TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Alfabetização e Letramento

Por:   •  23/10/2015  •  Resenha  •  1.164 Palavras (5 Páginas)  •  476 Visualizações

Página 1 de 5

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

Alfabetização e Letramento

                

SEABRA-BA

2015

INÊS BASTOS DA SILVA

Alfabetização e Letramento

                

        

Atividade sugerida pela professora Karine Araújo Silveira aos acadêmicos do 5º Semestre do curso de Licenciatura em Pedagogia – Pólo Seabra, como um dos requisitos para avaliação da disciplina Alfabetização e Letramento.

SEABRA-BA

2015

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DA ATIVIDADE VIRTUAL – PESO 3

DISCIPLINA

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

PROFESSOR

KARINE ARAÚJO SILVEIRA

ATIVIDADE ESCRITA

VALOR: 4,0

NÚMERO DE QUESTÕES:02

ATIVIDADE ESCRITA - Prazo do ALUNO

Até 5 de maio de 2015 (às 23:55)

ATIVIDADE ESCRITA - Prazo em ATRASO

Até 8 de maio  de 2014 (à s 23:55) – As atividades postadas em atraso valem somente 2,0.

INSTRUÇÕES DO(A) PROFESSOR(A)

  1. A Atividade Escrita deverá ser realizada INDIVIDUALMENTE. Qualquer necessidade de mudança nesta instrução deverá ser solicitada à Coordenação do Curso, ao (à) Professor (a) ou ao (à) Tutor (a) da disciplina.
  2. O arquivo deve ser postado no formato DOC. Não serão aceitos outros formatos.

ORIENTAÇÕES DA COORDENAÇÃO DE CURSO

  1. A postagem da Atividade Escrita é de inteira responsabilidade de cada aluno e necessita ser realizada dentro do prazo estabelecido, no AVA da disciplina correspondente, no link destinado a cada Atividade Virtual e no formato (Word, PDF, Power Point etc) solicitado pelo Professor.
  2. Quando a Atividade Escrita não for individual, apenas 01 aluno deve postá-la no AVA. Entretanto, TODOS os componentes são co-responsáveis pela elaboração da Avaliação Virtual e TODOS deverão acompanhar a postagem.
  3. Quando a Atividade Escrita não for individual, o nome de todos os integrantes deve constar no arquivo, sob pena de algum aluno ficar sem nota. Em nenhuma hipótese será permitido incluir outro nome após a postagem da Avaliação Virtual no AVA.
  4. Configuração de plágio (cópia sem referenciar autor e obra, de acordo com a ABNT) levará o aluno a ter sua Atividade Escrita zerada. Consulte o "Manual de Normalização para Trabalhos Acadêmicos", no site da Unifacs.
  5. Mesmo que estudem juntos, a Atividade Escrita de um aluno/dupla/trio/equipe NÃO poderá ser igual à de outra.

AVISO IMPORTANTE

A nota da AV 1 é composta pelo somatório das notas obtivas nas atividades listadas a seguir:

  1. Atividade Virtual – 4,0
  2. Questionário avaliativo – 4,0
  3. Fórum temático – 2,0

Verifique o calendário das atividades no AVA.

PLANTÃO REMOTO DO(A)

TUTOR(A) WEB

Não esqueçam que (a) Tutor(a) estará sempre disponível para elucidar suas dúvidas de forma mais direta. Verifique o dia/horário do PLANTÃO REMOTO dele(a), se conecte ao SKYPE e tire suas dúvidas através do contato por voz (sistema VoIP) e também de mensagens instantâneas.

QUESTÕES DA ATIVIDADE VIRTUAL

Querido (a) Aluno(a),

Para responder às questões, estudo as aulas 5 (Emília Ferreiro e a Revolução da Alfabetização) e a aula 8 (Letramento).

Esse material está disponível no espaço Tarefas.

Boa sorte!!!

Beijinhos,

Profa. Karine Silveira

1) As fases da aquisição da escrita propostas por Emília Ferreiro são de extrema importância para o trabalho do alfabetizador.  Faz parte da sua rotina diária identificar em qual estágio do processo cada uma das suas crianças está inserida. O diagnóstico é a única forma de definir corretamente as atividades que devem ser propostas a cada turma. (VALOR 2,0)

  1. Colete um exemplo de escrita de duas crianças em estágios diferentes da aquisição da escrita. Você pode ir a uma escola ou pedir a um amigo que trabalhe com crianças em fase de alfabetização.
  2. Analise os dois exemplos, identificando em que fase da aquisição da escrita cada uma das crianças está inserida. Discorra sobre as características das fases identificadas e sobre as estratégias utilizadas nos exemplos escolhidos. (10 linhas para cada exemplo)
  3. É fundamental digitalizar os exemplos, identifica-los como Exemplo 1 e Exemplo 2, e anexa-los à sua atividade.

ATIVIDADES DE DOIS ALUNOS DO GRUPO 5 EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL.

Exemplo 1

[pic 2]

Exemplo 2

[pic 3]

R: Observamos que no Exemplo 1 está sendo apresentado o nível alfabético onde as crianças já conseguem ler e expressar graficamente o que pensa ou fala. Por exemplo: MA+CA+CO que formou a palavra MACACO. Nesse nível, têm a distinção de letra e sílaba, palavra e frase.  A análise se aperfeiçoa e é possível a compreensão de que uma sílaba pode ter uma, duas ou três letras, mas ainda se confunde, ou se esquece de algumas letras, onde o nível alfabético se caracteriza pelo reconhecimento do som e da letra. Já no Exemplo 2 nos é apresentado o nível silábico com valor sonoro onde a percebe que é possível representar graficamente a linguagem oral, possui um conhecimento limitado das letras do alfabeto e de sua forma gráfica, acrescenta letras e também é possível que escrevam uma frase utilizando uma letra para cada palavra. Como por exemplo, MKO onde esta sendo a representação da palavra MACACO.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (326.1 Kb)   docx (83.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com