TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Alfabetização e Letramento

Por:   •  18/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.568 Palavras (19 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 19

UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE GUARULHOS

PEDAGOGIA

[pic 1]

ATPS- Organização e Metodologia do Ensino Fundamental

5° SEMESTRE C

Prof.ª Keila Souza Boldrin

Guarulhos

2015

UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE GUARULHOS

5º SEMESTRE C

Prof.ª Keila Souza Boldrin

GRUPO:                                                     RA:

Ana Lidiane Pereira de Souza                     6407239939

Ana Paula B. da Silva Martins                     6490340726

Joyce Françoso Batista                                6238199524

Márcia Cristina M. Ribeiro                         6622349832

Petrúcia Araújo Santos                                6681435646

Shirley das Graças Silva                                6814016015

Guarulhos

2015

Etapa 01

Passo 02 – Pesquisar nos textos indicados as definições de Concepções de: Criança, Educação Infantil e de Ensino Fundamental.

Concepções de Criança

Segundo Nietsche um filósofo alemão ser criança é tornar-se livre, são seres inocentes que não tem noção de tempo e vivem o dia a dia, falam sempre a verdade e representa a superação dos valores morais e a criação de novos valores. A criança é um individuo social, histórico e  cultural; um ser que pensa, sente, agindo espontaneamente sem medo de ser feliz. Simplesmente a criança é considerada um artista onde ao brincar ela cria, constrói, destrói pinta e apaga, sem medo de errar é livre para imaginar novas realidades. “ A criança é a inocência, e o esquecimento, um novo começar, um brinquedo, uma roda que gira sobre si, um movimento, uma santa afirmação”. (NIETSCHE,2004, p.35)

Cada criança tem  seus valores e suas culturas, em decorrência ao tempo, local onde vive, variando segundo a classe, o gênero e condições socioeconômicas. Por isso, não há uma infância natural nem universal, nem uma criança natural ou universal, mais muitas infâncias e muitas crianças.

De acordo com o MEC (BRASIL,2014), a criança de seis anos apresenta possibilidades de simbolizar e compreender o mundo estruturando seus pensamentos utilizando várias linguagens, participa de jogos que envolvem regras e interage apropriando conhecimentos e valores, buscando conquistar sua autonomia e identidade. Também possui um forte desejo de aprender a ler e escrever.

Sabe-se que criança é um ator social que participa da construção de uma nova sociedade e tem os seus direitos, conforme consta na Convenção de Direitos da Criança 2004 – UNICEF no artigo 2º - inciso 1. “Os Estados Partes comprometem-se a respeitar e a garantir os direitos previstos na presente Convenção a todas as crianças que se encontrem sujeitas à sua jurisdição, sem discriminação alguma, independentemente de qualquer consideração de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou outra da criança, de seus pais ou representantes legais, ou da sua origem nacional, étnica ou social, fortuna, incapacidade, nascimento ou de

qualquer outra situação”.  A criança hoje tem voz própria e devem ser ouvidas com atenção e observação, envolvendo diálogos e tomadas de decisões democráticas, sendo respeitadas como criança independente da sua cor e raça, somente assim terá uma criança cidadã capaz de transformar uma sociedade por meio da Educação.

Concepção de Educação Infantil

Conforme a Lei 9394/96, artigo 29  “ Educação Infantil primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até cinco anos em seus aspectos físicos, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade”. Onde o objetivo é  o desenvolvimento integral da criança, independente de sua história e condições sociais, buscando o desenvolvimento de habilidade, conhecimentos e atitudes, nos aspectos motores, afetivos, sociais e cognitivos. A proposta da Educação Infantil deverá valorizar a criança como um todo, permitindo o seu desenvolvimento no simples ato de conhecer o mundo pela diversidade cultural e social, sendo assim por meio da interação e da realidade em que cada criança vive.

Segundo a autora do livro Educação Infantil – Fundamentos e Métodos, Zilma Moraes de Ramos de Oliveira, “pesquisas sobre a aprendizagem e o desenvolvimento infantil revelam que pensar uma proposta pedagógica para Educação Infantil envolve organizar condições para que as crianças interajam com adultos e outras crianças em situações variadas, construindo significações do mundo e de si mesma, enquanto desenvolvem formas mais complexas de sentir, pensar e solucionar problemas em clima de autonomia e cooperação”.

 Hoje a Educação Infantil é muito mais que cuidar, é educar, brincar dando asas para imaginação, onde a criança terá liberdade de se expressar, pensar e  apropriar do conhecimento se preparando para o processo de alfabetização, não esquecendo que a criança é um ser lúdico.

 Por meio das brincadeiras a criança  exercita a sua capacidade de representar o mundo, compreender, conhecer novos objetos que são manipulados nas brincadeiras, construir novas possibilidades de ação por meio de gestos, posturas, verbalizações e socializações que ocorrem no ambiente e espaço que está brincando. Ao brincar, afeto e motricidade, linguagem, percepção, memória e outras funções cognitivas estão interligadas, por isso a brincadeira favorece o equilíbrio afetivo da criança e contribui para o processo de apropriação de signos sociais.

Conceito de Ensino Fundamental

Ensino Fundamental de 09  (nove anos) segundo a Lei 11.274/06 é a segunda etapa da Educação Básica, o conceito foi criado pela LDB de 1996 tendo como objetivo a formação básica para cidadania mediante:

- desenvolvimento do ambiente natural e social do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;

- desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.2 Kb)   pdf (441.3 Kb)   docx (248.1 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com