TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Alfabetização e Letramento

Por:   •  3/5/2015  •  Resenha  •  280 Palavras (2 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 2

                                    Alfabetização e letramento

Aprender a lê a escreve e se alfabetiza se, é antes de tudo aprender a ler o mundo e compreender o seu contexto não numa manipulação mecânica de palavras, mas numa relação dinâmica que vincula a linguagem e a realidade. O método de alfabetização é aquele que esta baseada na realidade do aluno.

Aprender a uma língua não é somente aprender palavras, mas também seus significados culturais e com eles os modos pelos quais as pessoas entendam e interpretam a realidade. Antigamente pensava em ser alfabetizado era só conhecer o código linguístico, ou seja, conhecer a letra do alfabeto.

Letra uma criança nos dias de hoje significa inserir ela no mundo letrado trabalhando com diferentes usos de escrita na sociedade

As crianças com a visão interacionista são capazes de reconstruir esse sistema de apresentação interagindo com a língua escrita e seus usos, e com as praticas sócias, isto é interagindo com o material “para ler” e não com material artificialmente produto para” aprender a ler”

Eu entendo que o aprendizado se da por uma progressiva construção de conhecimento na relação da criança junto com o objeto “língua escrita” as dificuldades da criança passa á ser vista com os erros, isso com o construtivismo resultado de constante reestruturação.

Hoje infelizmente as crianças ficam ansioso na frente de uma  folha em branco, falta um pouco de emoção porque eles não valorizam o que pescam ou vivenciam .

Um terço dos brasileiros do ensino superior não é plenamente alfabetizado, se você consegue ler e interpretar um texto parabéns você é um a pessoa alfabetizada.

Será que a escola não valoriza o pensar da criança.

A pessoa que não lê, mal fala, mal ouve e mal vê.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (52.4 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com