TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Alfabetização e Letramento

Por:   •  16/5/2016  •  Dissertação  •  269 Palavras (2 Páginas)  •  491 Visualizações

Página 1 de 2

Alfabetização e Letramento

A Alfabetização já passou por diversos métodos e forma de ensino passou pelo período do BE a BA, depois da época do construtivismo esse método foi desprezado, hoje vivemos uma síntese, eles buscam codificar e decodificar, entretanto hoje descobrimos que não temos um conceito pré-definido que seja idôneo e totalmente correto, continuamos em busca de uma metodologia de ensino que traga uma forma de alfabetizar de maneira simples, atraente e comunicável para o alfabetizado, uma maneira de atingir a todos com o conhecimento e mudar o cenário que hoje é tão devastador para o crescimento e evolução do ser humano.

O letramento vem do conceito de domínio e uso correto da leitura. Temos outra forma de falarmos em letramento, um exemplo um licenciado em matemática esse é um letrado nesse quesito, por ter o domínio da matéria.

A alfabetização e o letramento andam juntos, entretanto são distintos no seu conceito um é ação de alfabetizar o outro do domínio da Leitura.

No Brasil temos um avanço na alfabetização, mas ainda não é o suficiente para atingir um percentual satisfatório. Precisamos ainda discussão e pesquisas para chegar a um método que atinja a todos. Alcançar diretrizes curriculares que possa desenvolver a educação no nosso país, essas diretrizes ampliam o conhecimento e o espaço de desenvolvimento das crianças, tudo deve ser integrado numa proposta pedagógica e a criança sendo o centro, incluir a cultura e integrar a família dentro do contexto e proposta pedagógica.

Temos um caminho já percorrido, mas um caminho grande ainda a percorrer, a educação tem que ser prioridade e foco para mudar o caminho da alfabetização e o letramento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (47.5 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com