TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

1]CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS

Por:   •  28/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.606 Palavras (7 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS

Curso: Pedagogia EaD

Disciplina: Ludicidade em espaços escolares e não escolares           NOTA: 0,0 a 2,5

Professora Mestre Lucia Eugenia Pittas Martini                                        Semestre: 3º    

Acadêmico (a):Sandra Regina Campara                               RGM: 053.10962      

                           

Atividades da Aula 07

Atenção: Copiar texto ou trabalho de outro sem dar-lhe crédito, no curso superior é plágio.

Copiar trabalhos prontos para obter nota é fraude e zera a nota. Preocupa-nos porque postulamos um ensino de qualidade, estamos comprometidas com a formação de educadores, que devem ter postura ética para formar os futuros cidadãos. Para Oliveira: “o simples ato de copiar e colar o texto em um trabalho e levar ao professor sem a compreensão do assunto, sem adquirir o conhecimento é, no mínimo, um grande desperdício e, o mais grave, um ato ilícito.”

7.1  Caracterize, conforme o texto da aula 7, qual deve ser o perfil profissional  do pedagogo e onde ele poderá atuar:

 - A resposta deve ser coerente e coesa, sem erros e deve atender o enunciado. Valor: 0.0 a 0.3

 O pedagogo se prepara trabalhar com ações lúdicos e para formação de um bom educar, tem que correr atrás em busca das coisas novas, tem que ter autonomia na tomada das decisões ser tomada. Tem que contribuir para superação de exclusões sociais etnico-raciais econômicas ,culturais, religiosas, políticas, e outras .O profissional pedagogo tem que respeitar as diferenças ,da natureza ambiental , ecológica , étnico- racial de gêneros, classes sociais , religiões necessidades especiais, escolhas sexuais entre outras. O perfil do pedagogo e saber lidar com várias diferenças dentro do seu perfil.

7.2 A inclusão da disciplina de ludicidade no curso de formação de professores se faz necessária não só porque respalda teoricamente esses profissionais sobre a importância dos jogos e brincadeiras na infância, mas porque, permitirá aos formandos vivenciar novas experiências lúdicas, relacioná-las aos conhecimentos teóricos e proceder à análise não como diagnóstica da aprendizagem, mas da própria ação lúdica, ela mesma uma aprendizagem. Da formação lúdica podemos afirmar que:

I O adulto que vivenciou a ludicidade na infância, permite-se com maior facilidade participar de atividades lúdicas em encontros, oficinas e palestras.

II O “espírito lúdico” resulta mais do contato com os brinquedos do que os jogos que o educador manuseia ou participa, das ações vividas e sentidas, das atitudes lúdicas dos sujeitos envolvidos, que exigem sensibilidade, fantasia, imaginação.

III Os futuros educadores devem não só observar, mas jogar e propor atividades lúdicas em situações práticas de ensino, concomitantemente com o estudo sobre as teorias do jogo, num contexto de seriedade e comprometimento.

IV O processo de formação do professor é parte integrante de todo o processo, amplo, complexo e integral, sendo, portanto, indissociável de autoformação na relação concreta entre o estudo (técnico-científico), entre a reflexão individual e entre a interação coletiva.

V Na ludicidade está incluso o acervo lúdico da brinquedoteca que consiste num arquivo com brincadeiras e jogos adequados a cada idade conforme as fases de desenvolvimento da pessoa.

São afirmações corretas: Valor: 0.0 a 0.3

A (    ) I, II  e III

B (    ) I, III e V    

C (    ) II, III e IV

D (    ) I, III e IV

E (  x  ) III, IV e V

7.3 Escreva Verdadeira ( V ) ou Falsa ( F ) conforme considerar cada afirmativa: (0,0 a 0,6)

A atividade lúdica deve se manifestar sempre em situações de interação com todos os participantes envolvidos, cientes dos papéis sociais que devem desempenhar, das motivações e dos aspetos técnicos da brincadeira.

( v )

A brincadeira deve partir da iniciativa dos participantes, até pode ter o incentivo do professor, mas todos os envolvidos devem aceitar espontaneamente o convite.

(f  )

Toda atividade lúdica deve ter como finalidade o prazer, o resultado deve ser agradável e fazer arte da vivência cultural dos participantes.

(v  )

O lúdico induz os participantes a superarem obstáculos, porque a imaginação permite realizar até as ações impossíveis. Na brincadeira é impossível ser maior e melhor.

(v  )

Toda brincadeira tem regras, implícitas ou explicitas, seja a simples repetição de um exercício ou um jogo elaborado, a participação implica em aceitação prévia das regras.

(v  )

Se entrar no jogo precisa aceitar os resultados, ganhando ou perdendo. Na brincadeira de  faz de conta deve aceitar qualquer papel imposto pelo grupo, seja principal ou secundário.

( v )

Atividades da Aula 08

8.1 Considera-se lixo todo material descartado. Tudo o que não presta e jogamos fora. Seguem alguns fatos que devemos conhecer e praticar para preservar o nosso planeta.

I As notícias alarmantes de alagamentos, incêndios, deslizamentos, enchentes e tsunamis, que ouvimos e vemos com frequência na mídia, são resultantes unicamente das ações agressivas ou desleixadas causadas pelo próprio homem ao meio ambiente.

II O óleo de cozinha é um dos ingredientes mais nocivos ao meio ambiente. Jogado no ralo da pia, contamina rios e mares. Um litro de óleo pode poluir 10.000 litros de água ou mais.

III A coleta seletiva de lixo consiste na separação dos resíduos orgânicos (restos de alimentos, frutas e verduras) de outros materiais (vidros, metais, plásticos) que empresas recolhem e encaminham para reciclagem.

IV A responsabilidade com a coleta do lixo nas cidades é dos governantes. Pagamos impostos para que eles conservem limpos os logradouros públicos, terrenos baldios, calçadas e ruas. A tarefa de cada cidadão é de manter limpa o interior da sua residência e depositar o lixo nos locais apropriados para recolhimento.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (241.6 Kb)   docx (110.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com