TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ação voluntária da criança

Por:   •  28/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  815 Palavras (4 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 4

Kishimoto – definições importantes.

Jogo

Para Kishimoto (1994 p.4) define como uma ação voluntária da criança, um fim em si mesmo, não pode criar nada, não visa um resultado final [sic]. O que importa é o processo em si de brincar que a criança se impõe.

O jogo possui como caraterística marcante a existência de regras, tem sua realização em tempo e espaço definidos, possuindo uma condição histórica e geográfica e uma sequência na própria atividade.

Para a autora o jogo só pode ser jogo, quando escolhido livre e espontaneamente pela criança; caso contrário, é trabalho ou ensino.

Kishimoto destaca quatro tipos de brincadeiras na ação lúdica das crianças:

As educativas (caracterizada pela ação lúdica com fins pedagógicos)

As tradicionais;

As de faz de conta;

As de construção.

Brinquedos

É definido pela a autora que é entendido sempre como um objeto, suporte da brincadeira ou do jogo, quer no sentido concreto, quer no ideológico.

O brinquedo é suporte da brincadeira quando serve a uma atividade espontânea, sem intencionalidade inicial, que se desenvolve de acordo com a imaginação da criança.

Brincadeiras

Encontra fundamento na fala de Kishimoto (1994), quando é apontada como uma atividade espontânea da criança, sozinha ou em grupo. Ela constrói uma ponte entre a fantasia e a realidade, o que a leva a lidar com complexas dificuldades psicológicas, como vivencia de papéis e situações não bem compreendidas e aceitas em seu universo infantil. A brincadeira na infância leva a criança a solucionar conflitos por meio da imitação, ampliando suas possibilidades linguísticas, psicomotoras, afetivas sociais e cognitivas.

Passo 3 - ATPS

Observar a imagem de Pieter Brueghel e identificar e nomear no mínimo cinco jogos e brincadeiras.

As brincadeiras e jogos que encontramos conforme visualizado na imagem de Pieter Brueghel são:

Passa, passa 3 vezes (brincadeira)

A brincadeira funciona da seguinte forma, é necessário que duas crianças dêem as mãos formando um arco, enquanto isso as outras crianças formam uma fila e passam por debaixo do túnel, enquanto cantam a música:

Passa ,passa 3 vezes,o último que ficar,

Tem mulher e filhos

Que não pode sustentar.

Quando o arco se fecha, uma criança fica presa e sai da brincadeira, e assim até sobrar uma criança, sendo a campeã.

Essa brincadeira ajuda as crianças a aprenderem se relacionar com os outros, atividade em equipe, coordenação motora.

Bolinha Gude. (jogo)

Cada jogador coloca uma fubeca no chão, em seguida cada jogador fecha uma das mãos colocando o dedo polegar para dentro deixando um espaço da unha aparecer.

Após colocar a fubeca apoiada na unha, o jogador deverá fazer força no dedo para empurrar a bolinha e nela precisa bater na fubeca do outro jogador.

Quem conseguir bater na fubeca do outro ganha a bolinha do outro jogador, quem ganha o jogo é quem ficar com o maior número de fubecas.

Este jogo ajuda desenvolver a coordenação motora, atividade em grupo, ensina geometria pois para jogar é necessário ter noção de espaço.

Cobra Cega (brincadeira)

Colocar uma venda em um dos participantes, girando a criança e conta até 10, após isso ele precisa pegar a outra criança com os olhos vendados e tentar descobrir qual o nome da criança que ele encontrou após a descoberta a criança que foi pega, deverá ser vendada e fazer o mesmo procedimento anterior.

Esta brincadeira ajuda na coordenação motora, equilíbrio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (48 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com