TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Por:   •  24/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  16.661 Palavras (67 Páginas)  •  391 Visualizações

Página 1 de 67

                        ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Osmeri Lunelli

Professora Orientadora: Grasiele Maria Freitas Koepp

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Curso (1093) – Trabalho de Graduação

22/05/2017

RESUMO

Este trabalho objetiva fazer uma analise sobre o processo de alfabetização e alternativas metodológicas utilizadas para alfabetizar na educação infantil a nas series iniciais. Vivemos numa sociedade letrada onde a escola tem que cumprir com sua função social e o educando sendo sujeito de aprendizagem, precisa entender a função social da escrita para interagir neste contexto social tão complexo. Verificou-se que esse processo tem seu início desde que a criança nasce, através de sua convivência, de sua interação com o mundo, tendo sua continuidade na escola. Sabemos que o aluno não é alfabetizado pelo professor, mas ele próprio se alfabetiza à medida que vai interagindo com a leitura e a escrita, até que ele próprio consiga compreender, de forma conceitual, o que é ler e escrever. O professor precisa ser conhecedor dos métodos e das práticas da alfabetização, pois, esse é um processo indispensável de apropriação do sistema da escrita para a conquista dos princípios da alfabetização.

Palavras-chave: Alfabetização. Letramento. Aprendizagem. Professor.

1 INTRODUÇÃO

            O Ensino Fundamental é uma das fases mais importantes na vida escolar de uma criança. É nessa fase que alguns traços de personalidade ainda são construídos, nessa fase acontece a alfabetização. Além disso, o ambiente escolar desempenha um papel socializador em que a criança começa a ampliar sua rede de relações e, através do professor, consegue construir conhecimentos expressivos.

         A forma mais comum de alfabetizar é aquela em que o professor transmitirá seus conhecimentos para os alunos. Porém, existem professores que não estão qualificados para atender as necessidades dos seus alunos. “O conhecimento profissional do professor deve se construir no curso de formação inicial, ampliando-se depois, à medida que participa de ações de formação em serviço.” (Schotten, 2011, p.27). Porque dessa forma o professor vai buscar conhecimentos para atender as necessidades dos seus alunos.

        Barbosa (2013), diz que a alfabetização e as práticas pedagógicas são culturais, históricas e evoluem em função das necessidades sociais emergentes e do acervo de conhecimento disponível, acervo esse que permite a elaboração de uma nova teoria, capaz de justificar a nova prática necessária. Seu entendimento sofreu transformações significativas ao longo do tempo, implicando em novas pesquisas, metodologias e redimensionamentos.

        

Saber ler e escrever possibilita o sujeito do seu próprio conhecimento, pois sabendo ler, ele se torna capaz de atuar sobre o acervo de conhecimento acumulado pela humanidade através da escrita e, desse modo, produzir, ele também, um conhecimento (BARBOSA, 2013, p.19)

        Nos anos iniciais é comum desenvolver atividades com temas que os alunos já conhecem, porque com assuntos que eles interagem no dia a dia é mais fácil construir o conhecimento. E tudo aquilo que ele produzir deve ser valorizado, pois foi produzido por ele e representa algo.

        O professor tem um importante papel no andamento da Educação Infantil, pois ele é o mediador entre a criança e o conhecimento. Assim sendo, é extremamente necessário que esse profissional esteja em uma constante busca por aprender sobre o desenvolvimento de crianças e a forma como elas vêem e sentem o mundo, criando oportunidades para elas manifestarem seus pensamentos, linguagem, criatividade, reações, imaginação, idéias e relações sociais.

        A escolha deste tema deu-se devido a minha identificação pelo mesmo e por sentir a necessidade de me aprofundar como futura educadora. Também por ter o entendimento que alfabetização e letramento serão conhecimentos importantes na minha profissão. Para obter esse conhecimento, busquei compreender melhor este processo de ensino com a ajuda de artigos e autores que me possibilitaram uma maior compreensão à respeito do assunto.

        Os objetivos que pretendo alcançar neste trabalho visam deixar claro o que é alfabetização e o que é letramento. Como esses processos acontecem e qual a função do professor dentro do processo ensino-aprendizagem.

        Será um trabalho onde o leitor encontrará questões que evidenciam a importância do alfabetizar e letrar em sala de aula. Também os caminhos que o professor alfabetizador necessita percorrer para que possa encontrar resultados positivos na busca, sendo que todo professor precisa estar em constante formação, discutindo a concepção de alfabetização e letramento, bem como, propondo práticas inovadoras para esse processo.        

        

2 COMO ALFABETIZAR

        Nas últimas décadas a alfabetização vem preocupando a sociedade como um todo, isto porque ainda há muitos analfabetos em nosso País. Existem grandes campanhas em diversos setores da sociedade, como empresas, rádios, emissoras de TV e jornais, desenvolvendo projetos tendo como meta erradicar o analfabetismo.

Quando a criança vem para a escola, a preocupação da família e da própria escola é com a aprendizagem da leitura e da escrita, uma vez que elas são consideradas as aprendizagens escolares, ou seja, é na escola que se aprende a ler e a escrever. Deve-se considerar que a grande maioria das crianças já interagiram com os símbolos utilizados na representação gráfica do alfabeto em varias situações por elas vivenciadas.

YIGOTSKY, (1998, p.110), afirma que o aprendizado das crianças começa muito antes de elas freqüentarem as escolas. “Qualquer situação de aprendizado com a qual a criança se defronta na escola tem sempre uma história prévia”. Já BARBOSA (1994, p. 67) argumenta que é nos encontros vivenciados pelas crianças e promovidos pelo “meio ambiente em que vive que a criança inicia progressivamente a construção da sua maneira de ser leitor, processo que teve seu início bem antes de sua chegada a escola”. As escolas devem que ser instâncias onde as crianças possam socializar as experiências, sistematizando-as para em um segundo momento aprofundá-las. A escola formal irá aos poucos sistematizar esses conhecimentos possibilitando a compreensão de seus significados, para que os mesmos sejam assimilados e utilizados no contexto escolar e na vida, proporcionando a construção de outros saberes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (104.2 Kb)   pdf (431.9 Kb)   docx (345.6 Kb)  
Continuar por mais 66 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com