TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Avaliação de Aprendizagem

Por:   •  23/12/2019  •  Trabalho acadêmico  •  483 Palavras (2 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 2

avaliação de aprendizagem.

A avaliação da aprendizagem é uma ferramenta necessária no contexto escolar. Porém ela precisa ser bem pensada para que haja uma educação de qualidade. Ela deve ser significativa para um bom desempenho dos estudantes, enquanto cidadão crítico e social, pois o ensino é uma soma de várias estratégias aplicadas pelo professor para que o aluno obtenha o conhecimento necessário para sua vida profissional, intelectual e social, para posteriormente atuar em sociedade de maneira consciente dos seus direitos e deveres tanto na vida pessoal quanto na profissional.

A avaliação é um processo complexo, que começa com uma formulação de objetivos e requerem elaboração de meios para obter evidências de resultados, para posteriormente obter interpretações dos resultados, para saber se os objetivos esperados foram alcançados pelos alunos. A avaliação é também formulação de um juízo de valor, ela precisa ser um processo continuo sistematizado, compreensivo, cumulativo e formativo, levando em consideração o contexto social em que o aluno está inserido e sua interação com as pessoas e o ambiente de cultura.

Nunca será possível medir a quantidade, capacidade ou qualidade do ensino que o aluno foi capaz de absorver, pois cada indivíduo é dotado de valores culturais ou aspectos cognitivos, e isso interfere diretamente na sua aprendizagem. Seria ideal que no inicio do processo de cada etapa de ensino o professor aplicasse uma avaliação diagnostica para saber como anda o desenvolvimento do educando, para só a partir dos dados obtidos, formular suas hipóteses, e elaborar seu plano de ensino, levando em consideração os objetivos que ele almeja alcançar, considerando o que os estudantes nem todos vão desenvolver de uma forma única. Mas através desse diagnostico fica muito mais fácil para que o professor faça suas atividades baseada na realidade dos estudantes.

Não é possível pensar em uma educação sem avaliação, pois ela é essencial para uma aprendizagem significativa do aluno, porém todos os envolvidos nesse processo de formação precisam estar de acordo para elaborar seus planos de ensino para que toda a avaliação dentro da instituição seja vinculada com a vida social e cultural do seu alunado, levando em consideração, seus valores suas crenças familiares.

A avaliação é um método tão antigo, mas muito atual, por esse motivo se ela não for pensada com muito carinho e clareza nos objetivos pode excluir um aluno para sempre, ela não deve ser classificatória e sim formativa, valorizado o eu do individuo de aprendizagem, nos mais variados níveis e etapas do ensino/aprendizagem. Enquanto a escola não fizer o seu papel social na vida dos alunos às mídias vão continuar noticiando nos jornais números de evasão e repetências nas escolas. Grande parte desses problemas está relacionada com as avaliações, pois é ela que classifica ou não o aluno para próxima etapa ou série, esses problemas irão acabar totalmente o dia que a avaliação deixar de ser classificatória tiver um único intuito a formação plena do individuo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (23.4 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com