TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Afetividade e Educação

Por:   •  12/3/2017  •  Dissertação  •  265 Palavras (2 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 2

Podemos fundamentar com os principais teóricos da educação como Piaget, Vygotsky e Wallon que enfatizam suas teorias com a relação entre afeto e cognição, pois o afeto é um grande laço que liga o professor e aluno, onde será relacionado auto estima, amor e valores, alem disso é preciso manter os laços entre educando e educador, escola e família.

O ambiente escolar é o primeiro ambiente fora do convívio familiar da criança e por isso o professor deve oferecer condições para que a criança se sinta segura. Deve-se considerar que a escola é a continuação do lar, devendo o educador contribuir para o desenvolvimento de seus alunos, e não só na transmissão de conhecimento teórico, pois o professor será influenciador, servirá como espelho para o aluno. É importante lembrar que o desenvolvimento humano não se dá somente nos aspectos cognitivos, mas nos afetivos também. O afeto se faz necessário para a formação de pessoas felizes que serão capazes de conviver com as adversidades do mundo.

Deve haver uma valorização da afetividade vinculada à educação infantil através das emoções, das relações humanas, do afeto e principalmente do perfil diferenciado do professor de educação infantil, pois este deve estar ciente que não é somente seus conhecimentos intelectuais que deverão ser passados aos alunos, e sim muito afeto também, para que no futuro a criança se torne um adulto que saiba lidar com suas emoções e tenha cativado dentro de si os melhores sentimentos, não esquecendo que bons exemplos e bons sentimentos farão um importante papel na formação do caráter e da formação dessa criança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)   pdf (34.2 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com