TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Por:   •  22/8/2020  •  Resenha  •  1.177 Palavras (5 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 5

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO

CAMPUS DE CAXIAS COORDENAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

BRUNO MYGUYRAYROM BARROS FERREIRA FRANCISCA RAQUEL MENDONÇA

TEXTO DISSERTATIVO

TIMBIRAS 2020

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO

CAMPUS DE CAXIAS COORDENAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

BRUNO MYGUYRAYROM BARROS FERREIRA FRANCISCA RAQUEL MENDONÇA

Texto Dissertativo da leitura crítica do texto:

Texto 7: “Educação Popular, Educação Social, Educação Comunitária: conceitos e

práticas diversas, cimentadas por uma causa comum” – Moacir Gadotti

Texto 8: “O que é o método Paulo Freire” – Carlos Rodrigues Brandão

TIMBIRAS 2020

Educação popular, social e comunitária. Não dá para falar de uma educação em geral, separando de seu contexto histórico. E como todo ponto de vista é a vista de um ponto, precisamos indicar de que lugar, de que território, que estamos falando.

A pedagogia, como a teoria da Educação Traduz essa riqueza de práticas educacionais. As pedagogias que se dizem puramente científicas, sub sua pseudo neutralidade escondem a defesa de interesses hegemônico da sociedade e concepções de educação. Ao contrário, as pedagogias críticas tem todo o interesse em declarar seus principais valores. É o que acontece com a educação popular, A educação social e a educação comunitária. Apesar desta afinidade ideológica, como são educações históricas. Isso não se constitui constituiu uma deficiência, mas em riqueza, um mosaico de experiências, teorias e práticas compõem esse campo.

Cada uma tem sua evolução particular se transformando ao longo da história, assumindo Novos Campos de atuação. São educações que concebem o estado e a sociedade como uma arena (no sentido gramsciano). Na qual é preciso marcar posição, garantir conquistas e conquistar novos direitos, trabalhando com as contradições e limites existentes, tanto no estado quanto fora dele.

Adversidade é a marca desse movimento de educação social, popular, Cidadã, Cívica e comunitária. Estas diversidades têm em comum compromisso ético-político. Por outro lado, existem visões conservadoras da educação que utilizam rótulo da educação popular, Comunitária ou social.

“O método Paulo Freire” não se incomodava com isso, ele chegou a falar de sua pedagogia emancipadora aos técnicos do MOBRAL, Paulo Freire insistia que a “história é possibilidade” e não determinação, podemos incidir sobre essas contradições. Essas educações não tem como sujeitos apenas os mais empobrecidos e marginalizados. Os originais desta obra comércio com a conhecida dedicatória:

(Considerando)

Ele não escreveu sua Pedagogia do Oprimido apenas pensando nos oprimidos, mas pensando também nos não oprimidos. Pensa que os educadores sociais são também aqueles que, mesmo não sendo necessariamente, os oprimidos, lutam ao lado deles. Precisamos politizar mais nosso argumento e polemizar valorizar mais a luta do que a disputa. É na prática social que superam nossas divergências teóricas.

O professor que em meio à correria do dia- a- dia não filha o impedimento para escrever o livro sobre o método de Paulo Freire. Diante de sua rotina ele estudou pesquisou o método de Freire. A Semana de Filosofia e Educação popular em Mossoró foi palco para a explanação do método que foi aplicado em Angicos, no estado do Rio Grande do Norte.

O impacto do livro reflete nos dias atuais e por isso a discussão do autor neste livro que promoveu o destaque às discussões sobre educação, um contribuindo principalmente nas políticas públicas de educação. O método desenvolvido por Paulo Freire nasceu em pleno vigor do regime militar, que, portanto não deu liberdade para a expansão de sua ideologia e por conseguinte não obteve o êxito que era esperada do seu método. Ele contribuiu não somente no Brasil, pois devido ao seu exílio passou por alguns países como Chile, os Estados Unidos e também a Europa. Sendo em Chile

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (45 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com