TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO UMA FUNÇÃO SOCIAL

Por:   •  9/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  11.925 Palavras (48 Páginas)  •  455 Visualizações

Página 1 de 48

FACULDADE DE TECNOLOGIA

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

PATRICIA DA SILVA VARGAS

[a]

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO UMA FUNÇÃO SOCIAL

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM – ES

2017

PATRICIA DA SILVA VARGAS

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO UMA FUNÇÃO SOCIAL

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado a Faculdade de Tecnologia Cachoeiro de Itapemirim, orientado pela Profa. Karla R. Scaramussa, como requisito parcial para obtenção do título de especialista em Alfabetização e Letramento

Cachoeiro de Itapemirim – ES

2017

Epigrafe

“Para ser válida, toda educação, toda ação educativa deve necessariamente estar precedida de uma reflexão sobre o homem e de uma análise do meio de vida concreto do homem concreto a quem queremos ajudar a educar-se.”


(Paulo Freire)

RESUMO

A presente monografia tem como método as pesquisas bibliográficas, com o objetivo de discutir os métodos e as teorias aplicadas no decorrer da história da alfabetização no Brasil, suas respectivas e mudanças. Num primeiro momento, o texto apresenta aspectos históricos, pautado em material teórico e cientifico de autores e segmentos, que alicerçam os métodos e teorias utilizados na alfabetização entender as   teorias e métodos de alfabetização e como definir, avaliar, medir o Letramento. Em seguida, com base na relação do texto e contexto até então exposto, é feita a apresentação da teoria construtivista que é a norteadora das práticas educacionais brasileiras, amparada dentro das leis educacionais como LDB e PCNs. E a partir de então, uma análise crítica e reflexiva, sobre a teoria construtivista, postura e formação dos educadores envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, pois o processo de alfabetização é amplo e complexo, e, implica não só a capacidade intelectual, mas também diferentes fatores de ordem social, emocional, físico e psicológico da criança que requer dos educadores interação com todas as áreas para que o aluno possa desenvolver suas potencialidades. Para finalizar as exigências atuais de alfabetização reivindicam a formação de sujeitos que saibam, além de ler e escrever, fazer uso competente dessas habilidades de acordo com as demandas sociais. Portanto esse trabalho propõe uma discussão sobre o processo de alfabetização nas séries iniciais do ensino fundamental. Buscou-se conhecer a concepção acerca da alfabetização e do letramento, visando favorecer o desenvolvimento desses processos.

Palavras-Chave: Métodos de alfabetização. Alfabetização e Letramento. Leitura, Pnaic.[b]

RESUMEN

La presente monografía tiene como método las investigaciones bibliográficas, con el objetivo de discutir los métodos y las teorías aplicadas en el transcurso de la historia de la alfabetización en Brasil, sus respectivas y cambios. En un primer momento, el texto presenta aspectos históricos, pautado en material teórico y científico de autores y segmentos, que fundamentan los métodos y teorías utilizados en la alfabetización para entender las teorías y métodos de alfabetización y cómo definir, evaluar, medir el Letramento. A continuación, con base en la relación del texto y contexto hasta entonces expuesto, se hace la presentación de la teoría constructivista que es la orientadora de las prácticas educativas brasileñas, amparada dentro de las leyes educativas como LDB y PCNs. A partir de entonces, un análisis crítico y reflexivo, sobre la teoría constructivista, postura y formación de los educadores involucrados en el proceso de enseñanza-aprendizaje, pues el proceso de alfabetización es amplio y complejo, y, implica no sólo la capacidad intelectual, sino También diferentes factores de orden social, emocional, físico y psicológico del niño que requiere de los educadores interacción con todas las áreas para que el alumno pueda desarrollar sus potencialidades. Para finalizar las exigencias actuales de alfabetización reivindican la formación de sujetos que sepan, además de leer y escribir, hacer uso competente de esas habilidades de acuerdo con las demandas sociales. Por lo tanto, este trabajo propone una discusión sobre el proceso de alfabetización en las series iniciales de la enseñanza fundamental. Se buscó conocer la concepción acerca de la alfabetización y del letramento, con el objetivo de favorecer el desarrollo de estos procesos.

Palabras clave: Métodos de alfabetización. Alfabetización y lectura. Lectura, Pnaic.[c]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

07

CAPITULO 1

09

1   CONTEXTO HISTÓRICO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO BRASIL.

09

  1. Os métodos de alfabetização.

10

1.2 A diferença entre Alfabetização e Letramento.

13

1.3 Definir, avaliar o Letramento.

16

CAPITULO 2

20

2   A IMPORTÂNCIA DE ALFABETIZAR LETRANDO.

20

2.1 A leitura no ambiente escolar.

22

2.2 Contribuições da pré-escola para o desenvolvimento da Alfabetização e letramento.

25

2.3  A alfabetização e o letramento no desenvolvimento de habilidades leitoras.

29

CAPITULO 3

31

3 O ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS.

31

3.1 PNAIC- Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa.

33

CONSIDERAÇÕES FINAIS

36

REFERÊNCIAS

38


INTRODUÇÃO

Socializo neste espaço, a Monografia realizada como Trabalho de Conclusão do Curso de Alfabetização e Letramento da Faci, na qual enfatizo os diferentes entendimentos de alfabetização e letramento e os possíveis impactos. Além disso, trago como estes dois conhecimentos são abordados nas propostas oficiais, destacando as séries iniciais do ensino fundamental e o Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa, para finalmente apontar uma proposta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (80.8 Kb)   pdf (363.4 Kb)   docx (92.3 Kb)  
Continuar por mais 47 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com