TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VEJAMOS ALGUMAS ESTRATÉGIAS DE COMPREENSÃO

Por:   •  15/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.086 Palavras (5 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 5

                                                                 READING STRATEGIES

A palavra estratégia vem do grego e significa a arte da guerra; envolve o manejo das tropas, da marinha ou da aviação de forma organizada. Planejamento, competição, manipulação consciente e movimento em direção a uma meta são algumas de suas características.

        Segundo Rebecca Oxford – especialista em educação -, na área de aprendizagem, estratégias são ações que tornam o aprender mais fácil, rápido, prazeroso, autodirecionado e eficaz. Quando o aluno começa a dominar uma estratégia, há grandes chances de conseguir reutilizá-la em novas situações e com isso, aos poucos, conquistar autonomia no uso da língua estrangeira.

        Vejamos algumas estratégias de compreensão:

  1. PREDICTION

Imagine-se nestas duas situações:

  • Você tem uma prova, mas não tem ideia sobre o que será.
  • Você tem uma prova e seu professor listou a matéria que vai cair; você estudou e também fez alguns simulados.

         Qual é a situação mais confortável? Qual tem maior chance de sucesso? A segunda, com certeza. A mesma lógica pode ser aplicada à compreensão oral e escrita. Antes de ler ou escutar um texto, olhe para as figuras e gráficos (quando eles existirem), leia o título, analise o layout, relembre o que já conhece sobre o assunto ou troque ideias com um colega. Ao fazer isso, você prepara seu cérebro para receber informações novas. Em outras palavras: ler fica mais fácil.

  1. SCANNING – Buscar informações específicas

Suponha que você fez uma busca no computador pela expressão “Reading strategies” e o mecanismo de busca retorna uma página onde se veem os primeiros 10 resultados. Veja um exemplo:

[pic 1]

        Você lê tudo antes de decidir se vai clicar nesse link ou não? Se você respondeu que não, você fez um scanning no texto, ou seja, leu rápido e seletivamente. Essa é uma excelente estratégia de compreensão quando você sabe exatamente o que quer de um texto antes de até começar a ler ou ouvir. Por isso mesmo, é uma boa estratégia para usar quando está fazendo uma prova.

  1. SKIMMING- compreender a ideia principal

Você então abre a página da Internet e começa a ler sobre as estratégias de leitura. Depois de ler uns dois parágrafos, você descobre que é um site para professores, recheado de linguagem técnica. Não é o que você procurava. Você interrompe a leitura e recomeça a sua busca.

        Isto é uma leitura ruim? Não, você está apenas buscando as ideias principais no texto – skimming – (provavelmente para decidir se quer ou não continuar a ler). É uma boa estratégia para quando se quer selecionar um texto.

  1. DEDUCE MEANINGS FROM THE CONTEXT

Imagine que você está lendo as instruções de um jogo e há uma palavra que você não consegue ler porque o papel está manchado.

Você consegue entender a frase? O que torna isso possível?

[pic 2][pic 3]

        Provavelmente duas coisas: o seu conhecimento prévio sobre o assunto (jogos) e o contexto que o resto da sentença lhe dá. Isso é “dedução”. É semelhante ao trabalho de um detetive: apesar de não possuir informações completas, ele consegue solucionar casos a partir das pistas de que dispõe. Essa é uma boa estratégia para usar quando não há um dicionário à disposição e o contexto lhe é familiar.

  1. DETERMINE THE KIND OF TEXT

Você está acompanhando alguém no supermercado e essa pessoa está com um pedaço de papel e uma caneta na mão. Você vê algumas palavras escritas formando uma coluna, mas não consegue ler. Cada vez que coloca um produto no carrinho, ela risca um item do papel.

        Que tipo de texto é esse? Se você disse “lista de compras”, está certo. Quando você identifica o gênero de um texto, é possível prever várias de suas características, até mesmo antes de começar a ler. A leitura é facilitada porque você sabe exatamente o que esperar desse tipo de texto.

  1.  INTENSIVE READING

Imagine que você tem que estudar para uma prova e precisa ler alguns textos sobre a matéria.

Você vai fazer um skimming ou scanning? Certamente nenhum dos dois. Existem situações em que você precisa ler em detalhe. Não é o caso de procurar um dado específico e não é suficiente ter apenas uma ideia geral. Você precisa então fazer uma leitura intensiva e extrair o máximo que puder do texto.

  1.  COGNATES

Observe as palavras abaixo, traduzidas em línguas diferentes:

[pic 4]

        Qual língua é mais fácil de entender? Qual é mais difícil? Há alguma palavra parecida com o português? Essa semelhança ajuda ou não na compreensão?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (148.7 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com