TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATIVIDADE COMPLEMENTAR: EFEITO PIGMALEÃO (FILME)

Por:   •  28/10/2021  •  Resenha  •  407 Palavras (2 Páginas)  •  537 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE COMPLEMENTAR: EFEITO PIGMALEÃO (FILME)

O filme relata a história de uma orientadora escolar, que por motivos pessoais, pede transferência para trabalhar numa escola periférica da França.

O ambiente escolar totalmente defasado, funcionários que não levam o serviço a sério, fazendo muitas piadas no horário do trabalho, gerando desrespeitos entre os mesmos e os alunos.

Professores com condutas inadequadas na hora da aula, um deles é o professor de Educação Física, que pronuncia muitos palavrões, e outros agindo com autoritarismo, causando discussões em sala de aula.

Ela é surpreendida ao saber da turma do 9° ano, chamados de “S.0 = SEM OPÇÃO’’ que são alunos problemáticos, reunidos na mesma classe, com indicação dos professores e permissão da gestão escolar.

A orientadora utilizar o diálogo e o respeito para um ambiente harmonioso, e decisões racionais, um dos exemplos é quando um aluno estava roubando as sobremesas no refeitório, ela a princípio punir ele e depois descobre que roubava para alimentar seus cincos irmãos, nesse momento ela reconhece que errou e tentar corrigir, conseguindo que todas as sobras das sobremesas fossem dadas aos alunos, duas vezes na semana.

Um aluno do 9° da turma sem opção, chamado Yanis era direcionado constantemente a sua sala, por maus comportamentos em sala de aula, e descobre que seu pai estava preso, isso trazia muito desmotivação, ela observa que ele é muito inteligente e tem potencial, e passa a motiva-lo.

Um certo dia o melhor amigo de Yanis, morre no acidente de trânsito, e ele fica totalmente desolado, e quando retorna para escola, se irrita com o professor e o agride com palavras ofensivas. O método aplicado nessa escola, era é da punição, advertências, suspensão, sala de detenção e nos casos extremos, era encaminhado para Conselho para votação de expulsão do aluno. O Yanis foi convocado para o Conselho, e acreditava que seria expulso, porém a Orientadora na reunião, traz uma reflexão orientando que não seria o melhor caminho.

O filme acaba com o YANIS no ano seguinte estudando na mesma escola, e a orientadora Educacional acompanhado de perto a evolução dele.

O que filme agregou na minha formação acadêmica?

Como futura educadora, devo evitar piadas excessivas e linguagens inadequadas no ambiente escolar, afim de ser respeitada pelos alunos e os colegas de trabalho.

Devo agir através do diálogo e compreensão, podendo orientar e motivar os alunos, para um futuro melhor (igual a orientadora educacional, fez com Yanis).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (37.7 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com