TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Avaliação da Aprendizagem

Por:   •  19/7/2022  •  Dissertação  •  334 Palavras (2 Páginas)  •  58 Visualizações

Página 1 de 2

Avaliação da Aprendizagem

Falamos muito sobre a desenvolvimento da aprendizagem, metodologias eficazes que favorecem a aquisição de novos conhecimentos, melhoria nas relações entre alunos, professores e toda a comunidade envolvida no processo de edução, no entanto como podemos avaliar efetivamente o desenvolvimento de suas competências dentro de um processo tão complexo e cheio de nuances?

A avaliação da aprendizagem tem como principal papel avaliar se as aprendizagens foram adquiridas, no entanto o modelo tradicional de avaliação, assim como todo o sistema educacional ainda vigente, prioriza uma avaliação rasa e quantitativa descrita através de uma nota atribuída ao número de acertos.

Ao longo dos séculos a forma de avaliação vem sofrendo alterações significativas, porém ainda mantém o seu caráter quantitativo devido ao sistema educacional vigente ter como indicativo as notas como base de análise para verificação da aprendizagem.

De acordo com Luckesi, o conceito de avaliação passa por três etapas:

  1. Conhecer os fatos: com base no senso comum ou na ciência,
  2. Conhecimento de valores: eles atribuem qualidades a respeito das situações,
  3. Ação: com base nos dois elementos anteriores e a partir da avaliação dos fatos o indivíduo deve gerir como agir com base na análise feita da situação

O ato de avaliar é inerente a nossa existência, uma vez que avaliamos situações, julgamos os seus benefícios ou não, e tomamos diferentes decisões baseados na avaliação da realidade ou da situação a qual enfrentamos.

Sendo assim, Luckesi em uma de suas palestras define a avaliação como ato de investigar e atribuir qualidade à realidade. Sob a ótica da prática pedagógica comum, o ato de avaliar tem como premissa básica atribuir uma nota a um aluno para verificar a sua aprendizagem mensurada apenas o sucesso e o fracasso.

No entanto a atribuição de notas é apenas uma das facetas deste instrumento, que possui uma função diagnóstica. No entanto esta não é a única forma de avaliação. A Avaliação deve ser coerente e adequada à conduta a qual se deseja avaliar a competência e/ou as aprendizagens.

Fontes:

https://www.youtube.com/watch?v=WJzvJPgu970 assistido dia 17/07/2022

https://www.youtube.com/watch?v=JqSRs9Hqgtc assistido dia 17/07/2022

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (32.8 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com