TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Avaliação de Aprendizagem

Por:   •  18/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  4.459 Palavras (18 Páginas)  •  63 Visualizações

Página 1 de 18

 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

ESCOLA DE EDUCAÇÃO

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

CLÁUDIA VIDEIRA BOTELHO

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM:

CONCEITO E CONSTRUÇÕES

Miguel Pereira

2021


CLÁUDIA VIDEIRA BOTELHO

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM:

CONCEITOS E CONSTRUÇÕES

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro de Ciências Humanas da UNIRIO, como requisito para obtenção do grau de Pedagogo.

Orientadora: Hellen Darilo Ramalho

Miguel Pereira

2021


CLÁUDIA VIDEIRA BOTELHO

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM:

CONCEITOS E CONSTRUÇÕES

  1. Avaliado por:

__________________________________

Orientador(a)

__________________________________

Segundo(a) leitor(a)

  1. Data da apresentação ___ / ____ / _____

Miguel Pereira

2021


AGRADECIMENTOS

Agradeço este trabalho a minha orientadora Hellen Darilo, que esteve ao meu lado desde o primeiro período da faculdade me dando força e motivação e servindo de exemplo.

A minha filha Lua Clara por ter acreditado em mim, mesmo antes de eu acreditar em mim, me dando força, fazendo minha inscrição e me obrigando a fazer a prova – por ela eu estou aqui hoje.

A minha filha Anna Mel que, apesar da pouca idade, está ao meu lado, participando de minhas pequenas vitórias, me admirando e fazendo da minha trajetória escolar um norte para a trajetória dela.

Quero agradecer também a minha amiga de caminhada Quetlyn Alves de Oliveira, que começou comigo essa jornada e juntas atravessamos vários obstáculos, amparando uma a outra para nunca desistirmos, pois acreditar em uma educação equalitária e inclusiva fez parte do alicerce dessa caminhada.


AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM:

CONCEITOS E CONSTRUÇÕES

CLÁUDIA VIDEIRA BOTELHO

Orientador(a): HELLEN DARILO RAMALHO

Resumo:

Este trabalho tem por objetivo abordar a avaliação de aprendizagem, assim como a análise curricular sob o viés da BNCC e os documentos os quais abordam e embasam toda a parte pedagógica, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) e a Lei de Diretrizes e Bases (LDB). Cada vez mais, a avaliação da aprendizagem vem sendo questionada por especialistas e dentro do ambiente escolar. Não cabe em uma Educação Moderna a mão única da avaliação, sendo o estudante o único avaliado, a aprendizagem só se torna efetiva quando a avaliação é feita dos dois lados, partilhando conhecimento entre o docente e o discente. Assim, este trabalho quer mostrar que o aluno será sempre avaliado, na sua vida acadêmica ou profissional, assim, é de suma importância manter as discussões sobre a forma e os métodos avaliativos para que possamos aperfeiçoar nossa prática pedagógica para obter melhor aproveitamento no aprendizado de nossos alunos.

Palavras-chave: Avaliação. Currículo. Metodologias. Ensino. Aprendizagem.

1 - Introdução

A avaliação escolar tem sido discutida e está no centro de alguns estudos, mas, para que haja uma compreensão maior sobre avaliação, é preciso entender desde quando ela existe e como ela é pautada hoje. As instituições de ensino utilizam documentos oficiais a fim de elaborarem seu planejamento pedagógico curricular e as metodologias avaliativas são parte essencial da construção pedagógica de forma a corroborar com o planejamento eficaz do professor.

Minha motivação para o tema foi minha experiência pessoal. Em minha época de aluna no fundamental, por volta dos anos 80, a principal avaliação era prova objetiva, muito pouco se avaliava de outra maneira e essa forma de avaliação sempre foi muito difícil para mim, minhas notas não refletiam o meu conhecimento. Dessa forma, por muito tempo me senti ignorante, acreditando na minha falta de aptidão para alçar voos mais altos. Só consegui me entender como uma boa aluna quando fiz o vestibular para o CEDERJ e passei em 10º lugar, pois ali tive um divisor de águas: depois de muito tempo com a síndrome do impostor, acreditando que tudo que eu realizava era uma fraude, que não era capaz, ao passar para Pedagogia me senti de novo plena. Ao decorrer do curso, as avaliações aplicadas, que não eram somente provas objetivas, e sim uma avaliação profunda de aprendizado, me fizeram perceber o quanto é importante pesquisar sobre avaliação e aprendizagem, pois a avaliação faz parte da nossa vida desde o nosso ingresso ao ambiente escolar. Entretanto, alguns tipos de avaliação foram, ao longo dos anos, o vilão de muitos alunos justamente por serem ministradas como avaliações classificatórias e não no intuito de comprovar o crescimento do aluno. Porém, pode-se dizer que muito se melhorou e aperfeiçoou nos últimos anos e, dessa forma, entende-se que há uma gama de métodos avaliativos, os quais contribuem para a evolução da aprendizagem de nossos alunos.

Nesse trabalho, abordo o conceito e história sobre avaliação, os tipos de avaliações, seus métodos avaliativos e um pouco da avaliação nesse novo cenário de pandemia.

O objetivo principal é nos debruçarmos sobre o papel avaliativo dentro do campo do Ensino. Nos objetivos específicos, apresento alguns avanços das avaliações aplicadas em sala de aula através de métodos avaliativos que mostram caminhos que possam medir a qualidade do aprendizado dos alunos para que eles possam aprender gradativamente e assimilem de forma clara e concisa todo o conteúdo transmitido em sala de aula.

A pesquisa se direciona ao estudo bibliográfico em caráter exploratório sobre leituras de aportes teóricos que ampliam a discussão da temática e abordam a compreensão de aspectos importantes, tais como a BNCC e LDB.

Há, por um lado, a defesa de um processo avaliativo contínuo em que o aluno seja capaz de se descobrir juntamente ao professor e, dessa forma, ser avaliado perante as suas dificuldades de forma que as mesmas sejam trabalhadas em conjunto com o corpo docente a fim de buscar o aprendizado desses alunos. Há, por outro lado, a crítica por se manter viva a prova objetiva como se esta não fosse capaz de avaliar o aluno de forma coesa e coerente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.1 Kb)   pdf (140.1 Kb)   docx (26 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com