TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História da Educação e da Pedagogia; Didática da alfabetização e do letramento; Aprendizagem e desenvolvimento social da criança

Por:   •  25/5/2017  •  Resenha  •  992 Palavras (4 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

 Cynthia da Silva Dias Carneiro - RA:1267488531

 Jéssica Ferreira Da Cruz – RA: 0571536509

 Tamara Braga – RA:

“História da Educação e da Pedagogia; Didática da alfabetização e do letramento; Aprendizagem e desenvolvimento social da criança;

Introdução à Educação virtual; Direitos Humanos.”

Tutor: Maria Sirlene de Barros

OSASCO

 02/06/2016

Introdução

A Provinha Brasil é elaborada e distribuída pelo Inep, para todas as secretarias de educação municipais, estaduais e do Distrito Federal. Assim, todos os anos os alunos da rede pública do ensino fundamental, têm oportunidade de participar do ciclo de avaliação da Provinha Brasil. A adesão a essa avaliação é opcional, e a aplicação fica a critério de cada secretaria de educação das unidades federadas.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, fazem o envio do material impresso da Provinha Brasil para as escolas públicas que participaram do processo de adesão à avaliação. A distribuição são feitas sempre com antecedências. São enviado os cadernos dos aluno e dos professores contendo os testes de leitura e as orientações para aplicação. Com as pesquisas os alunos do Ensino Fundamental façam as provas elaboradas pelo Inep. O resultado pode ser utilizado pela coordenação pedagógica e professores das escolas para auxiliar na análise de aprendizado de cada crianças que cursam o ensino fundamental.

Os relatórios de diagnóstico gerados pelo sistema serão para as decisões de mudanças pedagógicas e de gestão, buscando a melhoria no aprendizado dos estudantes. A prova permite aos professores e gestores obter mais informações com

isso auxiliando o monitoramento e a avaliação dos processos de desenvolvimento da alfabetização e do letramento, oferecidos nas escolas públicas.
Esse tipo de avaliação é bem-vinda nas escolas e tem trazido efeitos positivos, tendo na gestão escolar, quanto no trabalho dos professores e ainda na aprendizagem dos alunos. Desde de sua criação, houve transformações em sua metodologia de aplicação e objetivos. Também proporciona mudanças significativas na gestão e organização escolar. Os professores e a equipe pedagógica tornam-se mais unidas, planejam, desenvolve atividades mais elaboradas com base nas provas e trabalham em nível mais elevado.

Portanto, o objetivo com esta pesquisa é avaliar os efeitos dos resultados da Prova Brasil nas escolas. Oferecendo ações que proporcionem a melhoria da educação neste nível do ensino fundamental, tendo como referência os ciclos de cada ano para análise.

             Passo 01.   Seus objetivos, métodos e público-alvo.

      No ambiente escolar as avaliações são indispensáveis para o desenvolvimento do trabalho pedagógico, por se tratarem de uma verificação dos resultados de ações direcionadas ao cumprimento de objetivos planejados.

       As metodologias e análises utilizadas, no entanto, proporcionam processos avaliativos distintos, embora não excludentes.
      As avaliações do cotidiano das salas de aula são elaboradas por professores de cada área, aplicadas em diversos períodos ao longo do ano são diagnósticos destinados a auxiliar os professores na readaptação do ensino de acordo com o acompanhamento dos alunos.
    Outras modalidades de avaliação interna são essenciais para o desenvolvimento contínuo do trabalho pedagógico, por avaliarem domínio de conteúdos em sala de aula.
    Já as avaliações externas em larga escala são desenvolvidas fora do ambiente escolar para serem aplicadas a um grande número de participantes. Com elas, é possível obter duas análises sobre o desempenho dos alunos.
    Conhecida como Avaliação Educacional externa em larga escala, Avaliação Diagnóstica, esse último tipo de análise representa um olhar diferenciado sobre os dados coletados, ao verificar prioritariamente se as metas planejadas pela gestão escolar para o aprendizado dos alunos em uma determinada série e área do conhecimento.
     Cujo objetivo é diagnosticar nos alunos o nível de domínio de competências essenciais para a plena formação de indivíduos capazes de participar ativamente da sociedade. Quando agregado ao trabalho dos professores que estão diariamente em sala de aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (114.8 Kb)   docx (164 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com