TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Alfabetização e Letramento

Por:   •  21/10/2019  •  Dissertação  •  308 Palavras (2 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 2

Nos dias atuais, a sociedade está cada vez mais centrada na escrita , e ser alfabetizado tem sido  uma condição insuficiente para contestar de forma apropriada às exigências do mundo contemporâneo. É preciso ir além da simples apropriação do código escrito, ou seja , se faz necessário exercer práticas sociais de leitura e escrita exigidas nas diferentes esferas da sociedade. Assim, dando espaço e nova dimensão no mundo da escrita é o conceito de letramento. Neste sentido o emprego do termo letramento passou a ter relevâncias no meio educacional a partir de 1980.

A alfabetização e o letramento, apesar de serem processos diferentes , são inseparáveis e indispensáveis na apropriação das diferentes linguagens e na inclusão do indivíduo na cultura escrita. A alfabetização é elemento essencial do letramento que informa o aluno para que ele aprenda a ler, escrever e ao mesmo tempo conviva e participe de práticas reais de leitura e escrita.

A alfabetização é o processo de apropriação do sistema da escrita, do domínio do alfabeto. Já o letramento é o processo de inclusão  e participação na cultura escrita , envolvendo o uso da língua em situações reais.

Referente ao desafio pedagógico, no processo de alfabetizar letrando, o professor deve experimentar situações que envolvam as diferentes linguagens de forma critíca e dialógica , sendo o professor o mediador na tarefa de educar, o respeito ao desenvolvimento dos alunos, apoiando , interagindo e mediando suas elaborações e construções na zona de desenvolvimento proximal. Diante disso, é preciso que os educadores proponham atividades que promovam a alfabetização letrada , ou seja , a capacidade de manifestação da interpretação e autonomia das crianças, de forma a possibilitar a integração destes dois elementos.

Sendo assim, o processo de alfabetização com letramento é de suma importância, pois potencializa relevantes ganhos, desenvolve estímulos de aspectos cognitivos , motores e linguísticos na vida dos estudantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (21.6 Kb)   docx (7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com