TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UM ESTUDO DA LINGUAGEM NO CONTEXTO SOCIAL

Por:   •  1/12/2016  •  Trabalho acadêmico  •  360 Palavras (2 Páginas)  •  799 Visualizações

Página 1 de 2

UM ESTUDO DA LINGUAGEM NO CONTEXTO SOCIAL

Antecedentes históricos

Dois grandes linguistas, um suíço e outro americano , surgem no século XX preocupados com os estudos dessa área.

1.Ferdinand Saussure e o seu Curso de Linguística Geral ( 1916) estabelece os princípios gerais de uma corrente denominada estruturalismo. Nessa corrente a língua é tomada em si mesma separada de fatores externos, e vista como uma estrutura autônoma, valendo pela relações de natureza essencialmente linguística , que se estabelece entre os elementos. Para Saussure – a linguística tem por único e verdadeiro objeto a língua considerada em si mesma e por si mesma. O linguista postula algumas dicotomias importantes:

2.A) Langue (Língua) – é homogênea e social com um sistema de signos, é depositada pela prática da fala no cérebro dos falantes , é essencial.

B) Parole – é um ato individual , é heterogênea, é uma manifestação da langue ,é acessória e acidental

Outra dicotomia, sincronia e diacronia são eixos ou perspectivas pelas quais se pode estudar a língua.

A)Sincronia – recorta-se a língua em um momento histórico ( presente ou passado) como um registro fotográfico captando as relações entre os elementos do sistema, vendo a língua como um estado de exclui a intervenção do tempo.

B)Diacronia – a língua é analisada domo um produto que passou por uma série de evoluções que ocorrem no tempo, logo algo mutável e dinâmico. Nessa visão de Saussure a língua permite o estudo científico.

Já nos Estados Unidos surge Noam Chomsky a partir da década de 1960 , que possui uma visão formal da língua e cria uma corrente chamada gerativismo. Para ele a língua é concebida como um sistema de princípios universais e é vista como um conhecimento mental do falante a partir da competência. Na verdade o que interessa ao gerativista é o sistema abstrato de regras de formação de sentenças gramaticais.

Sendo assim percebe-se que tanto o estruturalismo como o gerativismo consideram a língua como uma realidade abstrata, desvinculada de fatores históricos e sociais. É exatamente nesse período que de forma antagônica ao estruturalismo e ao gerativismo que aparece nos Estados Unidos , a Sociolinguística com seu maior expoente Willian Labov.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (54.8 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com