TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unidade de Aprendizagem: Currículo e Políticas Públicas

Por:   •  21/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  741 Palavras (3 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 3

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

       [pic 3]

  Avaliação a Distância

   

Unidade de Aprendizagem: Currículo e Políticas Públicas

Curso: Letras - Português

Professora: Rosani Casanova Junckes

Nome do aluno: Paulo Henrique Porto Alves

Data: 31/08/15

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Leia atentamente o enunciado e responda as questões a seguir:

Questão 1:

Assista novamente ao vídeo Educação, Globalização e Neoliberalismo (Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=SmPenEeOPdk>. Acesso em: 20 fev. 2014) e releia o primeiro capítulo de nosso livro didático: Globalização e Políticas Educacionais.

Feito isso, escreva uma síntese com no máximo 08 linhas, respondendo à seguinte questão:

Atualmente, quais as mudanças ocorridas na educação em relação à globalização, levando em consideração o contexto histórico? (2,5 pontos)

R: Globalização e neoliberalismo são, sem dúvida, marcas de nosso tempo. O contexto atual, no Brasil - e no mundo - é marcado pela abertura política e principalmente econômica. Crescem as corporações, as mega-fusões entre as indústrias nos mais variados setores em busca de “sobrevivência”, pois, do contrário, o destino é a bancarrota. De modo paradoxal, algumas “fronteiras” caem diante de um mercado mundial que se expande, outras se reforçam. Progressivamente, os países estão perdendo a autonomia econômica e, junto com ela, sua autonomia política.

Questão 2:

Releia o artigo Educação em Direitos Humanos (Disponível em: <http://www.dhnet.org.br/educar/redeedh/bib/betto.htm>. Acesso em: 20 fev. 2014).

Conforme o texto, responda: O que você pensa sobre a falta de capacitação aos agentes educadores que atuam na sociedade? Por quê? (2,5 pontos) 

R: Sem número suficiente de professores formados adequadamente, profissionais sem diploma de ensino superior estão dando aulas em escolas de ensino fundamental do país. Valorizar a profissão e melhorar a formação dos professores é o primeiro passo para alcançar resultados educacionais efetivos. Sem formação adequada, os professores têm dificuldades em ensinar seus alunos apropriadamente. Todas as profissões têm seus métodos de trabalho: o engenheiro aprende a fazer os cálculos, o professor deveria aprender a dar aula bem. Seria em um curso adequado de licenciatura o lugar em que os docentes deveriam aprender as técnicas para melhorarem suas aulas. Mas os cursos universitários também precisam ser repensados. As licenciaturas não estão formando professores profissionais, essa é a questão.

Questão 3:

Participação no Fórum: “Como a educação no âmbito das políticas públicas é tratada, atualmente, em sua cidade?” (1,0 ponto)

Questão 4:

Esta questão demandará de você dois tipos de pesquisa. Tendo em vista o que foi estudado em nosso material didático. Elabore, em uma página do Word (doc.), um painel ilustrativo, sobre o seguinte tema: Globalização no contexto educacional.

Para isso:

a) Pesquise, na internet, sobre o painel ilustrativo (O que é? Como fazer?), para que a sua resposta esteja no formato solicitado. (1,0 ponto)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (286.4 Kb)   docx (62 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com