TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Alfabetização e Letramento

Por:   •  2/1/2017  •  Artigo  •  1.252 Palavras (6 Páginas)  •  544 Visualizações

Página 1 de 6

Faculdade de Educação e Tecnologia da Amazônia – FAM

RESUMO

Este artigo, traz em discussão os desafios que permeiam a educação no processo de ensino e no que está relacionado a alfabetização e letramento, sabe-se que estes, passaram por um processo de mudança no que determinava seu objetivo. Em vista disso, o assunto proposto objetiva conceituar e ressaltar as diferenças entre eles e no que regem em sala de aula. Na atualidade, profissionais da educação buscam aperfeiçoar seus conhecimentos em busca de um ensino produtivo que só será possível através das pesquisas e conhecimentos, refletindo-os em seu sucesso profissional e na vida dos alunos. Porém, as dificuldades crescem e com isso as reprovações são maiores, e portanto, em síntese daremos ênfase nesses assuntos para melhor compreensão dos mesmos.

PALAVRAS-CHAVE: Desafios; Processo de ensino; reprovações.

INTRODUÇÃO

De acordo com o contexto histórico do homem, percebemos que a educação informal foi fundamental em seu processo de desenvolvimento, através da linguagem oral, desenhos e experiências, adquirindo dessa forma conhecimento para modificar o que estava em sua volta. Em nossos dias na educação esses métodos não são diferentes, assim como na época dos primórdios nós também estamos passando por um processo de desenvolvimento, lapidando as informações que os alunos adquirem em casa sendo, a oralidade o elo mais forte

para expressarmos o que pensamos, e a mesma varia de região e cultura, tendo cada indivíduo sua especificidade na fala e a capacidade de fazer uma leitura do que se tem em vista. No entanto, a alfabetização e letramento são primordial para a educação e a pedagogia, reelaborando os métodos de ensino e nos propõe mais autonomia para uma aula produtiva.

Com ênfase nos desafios enfrentados em sala de aula pelo professor, pois muitas vezes o alfabetizador se depara com obstáculos que limitam seu trabalho e retardam o processo de ensino aprendizagem dos alunos. Constatando que alguns dos desafios enfrentados pelo alfabetizador são a pouca formação focada na alfabetização e letramento, a falta de participação dos pais na vida escolar dos filhos e a o alto índice de indisciplina presente na sala de aula. Mediante a estes resultados concluiu-se que para superar os desafios propostos o educador deve agir em conjunto com a comunidade escolar e com os pais para rever ações e criar outras no intuito de oferecer uma educação qualitativa ao aluno.

DESENVOLVIMENTO

Segundo Soares (2003), o fracasso que surge na alfabetização e o letramento é o que nos atinge na atualidade exigindo uma atenção especial e soluções para o ensino de qualidade. Portanto é preciso compreender que a alfabetização e letramento são práticas distintas, porém, indissociáveis, interdependentes e simultâneas. No entanto, a falta de compreensão destes termos gera grande confusão em seu uso teórico e prático, levando à perda das especificidades destas.

DESAFIOS

Alfabetizar não está relacionado a decodificação, mas envolve um processo de construção do conhecimento, reconhecendo o educando como sujeitos autônomos, sem mecanismos repetitivos, e o letramento é a capacidade de ler e compreender o que está se tornando mais complexo.

E de acordo com Soares, 2003, a palavra letramento é de uso ainda recente e significa o processo de relação das pessoas com a cultura escrita. Assim, não é correto dizer que uma pessoa é iletrada, pois todas as pessoas estão em contato com o mundo escrito. Mas, reconhece que existem diferentes níveis de letramento, que podem variar conforme a realidade cultural.

Muitos professores não conseguem diferenciar a alfabetização e o letramento, esse é um dos desafios mais importantes a ser superado em nossos dias. Portanto, o professor precisar alfabetizar letrando e para isso, suas técnicas de ensino deve abranger ambas. Nas escolas públicas esse problema é mais explícito, além da busca constante por metodologias, o professor recebe uma turma lotada com alunos em diferentes níveis de aprendizados. No entanto no início do ano, a primeira tarefa essencial é descobrir quais as hipóteses de escrita das crianças, mesmo antes que saibam ler e escrever convencionalmente. Assim, fica mais fácil acompanhar, durante o ano, a evolução individual para planejar as intervenções necessárias que permitam que todos efetivamente avancem. Essa sondagem inicial influi na distribuição da turma em grupos produtivos de trabalho.

FORMAÇÃO DOS PROFESSORES

A sociedade contemporânea é letrada e do mesmo modo exige das escolas alunos qualificados e letrados. Portanto, aos profissionais de educação cabe a responsabilidade de alfabetizar letrando, para isso o professor deve estar preparado com metodologias que perpetuem os assuntos que aqui propostos, na busca de informação e pesquisas, reelaborando e renovando suas ideias, tendo como requisitos básicos cinco fatores fundamentais nesse processo:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (48.7 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com