

Ensaios: Trabalho Em Grupo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  321 Palavras (2 Páginas)  •  2.684 Visualizações

Página 1 de 2

TRABALHO EM GRUPO (TG)

PROFESSOR (A): Silmara Maria Machado

Storytelling na Educação

Didier Melo

Atualmente escutamos falar muito sobre Storytelling e podemos nos questionar sobre seu conceito, funcionalidade e prática como educadores.

“Storytelling é uma palavra em inglês que está relacionada com uma narrativa e significa a capacidade de contar histórias relevantes. Em inglês, a expressão ‘tell a story’ significa ‘contar uma história’ e storyteller é um contador de histórias. Consiste em um método que utiliza palavras ou recursos audiovisuais para transmitir uma história. Essa história pode ser contada de improviso ou pode ser polida e trabalhada. Também é muito usada no contexto de aprendizagem, sendo uma importante forma de transmissão de elementos culturais como regras e valores éticos”1.

Mas “Storytelling não é contar histórias. Storytelling, é saber contar histórias”2 como afirmam os mesmos contadores de histórias. Há uma diferença muito grande nisso, que é visível na reação dos envolvidos.

Diversas áreas têm adaptado o Storytelling para atender às suas necessidades específicas. “Na educação, o Storytelling pode ser usado com o objetivo de despertar interesse e engajar as pessoas. Afinal, é muito mais rápido e eficaz assimilar qualquer conteúdo quando se está imerso na história por trás dela.”3

A arte de contar histórias não é algo novo, pois a história da humanidade foi construída através da transmissão oral; o que faz a diferença é como se é contada cada história.

Pensando nisso, pedimos que narrem uma história, real ou fictícia, que consiga transmitir uma mensagem fundamental para as crianças (de Educação Infantil ou do Ensino Fundamental), destacando valores éticos, morais e/ou de cidadania. Para enriquecer essa história, incluam ilustrações com fontes de referência ou imagens criadas pelo grupo. Usem e abusem dos recursos tecnológicos dos quais disponham e da criatividade do pedagogo em formação, de cada aluno do grupo.

1 O que é Storytelling? In http://www.significados.com.br/storytelling/ acesso em 17/01/2015. 2 O que é ser storyteller? In http://www.storytellers.com.br/ acesso em 17/01/2015.

3 A relevância do storytelling na Educação. In. http://www.ensinamais.com.br/blog-ensina/1025/a-relevancia-do-storytelling-na-educacao /acesso em 17/01/2015.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com