TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Alfabetização e Letramento

Por:   •  15/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.189 Palavras (9 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 9

O papel do gestor escolar como agente transformador da educação

Autor Gracielly Do Nascimento Lopes

Prof. Maria Izaira Da Silva Gil

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Curso pedagogia (ped 1253) – Estágio VIII

27/09/2018

RESUMO

Este presente trabalho tem como finalidade discorrer sobre o papel do gestor escolar como agente transformador da educação, diante da observação, participação e colaboração durante as 39 horas de estagio, pude presenciar de perto como atua os que integram a equipe de gestão da escola e como a pratica do gestor pode ser fundamental para uma educação de qualidade. Explanaremos também sobre a atuação do pedagogo e faremos um breve comentário sobre o conceito de gestão e como uma gestão democrática acarreta benefícios para aqueles que estão no cargo de liderança e os desafios que o gestor enfrenta no seu dia a dia  

Palavras-chave: gestão – escola _ educação

1 INTRODUÇÃO

Para entendermos melhor como trabalha a equipe de gestão educacional se fez necessário a observação, participação e colaboração durante as 39 horas de estágio, onde pude ver de perto o dia a dia daqueles que fazem parte da equipe de gestão. A proposta aqui apresentada visa o papel do gestor escolar como agente transformador da educação. Quando através de sua prática educacional priorizam-se a qualidade de ensino com a participação de toda comunidade escolar. O presente trabalho tendo como área de concentração; gestão educacional, possibilitando-nos novos conhecimentos na área de gestão escolar e suas práticas. Como acadêmica contribuiu para busca de novos métodos de gestão através do papel do gestor. Conhecer a importância que o gestor tem dentro do ambiente escolar, deve ser vista como prática para o processo de construção do indivíduo desde que seus métodos sejam capazes de imputar obtenção do conhecimento. Narrar os dados em meu projeto de estágio de observação e entrevista, realizado na escola municipal santa luzia que está localizada na zona rural do município de Iranduba. Atualmente a escola atende a educação infantil sendo que através de anexo, ensino fundamental 1 e2 e EJA que estão distribuídos em suas respectivas series e turno, no ano letivo de 2018 a escola atende uma demanda de 314 alunos, nesse respectivo ambiente escolar estão lotados 36 funcionários entre direção, professores e administrativos. Neste trabalho busca conhecer a realidade em que se dará a prática de gestão educacional, diante do tema proposto. É importante aprofundar os conhecimentos assim relevante que o futuro gestor busque conhecer o papel fundamental que o mesmo tem diante da qualidade de ensino. A gestão escolar vai além ato de administrar e ter conhecimentos políticos pedagógicos. Partindo desse conceito pretende-se reconhecer o papel que esse profissional tem como agente transformador para uma educação de qualidade. Dessa forma abordaremos em poucas palavras o conceito de gestão, o papel do gestor escolar e como a prática de gestão democrática acarreta para uma gestão transformadora.

   

  1. Gestão educacional: conceito de gestão

A gestão é a base para se chegar ao sucesso de qualquer organização como um todo, buscando sempre ser aplicada em favor de metas a serem abrangidas pelas organizações. Diante da área de concentração gestão educacional o tema foi escolhido devido ao observar como a prática do gestor se torna capaz de transformar a educação. O papel do gestor escolar como agente transformador da educação tendo como objetivos: reconhecer o papel do gestor escolar como agente transformador para a educação, conhecer sobre o modelo de gestão democrático, entender as características que um gestor escolar precisa possuir. Segundo Howard Carlisle, citado em robbins (1999, p.49), “gestão é definida como o processo pelo qual os elementos de um grupo são integrados, coordenados, e/ou utilizados de forma eficaz e eficiente para atingir os objetivos organizacionais”.

 Como notamos na citação a gestão é todo um processo onde todos que fazem parte de um grupo trabalham juntos sobre uma mesma liderança na busca de um único ideal. Já para James lundy citado em robbins (1999, p.85), “gestão é principalmente, a tarefa de planejar, coordenar, motivar e controlar o esforço dos outros para uma gestão objetiva especifico é o que a administração faz. É a tarefa de planejamento, execução e controle”.

 Percebe-se que o cargo de gestão é o da cabeça de toda organização sendo ele responsável por todo o tracejar que será percorrido e a forma que será feito esse trajeto e o controle de toda essa ação. Ou seja, ele é atuante direto, a figura principal na realização do projeto.

  1. O papel do gestor escolar

Dentro da área da educação umas das mais importante, o que ganha destaque pela sua função dentro do ambiente educacional é o gestor escolar papel esse que vai muito além de tomar decisões, cumprir metas e seguir as leis que são obrigatórias .precisa ser democrático sugerindo a sua equipe meios que obtenham o sucesso da escola, precisa ser líder para buscar o direcionamento certo de todos aqueles que fazem parte da organização ,tem o papel de incentivar a busca de onde ocorrer erro ter a humildade de reconhecer a falha e sugerir ideias para corrigi-las e prosseguir. Deve ser ter ciência que sua equipe precisa ultrapassar os muros da escola que sua atuação não seja somente dentro dela, docentes e alunos, mas também com os pais e comunitários que fazem parte do cenário onde a escola está firmada, dando assistência através de ações e projetos realizados na escola. A escola que tem como parceiro um gestor que busca a qualidade de ensino de todos os seus alunos tem como parceria os pais nessa jornada. Pois estarão felizes com crescimento de seus filhos e elogiaram o nome da escola. O gestor escolar possui um importante papel no processo educacional de um estabelecimento de ensino. Pois é dele a palavra final nas decisões, sabendo que ele não toma a decisão sozinho pois tem todo um grupo envolvido nesse processo equipes pedagógicas e administrativas, professores e demais funcionários e todos que fazem parte da comunidade escolar. Desta forma podemos dizer que um dos principais papeis do gestor escolar é proporcionar todo um aparato necessário para aqueles que compõem a comunidade escolar. É de competência do gestor escolar, segundo luck (2009, p.18): [...]promover na comunidade escolar o entendimento do papel de todos na relação á educação e a função social da escola, mediante a adoção de uma filosofia comum e clareza de uma política educacional, de modo a haver unidade e efetividade no trabalho de todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (145.8 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com