TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Sobre o Estado de Nebraska

Por:   •  18/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  615 Palavras (3 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 3

1ª) COMO SURGIU O SEGURO NO BRASIL?

No Brasil a história do Seguro começa com a chegada da Família Real em 1808.

Porque ai começa uma preocupação com a abertura de Portos do Comércio Internacional, permissão para abertura de Fabricas, Banco do Brasil etc...

Foi também neste ano que surgiu a 1ª Cia de Seguros que se chamava “Boa Fé”, cujas normas se regulavam pela Casa de Seguros de Lisboa e em seguida foram criadas outras Cia de seguros em todo o Brasil.

No Rio de Janeiro foi criado no ano de 1810 dois anos depois. Na época todas Cia de Seguros eram voltadas para o comercio Marítimo.

O código comercial do seguro foi promulgado em 1850 onde estabelecia os direitos e deveres entre as partes contratadas.

Existia na época somente seguro Marítimo, depois é que foram surgindo os demais seguros.

A Argos Fluminense, foi a seguradora fundada em 1845, esta operava com seguros terrestres sendo atualmente a Club Brasil.

Agora os seguros só passaram a ter regulamentação com o código civil em 1916.

A Cia de Seguro Tranqüilidade foi autorizada a funcionar em 1885, esta foi a primeira a comercializar Seguros de Pessoas.

2ª) QUAIS OS ELEMENTOS E DEFICIÇÃO DE SEGUROS?

Desde que surgiu o homem na Terra, certos acontecimentos como a morte de uma pessoa, a destruição de seus bens e outro, trouxeram a preocupação de buscas uma forma de restituição. Daí surgiu o Seguro que nada mais é do que uma forma encontrada para se restabelecer o equilíbrio para pagar pelas perdas ou prejuízo.

O Seguro é entendido como um plano ou dispositivo social que combina riscos de indivíduos de um grupo utilizando fundos constituídos pelos membros desse grupo para pagar pelas perdas, ou risco que nada mais é do que um evento aleatório que pode ocorrer ou não ocorrer, implicando em prejuízos econômicos.

Os elementos do Seguro São:

“O Segurado, O Seguro, O Prêmio e o Risco isto é o perigo possível que pode ocorrer com o objeto segurado”.

Ou seja, “ Seguro é uma operação que toma forma jurídica por meio de um contrato em que uma das partes (Segurador) se obriga com a outra (Segurado ou Beneficiário), mediante o recebimento de uma importância estipulada (Prêmio), a compensa-lá (Indenização) por um prejuízo (Sinistro), resultante de um evento futuro possível e incerto (Risco), indicado no contrato.” (Souza, 2002).

Todo Contrato de Seguro deve possuir as seguintes características:

Aleatório: pelo fato de depender do evento futuro e incerto;

Bilateral: há obrigações para as duas partes. A Seguradora tem a obrigação de indenizar desde que o segurado tenha pago os prêmios.

Oneroso: Segurado e Segurador possuem ônus e vantagens econômicas, o primeiro tem o ônus do prêmio e a vantagem da transferência do risco; o segundo possui a vantagem do prêmio e o ônus de remuneração de reservas técnicas para eventuais indenizações.

 Solene: há uma formalidade materializada pela apólice.

Boa fé: cabe ao segurado ser honesto (verdadeiro) em suas informações, e a  seguradora mensurar o risco, também, de forma honesta, bem como redigir o contrato de forma clara, de modo que o segurado possa compreender perfeitamente os compromissos assumidos por ambas as partes.

É o principio Basilar que norteia o contrato de seguros e que o Segurado e Seguradora devem pautar.

3º) QUAL O OBJETIVO DE FAZER UM SEGURO?

O Objetivo de se fazer seguro ´r nos proteger do impacto financeiro que um determinado evento futuro certo ou incerto, pode nos causar e prejudicar nossa situação financeira, o objetivo é nos proteger dos riscos de perdas e danos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (90.6 Kb)   docx (57.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com