TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Alfabetização e Letramento

Por:   •  14/3/2019  •  Projeto de pesquisa  •  3.347 Palavras (14 Páginas)  •  519 Visualizações

Página 1 de 14

OFICINAS PEDAGÓGICAS: UMA FORMA            LUDICA DE ALFABETIZAR

                                               Ariane Jéssica Dos Santos Silveira                                                

                                               Gleciane  Da Silva Faustino

                                 Juliane Mirela Monari

       Professora: Lilian Regina Rizzo Camargo

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

                          Licenciatura Pedagogia (PED1381) – Seminário Interdisciplinar VIII

25/11/2018

RESUMO

Atividades maçantes, mecânicas e artificiais ainda é presente na escola, com o intuito de promover a alfabetização, provoca desinteresse dos alunos. Diante disso, esse trabalho ira realizar um estudo focado na relação entre alfabetização e ludicidade.

Palavras Chaves ALFABETIZAÇÃO. MÉTODOS. LUDICO.

1 INTRODUÇÃO

A Pesquisa de Campo foi realizada na escola E.M Professora Neuza Maria Bertoncello no município de Mairinque SP, tendo uma sala para a turma do quinto ano do ensino fundamental, na faixa de trinta e cinco alunos na classe, no caso da escola do município é utilizado o caderno dos alunos e professor fornecido pelo estado que já é um currículo padronizado, é o mesmo que é utilizado pelo ensino médio e os livros didáticos como base. Sua metodologia de ensino é introdução do tema, discussão, pesquisa, leitura silenciosa, atividades em grupos, atividades coletiva e individual.

Cada aluno tem quarenta e cinco minutos, sendo os dez primeiros minutos reservado para a chegada dos alunos atrasados, cinco minutos de chamada e trinta minutos dada a explicação, as avaliações é no decorrer do cronograma de bimestre, e provas semanais sendo pelo conteúdo base das matérias dada.

Seguimos a rotina em sala de aula junto com a Professora do PEBI(pedagoga) Cleonice Dias, na sala de aula a rotina é a mesma,assim as crianças já sabe como funciona o dia-a-dia na sala de aula. Observamos a sala de aula, e percebemos que o quinto ano é bem agitados pelo fato da alforria  de sair do ensino fundamental pra ir logo para a sexta serie e também pelo processo de crescimento deles é uma fase de varias mudanças.

2 PRÁTICAS PEDAGÓGICAS USADAS NA ALFABETIZAÇÃO

No ensino fundamental do primeiro ano o processo de alfabetização é compreendido por várias  descobertas, assim como quando as crianças estão brincando com a sonoridade das palavras eles reconhecem as diferenças das letras com a linguagem escrita na escola ou convivendo com adultos alfabetizados. 

 O processo de alfabetização na pré-escola é apresentar atividades lúdicas de descobertos dos sons,  é ensinar a perceber como se desenha as letras a encontrar sons e desenhos de letras iguais e os espaços que eles ocupam nas palavras . A educação infantil tem uma grande responsabilidade sobre o desenvolvimento das crianças ao construir conhecimentos. 

 As crianças aprendem a ler e a escrever da mesma maneira que se aprende o falar , pois quando eles reconhecem seu nome e o nome dos seus colegas dessa forma ele estará iniciando seu processo de leitura a criança descobre a escrita através do contato com o material escrito como os jornais , revistas , embalagens , televisão , placas , computadores e principalmente através do seu nome . 

Zilberman (2003, p.16) descreve que: ... “a sala de aula é um espaço privilegiado para o desenvolvimento pela leitura (...), por isso o educador deve adotar uma postura criativa que estimule o desenvolvimento integral da criança”. É preciso que o professor seja dinâmico em suas aulas, despertando o gosto e o prazer das crianças pelo hábito da leitura. O educador pode criar um espaço agradável, mesmo que seja simples, pois, para a leitura de livros e outras fontes, basta fazer com que este lugar seja especial, enfim, um cantinho afetivo e aconchegante.

 Quanto mais os professores pegam no pé das crianças e tiver apoio no processo de aprendizagem, maior será o esforço da criança de terem sucesso na escola, A relação de confiança da família com a escola também é muito importante, quando as crianças verem os pais trabalhando em conjunto com os professores eles se sentem mais seguros e confiantes em relação a escola . 

 Os primeiros anos dos pequenos é a etapa mais importante do desenvolvimento, pois se inicia na primeira infância nesta fase a aprendizagem se integra inicialmente pela ludicidade através das brincadeiras, musicalidades, artes , e tantas outras atividades que interessam a criança . O momento ideal de o professor iniciar o processo de alfabetização quando há especialistas que defendem que na primeira infância a criança precisa ser criança o que significa preencher seu tempo com brincadeiras e atividades ao ar livre , alguns profissionais acreditam que a antecipação do processo de alfabetização beneficia o avanço cognitivo dos pequenos é preciso que exista um equilíbrio entre a etapa inicial da alfabetização e o estimulo motor .

É em relação a essa forma de escrita que a criança verifica suas hipóteses, atitude essencial para que ela aprenda a voltar sua atenção para a própria linguagem. Refletindo mais em profundidade sobre as palavras, dentre as quais se destaca o próprio nome, a criança principia a compreender melhor as suas composições silábicas. SEBER, (2009, p.101).

Acredita - se que o exercício que mais se adapta ao processo de aprendizagem na educação fundamental consiste em apresentar uma didática que estimula a curiosidade dos pequenos através de atividades lúdicos e sensoriais, a importância do lúdico no processo de alfabetização a criança é estimulada a desenvolver sua criatividade por meio da brincadeira a criança desperta o desejo do saber, a vontade de participar das brincadeiras e das atividades, pois quando a criança percebe que existe uma sistematização na proposta de uma atividade dinâmica e lúdica a brincadeira passa a ser interessante e a concentração do aluno fica maior . 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22 Kb)   pdf (393.4 Kb)   docx (557.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com