TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho letras 4º semestre unopar

Por:   •  4/5/2017  •  Projeto de pesquisa  •  8.146 Palavras (33 Páginas)  •  974 Visualizações

Página 1 de 33

[pic 1]

[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ...............................................................

.........................................3

1      DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO ...............................4

2      RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS  ...................................................5

3      ANÁLISE DA ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA ....................................................8

4      ANÁLISE DA REALIDADE ESCOLAR ...........................................................10

5      ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE  ............................................13

6      DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO  ..........................................................................14

        

CONSIDERAÇÕES FINAIS ...................................................................................29

REFERÊNCIAS .....................................................................................................30



INTRODUÇÃO

Relatório de estágio curricular obrigatório realizado no período de 29 de Agosto a 16 de Setembro de 2016 na Escola Adir Mascia, com orientação da Universidade do Paraná e sob supervisão de campo das professoras Nádia Rosana Barbosa Martins e Hedoir Silveira Lopes.

O trabalho aqui apresentado irá relatar por meio de diários de observações das aulas de português com o intuito da progressão do conhecimento e do domínio de conteúdo e de turma, as turmas escolhidas para serem relatadas fazem parte e é compreendida ao ensino fundamental 6º ao 8º ano. Além disso, relata-se sobre diversos exemplos de como um professor regente pode exercer o seu papel em sala de aula, como está sendo trabalhada a leitura, interpretação e a compreensão de texto, atividades lingüísticas, a gramática e a literatura infanto-juvenil.

 Fala-se sobre a maneira de como os alunos interagem com o professor em sala, o material didático na busca de conhecimento e a utilização de outros materiais que promovem o desenvolvimento e a criatividade do aluno. Em campo, podemos encontrar varias dificuldades que o professores encontram em sala de aula e como se lida com elas, algo que se aprende no ambiente acadêmico, é importante sair em campo, pois o acadêmico vai poder compreender melhor a profissão que irá exercer no futuro.


  1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

Unidade concedente do estágio: Escola Estadual de Ensino Fundamental Adir Mascia, situada no endereço Joel de Lima e Silva, 624, Vila Julia, CEP: 97507-360 – Uruguaiana RS, CNPJ: 92.941.681/0001-00 telefone (55) 3413-2989, horário de funcionamento ao público das 08:00 ás 12:00 e das 13:30 as 17:30 de segunda a sexta-feira, diretora da unidade escolar: Tânia Maria Rios Rocha; Supervisoras de campo: Nádia Rosana Barbosa Martins e Hedoir Silveira Lopes. A escola atende 703 alunos distribuídos na rede regular de ensino do pré-escolar ao 9º ano do ensino fundamental. A escola aposta na cultura com aulas de balé, na recreação, com grupos de danças e a banda marcial da escola, no incentivo à leitura, na preservação do meio ambiente e no tradicionalismo junto à comunidade escolar com o premiado Piquete César Passarinho. A escola Adir Mascia visa incentivar o crescimento sadio e a formação integral do aluno conscientizando-o para a preservação do planeta, a ética, o civismo e o respeito ao próximo.


  1. RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS

O professor está cada vez mais sobrecarregado, pois os pais que cada vez mais cedo deixam seus filhos nas escolas- creches por conta do trabalho transferem todo o tipo de educação para os professores ensinar, desde escovar os dentes até respeitar os mais velhos. E sendo assim o estado teria que valorizar o professor, mas isso não acontece. O professor e seu projeto – o professor não tem incentivo financeiro muitas vezes perdendo a esperança e até o animo para ensinar e assim deixando de dar sua contribuição de que vai existir um futuro melhor para o aluno. Mas quando o professor tem o objetivo que é o magistério que realmente quer, pode passar isso a seus alunos, que está ali na escola por gostar de ensinar, mesmo ganhando pouco e tentar passar para os alunos que busquem um sentido digno para a existência.

Professor, nem vitima, nem vilão, Agente de transformação. O professor não é vitima, porque não é impossibilitado de fazer qualquer coisa em função das determinações estruturais e nem vilão porque não é o único responsável pelo fracasso da educação. No entanto cabe ao professor desembaraçar-se e partir para a autocrítica e construir sua proposta político pedagógica, o que não é tarefa fácil, mas necessária. Mas se não for assim, se não exercer a capacidade de reflexão, de critica, de intervenção, como é que as estruturas educacionais poderão mudar?

Mesmo sabendo que não temos poder próprio o educador é um emissário daquele que o constitui educador (do aluno). Só sabemos que é preciso fazer algo, não tudo porque para certos dirigentes, se o professor fizer tudo não haverá necessidade de mudança. O que esta em questão não é necessariamente fazer um trabalho perfeito até porque faltam materiais, mas procuraremos fazer o melhor possível, assim dando exemplos para os alunos que apesar das dificuldades temos que fazer o melhor desde cedo, tendo compromisso e engajamento.

Prática de ensino de língua portuguesa e estágio supervisionado: A prática e o estágio só acontecem após os alunos terem uma visão das principais teorias e fundamentos pertinentes a área. A finalidade e a formação acadêmica profissional dos alunos de letras, para que sejam críticos transformadores e competentes para que consigam solucionar com eficácia uma serie de situações. Então o professor busca fazer seu trabalho nos parâmetros atuais, temas discutidos em nível nacional e internacional, de modo adequado e satisfatório, o desenvolvimento e a formação de profissionais competentes, críticos e agentes transformadores da sociedade onde vivem. Os professores de prática se deparam muitas vezes com dificuldades para executar as atividades programadas tanto dentro da universidade como nas escolas de níveis fundamental e médio onde são realizados os estágios que de um lado está o graduando que assimilou novas teorias e práticas metodológicas em sala de aula e sessões de micro ensinos do outro lado os professores, que nem sempre estão atualizados e seguem única e exclusivamente o livro didático.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (55.5 Kb)   pdf (284.4 Kb)   docx (77 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com