TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA

Por:   •  20/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.003 Palavras (5 Páginas)  •  494 Visualizações

Página 1 de 5

AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA (AD2) – 2018/2

Disciplina: Alfabetização 1

• O roteiro a seguir tem por finalidade orientá-lo(a) na elaboração de sua resenha comparativa e está dividido em quatro partes complementares. Nas duas primeiras partes, seu trabalho deve ater-se exclusivamente ao conteúdo dos textos lidos, pois serão fichamentos. Recorde que é recomendável mesclar trechos transcritos do texto com trechos escritos por você mesmo(a). Não se esqueça: sempre que transcrever um trecho do texto, utilize aspas e informe a(s) página(s) onde se encontra. Na terceira e última parte, um breve questionário o orientará para a realização do estudo comparativo entre os textos, sua resenha propriamente dita.

• Ao final, salve o arquivo com seu nome e o entregue a seu tutor presencial até a data limite, conforme constante no calendário da disciplina. Salvo instrução em contrário, você deverá efetuar a entrega desta AD pela plataforma on-line da disciplina.

1ª PARTE (2,5 pontos)

FICHAMENTO DO TEXTO

1. Autor e título do artigo em forma de citação bibliográfica:

Araújo, Mairce da Silva. Alfabetização: conteúdo e forma 1. V1/ Mairce da Silva Araújo. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ 2005. Aula7, Cultura e Linguagem: a questão da oralidade. pág. 73-87.

2. Objetivo geral do artigo (um único objetivo que sintetize a finalidade do texto como um todo):

O texto busca discutir o papel da oralidade na aprendizagem da leitura e da escrita, para tanto apresenta as diferentes perspectivas para abordar a alfabetização, estabelecer a diferença entre as metodologias tradicionais de alfabetização e os processos de significação, além de abordar o preconceito originado pela desconsideração da diversidade linguística.

3. Principais seções ou blocos de informação que constituem o texto:

São três seções/ blocos:

Alfabetização e oralidade: Diferentes perspectivas da alfabetização (página 74).

Como a professora ensina? Como as crianças aprendem? Impasses e contradições no ensinar e no aprender (pag. 76).

Alfabetização e preconceito linguístico. (página 82).

4. Ideias principais de cada seção ou bloco de informação:

Na 1ª seção/bloco - Alfabetização e oralidade: Diferentes perspectivas da alfabetização (página 74 e 75) a ideia principal é assinalar cada uma das diferentes dimensões da abordagem da alfabetização, quais sejam: histórica, política, sociocultural, antropológica, psicológica, linguística e pedagógica.

“Diferentes perspectivas teóricas apontam para caminhos metodológicos diversos. Sendo multidimensional, a alfabetização não pode ser tratada apenas em seus aspectos teórico-metodológicos. A alfabetização é uma prática social e, como tal, deve ser abordada em suas dimensões histórica, política, sociocultural, antropológica, psicológica, linguística e pedagógica.”

“A perspectiva linguística trata das questões relativas ao código, à simbolização, à convenção.”

“A perspectiva sociocultural privilegia os significados, os sujeitos, os usos e as práticas socioculturais.”

“A perspectiva pedagógica investiga os processos metodológicos e os procedimentos didáticos de ensino e aprendizagem.”

“Já a perspectiva histórica analisa a história da escrita e os processos de acumulação, difusão, circulação e distribuição da escrita nos diferentes momentos históricos (...) com ênfase na história da alfabetização, ou seja, no ensino e na aprendizagem da leitura e da escrita.”

“A perspectiva psicológica tratar da investigação dos processos cognitivos de aprendizagem da língua escrita e das diferenças entre as estruturas de pensamento de indivíduos alfabetizados e não-alfabetizados.”

“a perspectiva política se traduz num processo de conscientização, ou seja, possibilita uma reflexão crítica do sujeito sobre sua própria capacidade de refletir”.

No 2ª seção / bloco - Como a professora ensina? Como as crianças aprendem? Impasses e contradições no ensinar e no aprender (pag. 76 a 81) a ideia principal é comparar a concepção associacionista de alfabetização reduz o ato de ler e escrever a uma questão de percepção,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (41.6 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com