TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Avaliação de Aprendizagem

Por:   •  15/1/2024  •  Trabalho acadêmico  •  1.186 Palavras (5 Páginas)  •  25 Visualizações

Página 1 de 5

                        FP090 – Avaliação de aprendizagem

Trabalho conv. Ordinária

Nomes e sobrenomes:

Luciene Ribeiro dos Santos - BRFPMME1490959

Roselene de Sousa Neves - BRFPMME5067455

Simone Almeida Lira - BRFPMME2592553

Código: Fp090

Curso: Mestrado em educação

Grupo: 2022-06

Data: 12/01/2024

AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM

Índice

INTRODUÇÃO        1

PLANO DE AVALIAÇÃO        1

CONTEÚDOS E FORMAS DE TRABALHO        2

PLANO DE AULA        3

PROCESSO AVALIATIVO        4

REFERÊNCIAS        5

INTRODUÇÃO

A luta é reconhecida como uma das modalidades esportivas mais antigas, superada apenas pelo atletismo em termos de história e tradição. Sua relevância transcende o esporte, pois a prática da luta tem estado intrinsecamente ligada à experiência humana, tanto nas artes marciais quanto no treinamento militar ao longo dos séculos.

No Brasil, o legado das lutas é particularmente rico e diversificado. Modalidades como a capoeira, um misto de arte, luta e dança, o Huka Huka, uma luta tradicional dos povos indígenas, e o Jiu-jitsu brasileiro, uma adaptação única do Jiu-jitsu tradicional, são exemplos marcantes de lutas genuinamente brasileiras. Cada uma dessas práticas reflete aspectos distintos da cultura e história brasileira, enriquecendo o patrimônio esportivo e cultural do país.

Introduzir a diversidade de talentos dos alunos do 5º ano em sala de aula é uma estratégia enriquecedora que pode estimular não apenas o aprendizado, mas também o desenvolvimento pessoal e social dos estudantes. Ao reconhecer e utilizar os talentos individuais dentro do ambiente educativo, os professores podem criar uma experiência de aprendizagem mais dinâmica.

A metodologia envolveu a seleção de atividades que permitissem aos alunos expressar e aprimorar suas habilidades e interesses únicos, seja nas artes, nas ciências, no esporte ou em outras áreas.

O aspecto central do plano foi a aplicação de métodos de avaliação que não se limitassem apenas a testes escritos e provas tradicionais, mas que também incluíssem avaliações práticas, apresentações, projetos de grupo e autoavaliações. Essas estratégias foram escolhidas para garantir uma avaliação contínua levando em consideração não apenas o conhecimento, mas também habilidades interpessoais, criatividade e capacidade de inovação.

PLANO DE AVALIAÇÃO

Atividade de avaliação selecionada: Talentos

O trabalho realizado em grupo para esta disciplina focou no desenvolvimento de um plano de avaliação, alinhado às diretrizes especificadas no conteúdo fornecido pela página do Porvir – Inovação em Educação. A abordagem adotada foi a criação de um plano baseado na identificação e no desenvolvimento dos talentos dos alunos.

Neste plano, priorizou-se a valorização e o reconhecimento dos talentos individuais dos estudantes como um meio de promover um ambiente de aprendizagem mais engajador e personalizado. Conforme Renzulli (2014), desenvolver talentos em todas as crianças, oferece uma ampla gama de experiências de enriquecimento para todos os estudantes e proporciona oportunidades de acompanhamento em nível avançado para os jovens com base em seus pontos fortes e interesses.

Nível de escolaridade: 5º ano - Ensino fundamental - 2024

Disciplina: Educação física

Tema: Lutas indígenas do Brasil - HUKA HUKA

Objetivo da avaliação:  

Verificar a compreensão dos alunos sobre as características das lutas do contexto comunitário e regional, em especial as lutas de matriz indígena e africana, assim como a habilidade de discernir entre lutas, brigas e outras práticas corporais.

CONTEÚDOS E FORMAS DE TRABALHO

A metodologia será uma abordagem integrada que mescla teoria e prática, valorizando tanto os aspectos culturais quanto técnicos das lutas. Esta metodologia visa proporcionar aos alunos uma compreensão não só da técnica das lutas, mas também de seu significado cultural e histórico. Através desta abordagem, os alunos não apenas aprendem sobre a luta como uma prática física, mas também ganham apreço por sua importância cultural e social, promovendo uma educação física mais inclusiva e enriquecedora.

        Aulas Teóricas: Explanação sobre a história, origem e significado cultural da luta Huka Huka e outras lutas indígenas e africanas.

        Aulas Práticas: Demonstração e prática supervisionada de técnicas básicas do Huka Huka, respeitando as limitações e a segurança dos alunos.

        Atividades em Grupo: Pesquisa e apresentação em grupos sobre diferentes lutas indígenas e africanas, focando em suas características únicas e importância cultural.

        Debate em Sala: Discussão sobre a diferença entre lutas, brigas e outras práticas corporais, destacando a importância do respeito e da não-violência.

1. Aulas Teóricas Interativas:

Conteúdo: História, origem e significado cultural das lutas indígenas e africanas, com foco especial no Huka Huka.

Metodologia: Utilização de recursos visuais como slides, vídeos e demonstrações para facilitar a compreensão. Discussões em sala de aula para fomentar o pensamento crítico e a participação dos alunos.

2. Aulas Práticas Supervisionadas:

Conteúdo: Técnicas básicas do Huka Huka e outras lutas estudadas, com ênfase na execução segura e respeitosa dos movimentos.

Metodologia: Prática em duplas ou pequenos grupos sob supervisão do professor, garantindo que os alunos aprendam as técnicas corretamente e mantenham um ambiente seguro e respeitoso.

3. Atividades de Pesquisa e Apresentação em Grupo:

Conteúdo: Pesquisa sobre diferentes lutas indígenas e africanas, suas características e relevância cultural.

Metodologia: Trabalho em grupo para pesquisa e apresentação, incentivando habilidades de colaboração, pesquisa e comunicação.

4. Debates:

Conteúdo: Diferenças entre lutas, brigas e outras práticas corporais; a importância do respeito e da não-violência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (100.7 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com