TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UM NOVO OLHAR SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA

Por:   •  3/12/2019  •  Artigo  •  3.916 Palavras (16 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

             Faculdade Regional de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias

Portaria Ministerial 1176 – DOU nº 74 de 18/04/2002

ADRIANA OLIVEIRA  SOUZA SILVA

UM NOVO OLHAR SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA

Lajedinho

2019

ADRIANA OLIVEIRA  SOUZA SILVA

UM NOVO OLHAR SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA

Artigo Científico apresentado a FAC, como requisito parcial obrigatório para conclusão do curso do Prodocente em Ensino da Língua Inglesa.

Lajedinho

 2019

UM NOVO OLHAR SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA

                                                                                       

                                                                                       Adriana Oliveira Souza[1]

RESUMO

O presente artigo tem como objetivo aprofundar sobre o ensino de língua inglesa com um novo olhar sobre a educação. Na oportunidade conceituaremos uma nova cultura escolar, bem como, entenderemos sobre os pressupostos da Educação, oferecendo aos profissionais da área, propostas de atividades e práticas a serem realizadas em sala de aula. O presente trabalho caracteriza-se, metodologicamente como sendo uma pesquisa com levantamento bibliográfico. Foram analisados diversos referenciais teóricos que retratam sobre o tema para embasar conceitualmente esse estudo.  Para a explanação desse tema, buscamos apoio nos estudos produzidos por Luck (1998); Gandin (1993); Gadotti (2000), entre outros. 

Palavras – chave: Língua Inglesa; Educação; Transformação.

ABSTRACT

This article aims to deepen on the English language teaching with a new look at education. On the occasion we conceptualize a new school culture, as well as understand about the assumptions of Education, offering professionals, activities and practical proposals to be performed in the classroom. This work is characterized, methodologically as a survey of literature. Various theoretical frameworks were analyzed portraying on the subject to conceptually to base this study. For the explanation of this topic, we seek to support the studies by Luck (1998); Gandin (1993); Gadotti (2000), among others.

Key - words: English language; education; Transformation.

INTRODUÇÃO

A Educação brasileira passa atualmente por importantes transformações que redefinem o seu papel perante a sociedade, bem como a função que os diferentes sujeitos envolvidos exercem neste cenário de mudanças.   

Sabe-se que o processo educativo é um ato social essencialmente político. Não existe uma educação neutra, nem também um ensino de qualidade quando este pauta-se no autoritarismo e mecanismo.

Sendo assim, ao escrever este artigo, foi procurado aprofundar sobre o ensino de língua inglesa com um novo olhar sobre a educação, conceituando uma nova cultura escolar, bem como, contender sobre os pressupostos da Educação, oferecendo aos profissionais da área, propostas de atividades e práticas a serem realizadas em sala de aula.

Então, diante do tema sobre um novo olhar sobre a educação inglesa e de todos estes argumentos, surge de forma efervescente o questionamento: De que forma o professor poderá contemplar os assuntos de língua inglesa de forma mais motivadora?

Este estudo foi do tipo bibliográfico. O objetivo deste tipo de pesquisa é conhecer e analisar as principais contribuições teóricas existentes sobre um determinado assunto ou problema, tornando-se um instrumento indispensável para qualquer pesquisa. Segundo Soares (2007), a pesquisa bibliográfica tem como objetivo explicitar hipóteses acerca do problema evidenciado, aprimorando as ideias, fundamentando o assunto em questão abordado na pesquisa. Para tanto, esse tipo de pesquisa envolve um levantamento bibliográfico, o qual deverá ser feito em diversas fontes.

Este trabalho apresenta primeiramente um breve histórico sobre as iniciativas brasileiras em relação à educação inclusiva. Depois discute a educação inclusiva conceituando uma nova cultura escolar e por fim procura discutir as reflexões ao que diz respeito à temática: Educação Inclusiva: Cultura e Cotidiano Escolar.

UM NOVO OLHAR SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA

Atualmente, em toda sociedade que se quer democrática e em que todos tenham as mesmas oportunidades, a escola e as formas que escolher para ensinar, serão responsáveis por essa democratização.

Desse modo, a aprendizagem inserida em projetos com uma determinada funcionalidade é suscetível de propiciar a motivação dos alunos, sobretudo se as atividades forem concebidas de formas coerentes e possibilitarem que o aluno progrida e, motivado pelo prazer de aprender atinja a sua Zona de Desenvolvimento potencial (ZDP), isto é, que consiga ir até onde pode com a ajuda de professores e colegas.

Educar em uma sociedade de informação significa treinar as pessoas para o uso de tecnologias de informação e comunicação, trata-se de investir na criação de competências suficientemente amplas que lhes permitam ter uma atuação efetiva na produção de bens (...), operar com fluência os novos meios e ferramentas em seu trabalho (...) seja em aplicações mais sofisticadas. (TADÂO, 2000).

Através dessas reflexões, percebe-se que a educação é um dos meios de transformar um povo, uma determinada nação através da mesma, o indivíduo aprende a conhecer-se e atuar criticamente mundo social.

Ensinar e aprender uma língua estrangeira representa um desafio no Brasil, pois estamos inseridos  num mundo globolizado, mas antes estamos num pais territorialmente imenso e oficialmente monolíngue. Todos, estamos dividido entre as demandas de um mundo em que há cada vez menos fronteiras e restrições geográficas e linguísticas imposta pelo próprio país. Entretanto, basta observar um pouco as pessoas ao redor e veremos que é muito difícil encontrar alguém que não tenha sido influenciado por outro idioma que não tenha inserido alguma palavra estrangeira em seu repertório. Isso porque ações simples e cotidianas como assistir a um filme ou uma novela, ouvir música, ler um livro ou uma revista ou conversar com um amigo nos leva a conhecer outras línguas e culturas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.7 Kb)   pdf (245.9 Kb)   docx (35.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com