TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Literatura Realismo

Por:   •  11/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  970 Palavras (4 Páginas)  •  737 Visualizações

Página 1 de 4

        

                                                                 Trabalho de Literatura

Em meados do século XIX, ocorreu na Europa uma forte reação à estética Romântica. A obra não era mais idealizada, e sim mostrada de um jeito que ela realmente é. O autor devia ser o mais neutro e desapegado possível do seu objeto, para que não possa ocorrer distorções, como botar o objeto em um grau de superioridade que este não possui, mas que passaria a ter, caso obtivesse uma leitura baseada no valor sentimental.

Artistas e escritores passaram a usar uma linguagem capaz de abordar de modo mais “real” a vida cotidiana, ou seja, ser mais realista, condizente com a vida, como o próprio nome já diz. Era comum, cenas de pessoas anônimas trabalhando ou se relacionando entre si, aparecerem em obras realistas, sobretudo nas pinturas. Durante seu surgimento, estava ocorrendo importantes fatos na Europa, que consequentemente alteraram por completo a forma de vida nas cidades. Um exemplo disso, era a Revolução Industrial, porém está em uma nova fase, estava já estava na sua segunda fase, segundo os historiadores, diferenciação devido ao aproveitamento sistemático da ciência a serviço das indústrias. Com ela, vieram grande mudanças, como o deslocamento de uma grande massa do campo para as cidades, com o objetivo de procurar trabalhos nessas novas fabricas que estavam se formando. Com isso, também começaram a surgir os sindicatos de trabalhadores, que criava facilitação da negociação com os empregadores. Cria-se também um grande mercado, lojas, etc, para que seja possível escoar tamanha produção, nunca antes vista. Além desse aspecto econômico, houve também uma grande mudança no comportamento cultural. Ideias racionais baseadas no pensamento cientifico estavam se aparecendo também, como o positivismo. O realismo, era escrito por escritores que tiveram sua parte de segmentos sócias de origem burguesa e nas camadas medias da sociedade. A arte do Realismo propõe-se a problematizar as estruturas sócias que ainda refletiam a dominai de instituições como a Igreja e a aristocracia. AS obras realistas preocupavam-se bastante com o comportamento das personagens para investigar suas fraquezas, angústias e perturbações emocionais. A procura pela “palavra justa”, que permitisse penetrar nas consciências humanas, servia para levar ao leitor a analise psicológica, esta que se tornou marca desse período. No Brasil, acompanha-se a série de transformações que estavam ocorrendo na Europa, além da Abolição da Escravatura, o fim da Monarquia e o início da era Republicana. Pode-se perceber, que o Realismo se deu em uma época de grandes mudanças, sejam sócias, culturas e econômicas, e que este vem a se tornar o principal movimento literário, ultrapassando o romantismo.

O Realismo na arte, mais precisamente em teatros ou pinturas não buscam retratar a vida como ela parece ser, ela sempre ira aprofundar mais. Nas pinturas por exemplo, o realismo não se trata de reproduzir uma imagem com os maiores detalhes possíveis, ela irá aprofundar em que situação que a pessoa por exemplo pode estar em uma pintura, o que se passa de verdade pela obra que está sendo reproduzida, algo que ultrapasse obras sem profundidade emocional e sentimental para algo mais verdadeiro, mais real ao que acontece em nossos dia-a-dias. Outro exemplo que pode ser citado é o teatro, antes eram mais encenadas peças de estórias que não relatavam de fato o que acontecia nas vidas das pessoas. Com o realismo, teatros com personagens que viviam problemas do cotidiano, linguagens de forma mais coloquial e informal e até mesmo reivindicações sociais na época foram reproduzidas nas artes cênicas. Até mesmo por que o realismo começou a se formar como movimento artístico quando começou-se a formar lutas sociais contra o capitalismo cada vez mais dominador. Com decorrência dessas artes, tecnologias atuais como fotografia e cinema continuam a reproduzir fatos realmente decorrentes de cotidianos populares. Tanto no cinema ou em fotos, são mostradas às pessoas várias informações ou situações que podem passar em nossos olhos desapercebidos. E muitas dessas reproduções são feitas com mais intensidade para provocar uma perplexidade e reflexão sobre o assunto relacionado na obra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (521.3 Kb)   docx (404.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com