TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Por:   •  7/10/2020  •  Artigo  •  3.868 Palavras (16 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 16

CONTEMPLANDO A ORALIDADE A PARTIR DA FÁBULA: CONSTRUINDO CAMINHOS PARA O LETRAMENTO

Kasandra dos Santos de Oliveira[1]

RESUMO

O presente artigo teve como objetivo compreender a importância da oralidade para o desenvolvimento da criança a partir de atividades com o gênero narrativo fábula. Seguindo orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2016) que contempla a importância desse eixo. Para se chegar a esse objetivo realizou-se uma pesquisa bibliográfica buscando dados em livros, monografias, revistas on-line, entre outros meios de pesquisa. Verificou-se que a oralidade, um dos eixos abordados na BNCC (2016), proporciona aulas significativas, na medida que se envolve em práticas sociais que vão além da alfabetização (relação entre a pauta sonora e as letras, entre outros aspectos). Escolheu-se para o desenvolvimento deste estudo o gênero narrativo fábula, visto que são textos bastante eficientes no que tange aos aspectos didáticos-pedagógicos, pois abordam sobre os seres humanos em sociedade de maneira lúdica. E disseminam valores essenciais às relações sociais, tais como: ética, amizade, respeito às diferenças, humildade, generosidade, entre outros. Partindo desses pressupostos, apresentou-se a fábula A Cigarra e a Formiga, buscando despertar conhecimentos prévios dos alunos e construindo caminhos para a interação e troca de afetividade entre os alunos e professores. Acredita-se que a inserção dos alunos das séries iniciais na vida coletiva e a diferentes formas de comunicação ampliam as possibilidades se alfabetizar letrando.

Palavras-chave: Alfabetização. Aprendizagem. Fábula. Letramento. Oralidade.

ABSTRACT

This article aimed to understand the importance of orality for the development of the child from activities with the fabled narrative genre. Following guidelines from the National Common Curricular Base (BNCC, 2016), which contemplates the importance of this axis. In order to achieve this objective, a bibliographic search was carried out, looking for data in books, monographs, online magazines, among other means of research. It was found that orality, one of the axes covered in BNCC, provides meaningful classes,as it engages in social practices that go beyond literacy (relationship between the sound agenda and letters, among other aspects). For the development of this study, the fable narrative genre was chosen, since they are quite efficient texts with regard to didactic-pedagogical aspects, as they approach human beings in society in a playful way. And they disseminate values ​​essential to social relations, such as: ethics, friendship, respect for differences, humility, generosity, among others. Based on these assumptions, the fable A Cigarra e Formiga was presented, seeking to awaken students' previous knowledge and building paths for interaction and exchange of affection between students and teachers. It is believed that the inclusion of students in the initial grades in collective life and the different forms of communication expand the possibilities of literacy by writing.

Key Words: Literacy. Learning. Fable. Literacy. Orality.


INTRODUÇÃO

O presente artigo tem como objetivo compreender a importância da oralidade para o desenvolvimento da criança a partir de atividades com o gênero narrativo fábula. Seguindo orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2016) que contempla a importância desse eixo.

Compreende-se que o desenvolvimento da oralidade permite a inserção da criança no mundo social. E as atividades escolares necessitam ser organizadas com práticas que permitam ao aluno trocar experiências, conviver com os demais sujeitos e se inserir em práticas sociais significativas.

Dessa forma, para esse estudo escolheu-se o gênero narrativo fábula. Entendo a oralidade como um dos eixos contemplados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2016), de suma importância como os demais eixos, pois permite trocas de experiências, compartilhamento de ideias e o desenvolvimento do educando.

Nesse sentido, este estudo também se propõe a compreender diferentes aspectos relacionados à alfabetização e ao letramento. Entendendo que, o conhecimento de mundo dos alunos que chegam à escola, deve ser incluído e valorizado. Busca-se compreender como as atividades que contemplam a oralidade contribuem para o letramento?

Acredita-se que este estudo se justifica a partir do momento em que se buscam meios de melhorar aspectos práticos da profissão dos docentes, visto que traz ideias a serem utilizadas em sala de aula. Bem como, aborda sobre a BNCC (2016), que atualmente, está em implantação nos currículos das escolas brasileiras.

Como metodologia, será utilizada uma pesquisa bibliográfica, a partir do levantamento de dados que abordam sobre essa temática. Isso se dará a partir da leitura de livros, artigos, documentos do Ministério da Educação e Cultura (MEC), entre outros.

Assim, inicia-se abordando sobre o processo de alfabetização e letramento. A seguir, trata-se sobre a importância da oralidade no processo de letramento. Na sequência, trabalha-se a oralidade a partir de fábulas e as possibilidades do uso desse gênero narrativo nas atividades práticas em sala de aula. Encerra-se com as considerações finais e possibilidades de estudos futuros e referências bibliográficas.

2. ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Compreender as diferenças existentes entre a alfabetização e o letramento contribuem para que os professores organizem atividades significativas para as crianças, valorizando o conhecimento prévio, bem como os ensinamentos que trazem consigo do ambiente familiar.

Assim, inicia-se este capítulo apresentando conceituações de diferentes autores que se detêm ao estudo desse tema tão relevante nas práticas escolares.

Entende-se por alfabetização à compreensão e ao domínio do chamado “código” escrito, organizado em torno de relações entre a pauta sonora da fala e as letras (e outras convenções) usadas para representá-la, a pauta, na escrita. (VAL, 2006)

Corroborando com essas ideias Morais, Albuquerque e Leal (2007, p.15) explicam que:

Alfabetização – processo de aquisição da “tecnologia da escrita”, isto é do conjunto de técnicas – procedimentos habilidades - necessárias para a prática de leitura e da escrita: as habilidades de codificação de fonemas em grafemas e de decodificação de grafemas em fonemas, isto é, o domínio do sistema de escrita (alfabético ortográfico).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.3 Kb)   pdf (261.3 Kb)   docx (126 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com