TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Avaliação da Aprendizagem

Por:   •  1/9/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  485 Palavras (2 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 2

Olá professora e colegas!

Numa breve introdução do assunto em pauta, quero iniciar minha argumentação afirmando que o atual processo educativo no que tange a avaliação, e a prática docente, ainda é dominado pela visão tradicional, podemos entender melhor esta afirmação nas palavras de AUXILIADORA, Maria (2011, p.34 Apud MORETO 2010)

A visão tradicional ainda domina o processo de ensino. Processo de “toma-lá-dá-cá” não cabe criatividade nem interpretação, pois se apresenta como forma de dominação, de autoritarismo do professor e de submissão do aluno. A visão de ensino está preocupada em gravar informações transcritas para ser devolvida ao professor na hora da prova, e a preocupação dos alunos é satisfazer o professor.

Com base nesta afirmação sentimos a necessidade enquanto graduandos de propor mudanças nestes paradigmas avaliativos instituídos ao longo de períodos anteriores.

De fato essa prática explícita na citação ocorre todos os dias em diversas escolas, e nem é preciso ir muito longe para investigar tal fato, nas escolas do nosso município podemos encontrar essa forma de práxis educativa em vigência. E tal atuação tem gerado um produto de contínuo fracasso e exclusão escolar.

Mas qual seria a sugestão da qual poderíamos nos valer para redirecionar a prática docente, no sentindo de melhorar o processo de avaliação da aprendizagem?

Para responder a problematização basear-me-ei no capítulo III do fascículo, onde pode-se inferir que a perspectiva “construtivista, sociointeracionista” é apontada como solução para sanar os danos que a visão tradicional tem causado, e ainda vem causando.

Na perspectiva construtivista é construída uma...

[pic 1]

Nesta perspectiva o estudante faz relação entre seu prévio conhecimento (experiências do indivíduo sobre o assunto/ o que ele já sabe ou ouviu sobre o assunto) assim quando a escola propõe o objeto de estudo, o educador criará situações na qual o discente é direcionado a refletir sobre o objeto, com base no que ele já conhece previamente, e tentará ampliar o seu conhecimento seguindo os comandos do professor.

Referências:

http://ww1.ead.upe.br/nead/theme/2015/pedagogia/8_periodo/aval_aprend/aval_aprend.pdf

E quanto a avaliação?

Na visão construtivista, interacionista, a avaliação segue critérios como contextualização, com comando claros nas questões. Alguns critérios apontados no fascículo...

proposição de questões operatórias e não

apenas transcritórias.

e. operações mentais mais ou menos complexas,

estabelecendo a. Contextualização.

b. Parametrização.

c. Exploração da capacidade de leitura.

d.

relações significativas

num universo simbólico de informações.

f. Transcritórias – transcrição de informa-

ções (MORETTO, 2010).

Dê o resultado da seguinte expressão numérica

(-12)+(-21).

Uma possível resposta do estudante...

 21

-12 = 9. RESPOSTA NÃO CORRESÓNDE

Veja que neste exemplo o estudante ficou

confuso, e acreditou ser necessário a resolução

da expressão com a subtração de valores.

Outra forma de perguntar...

Contextualização. Larissa foi até a lanchonete e consumiu o valor de $12 em lanches, na hora de pagar viu que esquecera em casa o dinheiro e pediu que anotassem a dívida para pagar no outro dia. No dia seguinte ao sentir fome Larissa volta a lanchonete e consome $21 em lanches, considerando o valor dos dois dias que Larissa consumiu na lanchonete, construa a expressão numérica que corresponde ao consumo, e dê e resposta desta expressão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (96.7 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com