TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Por:   •  28/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  272 Palavras (2 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 2

MARCIA GOMES SOUSA LUZ

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

A Importância do Letramento no Processo de Alfabetização

“Trabalho apresentado à Universidade Cruzeiro do Sul Educacional - UNICSUL como sendo um requisito parcial para que se possa obter o título de Pedagogo.”

Tutor: Ana Mello

CARAGUATATUBA, 20 DE AGOSTO DE 2016

O processo de alfabetização passou por várias mudanças ao longo do tempo é necessário compreender que a alfabetização não caminha sozinha, e deve estar integrada ao processo de letramento.

Os conceitos de alfabetização e letramento são confundidos, e se faz necessário saber que, são práticas distintas que devem caminhar juntas. A alfabetização pode ser entendida como a ação de ensinar ou aprender a ler e escrever, e o letramento é o estado de quem não apenas sabe ler e escrever, mas que também sabe fazer uso da leitura e da escrita em suas práticas sociais.

Assim percebe-se que na sociedade atual e cada vez mais importante o uso correto da leitura e da escrita e a total compreensão de tais conceitos.

Na visão de Paulo Freire, alfabetizar jovens e adultos vai além de ensinar ler e escrever. Esse aprendizado deve ter conexão com o cotidiano do educando, dando-lhe igualdade de conhecimento, de forma justa e digna. Sendo assim o educador torna-se um aliado de fundamental importância, oferecendo sem tantas hierarquias as ferramentas necessárias através da leitura e da escrita, ampliando os conhecimentos do educando de maneira que ele se torne apto a questionar direitos e deveres, agregando valores a sua vida real. Para Freire não basta saber ler e escrever, é preciso que se entenda o que se aprende e que a educação seja de real sentido, pois assim haverá alfabetização e letramento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (81.9 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com