TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância social da Alfabetização e do letramento.

Por:   •  10/9/2019  •  Artigo  •  3.836 Palavras (16 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 16

A importância social da Alfabetização e do letramento.

RESUMO

A comunicação sempre foi algo importantíssimo para o ser humano.Os primeiros habitantes do mundo que se tem conhecimento não tinham um sistema de comunicação como os dos dias atuais. A comunicação provavelmente se dava como a dos demais animais, por meio de gestos e grunhidos. Com o passar do tempo o ser humano foi se desenvolvendo e guiados pelo instinto de sobrevivência, aprendeu a criar utensílios para caça, pesca, proteger a si e seu grupo e por meio da repetição, ensinava aos demais. Essa anteriormente a utensílios para caça e proteção e pode ter passado isso aos demais, através de gestos e repetição do processo (ensinando), criando assim, uma forma primitiva e simples de linguagem que até hoje se encontra em desenvolvimento, principalmente após a criação da escrita. Comunicar se por meio da escrita e da leitura é indispensável a vida em sociedade, o que faz necessário o constante estudo sobre o tema.

Por meio deste Trabalho de Conclusão de Curso tem, se por objetivo, analisar importância social da alfabetização e o letramento. A elaboração do artigo em tela se justifica diante de como diz o título: “ da importância social da alfabetização e do Letramento”. O método de pesquisa escolhido foi o de revisão bibliográfica e documental, que será baseada principalmente nas obras de: MAGDA SOARES, EMILIO FERREIRO E ARTUR GOMES DE MORAIS.

Palavra Chave: Alfabetização e Letramento; Ensino; Comunicação; Vida Social.

ABSTRACT

Communication has always been very important for human beings. The earliest known inhabitants of the world did not have a communication system like today. The communication was probably like other animals, through gestures and grunts. Over time the human being developed and guided by the survival instinct, learned to create tools for hunting, fishing, protecting themselves and their group and through repetition, taught to others. This was previously used for hunting and protection tools and may have passed this on to others, through gestures and repetition of the process (teaching), thus creating a primitive and simple form of language that is still under development, especially after the creation of the writing. Communicate if through writing and reading is indispensable to life in society, which makes the constant study on the subject necessary.

Through this Course Conclusion Paper aims to analyze the social importance of literacy and literacy. The elaboration of the article on screen is justified by the title: “the social importance of literacy and literacy”.

The research method chosen was the bibliographic and documentary review, which will be based mainly on the works of: MAGDA SOARES, EMILIO FERREIRO AND ARTUR GOMES DE MORAIS.

Keyword: Literacy and Literacy; Teaching; Communication; Social life.

INTRODUÇÃO

A vida em sociedade não é algo muito simples. Requer do ser humano alguns prévios conhecimentos para que ele possa conviver em grupo, interagir e fazer parte de uma comunidade. Antigamente, não existia uma forma de comunicação como a atual, onde podemos facilmente compreender o que às pessoas a nossa volta dizem ou expressão. Hoje há inúmeros meios pelos quais o ser humano se comunica: Comunicação verbal, escrita, digital, por meio de imagens, corporais etc… Antigamente Basicamente a comunicação entre as pessoas era feita por meio de gestos e grunhidos, de forma bem primitiva.

Com o passar do tempo às coisas evoluíram e podemos observar que os homens começaram a desenvolver o que é conhecido como a primeira forma de escrita, que eram os desenhos feitos nas pedras das cavernas. Desde então a comunicação assim como a humanidade vive numa constante evolução.

Eis que surge a escrita, sendo seus primeiros vestígios datados de 5500 A.C, e com o seu surgimento, devido a necessidade do desenvolvimento da economia e da sociedade, deixamos a pré história de lado e começamos a viver uma nova fase da história da humanidade.

A alfabetização é entendida como o processo de aprendizagem pelo qual,é desenvolvida a habilidade de ler e escrever corretamente e a utilizar esta habilidade para comunicar e com os demais em seu meio. De acordo com Kleiman(1995), podemos entender letramento como “um conjunto de práticas sociais que se usam a escrita, enquanto sistema simbólico e enquanto tecnologia, em contextos específicos, para objetivos específicos.” Ou seja o letramento nada mais é do que a capacidade que o indivíduo possui de interpretar as coisas.

Muita das vezes lemos diversos conteúdos seja em jornais, revistas, rótulos de produtos que compramos em um supermercado por exemplo, e por mais que consigamos ler no sentido literal, não conseguimos compreender o que aquele texto quer dizer, podemos então compreender uma diferença entre ser alfabetizado e letrado. Pois enquanto a alfabetização é o processo de aprendizagem pelo qual se desenvolve a habilidade de ler e escrever, no letramento desenvolvemos o uso competente da leitura e da escrita no dia a dia em sociedade. Se sente parte daquele meio. Portanto temos que o conhecimento é algo indispensável para o desenvolvimento de qualquer sociedade e que a o alfabetizar e letrar nossos alunos, estamos fornecendo a eles subsídios para que se desenvolvam e se preparem para vida em sociedade, contribuindo de forma efetiva com seu grupo.

O educador, enquanto mediador do conhecimento, deve oportunizar o crescimento de seu aluno de acordo com seu nível de desenvolvimento, oferecendo um ambiente de qualidade que estimule as interações sociais, propiciando um ambiente enriquecedor de imaginação, onde o aluno atue de forma autônoma e ativa, construindo seu próprio processo de aprendizagem.

A comunicação escrita.

Para que possamos compreender a real importância da escrita para a sociedade é necessário que façamos uma análise histórica da comunicação. Pois nem sempre como veremos, a comunicação se deu de forma escrita ou verbal.

O “Período Paleolítico” foi um período da história da humanidade compreendida entre 50.000 a.C à 18.000 a.C., esta foi uma época onde encontramos o registo das primeiras representações gráficas de comunicação e foi nesse período que o homem começou a se expressar por meio de pinturas rupestres,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.2 Kb)   pdf (67.8 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com